Aprovada em 43° lugar para Agente de Polícia no concurso PCPE
Concursos Públicos
“Não desista, eu mesma tive várias reprovações, PF, PRF, PCPB, PCAL, não alcancei sequer o ponto de corte, na PCRN bati na trave. Foram 4 anos focando na carreira policial para só agora alcançar a posição 43. Sua vez vai chegar, tenha fé, persistência e não desista.”
Confira nossa entrevista com Priscilla Cesse Monteiro, aprovada em 43° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Agente de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscilla Cesse Monteiro: Eu sou formada em enfermagem e cursei 2 períodos de contábeis, tenho 34 anos e sou natural de Recife.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Priscilla: Em 2020, ano da pandemia, eu já era funcionária pública e como trabalhava em escola municipal que estava fechada, funcionando de forma remota, tive muito tempo livre que me permitiu repensar meu rumo profissional. Aliado a isso foi muito veiculado a informação que haveria concurso da polícia civil do DF, PF e PRF, todos com muitas vagas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Priscilla: Sim, de início trabalhava mas estava afastada devido a pandemia então tinha o dia livre para estudar a vontade. Já a partir de 2021 quando as escolas voltaram a funcionar de forma presencial, tentava estudar à noite ou de madrugada antes do trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Priscilla: Sou concursada no cargo de AADEE (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial) de nível médio desde 2016 na colocação 33. De 2020 pra hoje P restei concurso da PF, PRF, PCPB, PCAL mas não alcançei êxito. Pretendo continuar estudando mas ainda não defini se sigo tentando PF ou se mudo pra área de tribunal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Priscilla: Minha vida social nunca foi muito badalada então na preparação não foi difícil evitar as distrações, principalmente nos dois meses que antecederam a prova eu estive bastante focada nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscilla: Apesar de as pessoas próximas e família saberem dos meus estudos muitas vezes achavam que era exagero, continuavam a me chamar pra sair mas sem muita insistência e logo entendiam meus argumentos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Priscilla: Foram dois meses focada na PCPE, aproveitei as férias e pedi licença de um mês em fevereiro que me permitiram ficar apenas estudando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Priscilla: Eu fiz uso primordialmente dos PDFs, respondi aos simulados, vídeos da hora da verdade, além de ir ao aulão de véspera.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscilla: Conheci através das redes sociais, inclusive uma das pessoas que me inspirava era a Gabi Queiroz e ela recomendava bastante.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Priscilla: Sinto que o material aborda as questões que realmente caem em concurso. O PDF, resumos, mapas mentais, vídeos de aquecimento, hora da verdade e simulados são perfeitos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Priscilla: Geralmente eu estudava 2 matérias por dia, nunca calculei horas líquidas mas estudava 1 matéria pela manhã com intervalo para lanche, banheiro e da mesma forma à tarde.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Priscilla: Revisava através dos simulados, resumos e mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Priscilla: Não calculei quantidade de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Priscilla: Rlm e estatística, pesquisava os assuntos que os professores diziam serem os mais importantes e dava uma atenção maior.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscilla: Na semana pré-prova revi os simulados alguns tópicos que os professores ressaltaram e só.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Priscilla: Basicamente pesquisei dados, li e reli esqueletos prontos, não aconselho, perdi tempo na hora da prova tentando encaixar os dados soltos. Aconselho praticar mesmo, com tempo marcado.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Priscilla: Eu sempre tive constância na academia, pratico corrida de rua, fiz natação em 2020/21 e agora contratei um serviço de treino específico para TAF começando essa semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscilla: Por estar utilizando o mesmo material, isso facilitava a leitura e acabava sendo mais fluida, mas não me dediquei tanto onde tinha mais dificuldade, como estatística e rlm que neste último concurso tiveram grande peso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscilla: Sim, o cansaço às vezes nos faz querer desistir mas aí é só lembrar os motivos que nos fizeram começar e seguir o plano.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscilla: Não desista, eu mesma tive várias reprovações, PF, PRF, PCPB, PCAL, não alcancei sequer o ponto de corte, na PCRN bati na trave. Foram 4 anos focando na carreira policial para só agora alcançar a posição 43. Sua vez vai chegar, tenha fé, persistência e não desista.