Notícia

Concurso ANTT – cargo 1: veja os recursos possíveis!

Após a aplicação das provas do concurso ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no último domingo, 14 de abril de 2024, o Cebraspe, responsável pela condução do certame, divulgou o link de acesso aos gabaritos provisórios da etapa.

Com isso, os interessados poderão interpor recursos entre os dias 17 e 18 de abril. O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial. Agora, vamos te ajudar em mais essa etapa!

Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório do concurso ANTT – cargo 1. Veja a seguir!

Concurso ANTT – cargo 1: recursos possíveis!

QUESTÃO 5

Gabarito Oficial:  C 

Gabarito Proposto: anular a questão

Fundamentos:  

Temos 3 grupos:  

  • D, que gera E, A 
  • F, que gera G, H 
  • [A,B], que gera C 

Dessa forma, sem maiores informações, não como afirmar totalmente que a assertiva está correta. Sugerimos então, a anulação da questão. 

QUESTÃO 8

Gabarito Oficial:  C 

Gabarito Proposto: E 

Fundamentos:  

Segundo a página da IBM https://www.ibm.com/br-pt/topics/convolutional-neural-networks 

“As redes neurais convolucionais se distinguem de outras redes neurais por seu desempenho superior com entradas de imagem, fala ou sinal de áudio. Eles têm três tipos principais de camadas, que são: 

  • Camada convolucional 
  • Camada de agrupamento 
  • Camada totalmente conectada (FC)” 

Então, observem que essas redes oferecem maior desempenho para entradas de imagens, e áudio, não maior desempenho genérico, inclusive devido ao seu imenso consumo de recurso computacional. 

Dessa forma, sugerimos a correção do gabarito da banca. 

QUESTÃO 10

Gabarito Oficial:  E 

Gabarito Proposto: C 

Fundamentos:  

Segundo a https://diariodacienciadedados.com.br/data-cleaning-passos-qualidade-dos-dados/ 

“A limpeza dos dados (também conhecida como data cleaning) é um dos processos mais importantes para as empresas atualmente. Se imaginarmos a quantidade de dados, originados de diversas fontes, fica fácil entender porque os dados precisam desse processo, até porque, muitas vezes podemos ter problemas de entradas de dados, inconsistências, confiabilidade,incompletude, dentre outros problemas que podem prejudicar a decisão.” 

Essa, entre diversas outras fontes atestam que o processo de limpeza dos dados é hoje o passo mais importante no processo de importação e tratamento de dados, pois é crucial para garantir a qualidade dos dados e, por obvio, a sua consistência. 

O processo de limpeza inclui várias possibilidades como: retirada de campos incorretos, ajuste de tipos de dados para garantia de integridade, remoção de espaços em branco, preenchimento de campos usados por padrão, dentre outras. E essas atividades são consideradas como reorganizações dos dados. 

Dessa forma, não há realmente nenhum motivo para que a banca considere a assertiva errada. Solicitamos a mudança do gabarito. 

QUESTÃO 12

Enunciado: 

Gabarito Oficial:  E 

Gabarito Proposto: C 

Fundamentos:  

Segundo a https://www.supero.com.br/blog/o-que-sao-sistemas-de-recomendacao/”  

“1. Baseada em conteúdo  

A abordagem baseada em conteúdo usa informações sobre os usuários e os itens. Isso dá origem a duas análises:   

  1. Se o usuário tem tais características, usuários com características similares terão comportamentos parecidos. P. ex.: Homens jovens moradores de áreas urbanas gostam de sci-fy, logo outro perfil similar deve gostar também.  
  1. Se o usuário interage com itens com tais características, também deve interagir com itens com características similares. Por exemplo: usuários que gostam de Mad Max provavelmente também gostarão de Blade Runner.  

A lógica é a da semelhança. Veja que, nesse sistema, embora o usuário não precise gerar dados explicitamente, é necessário ter muitos dados sobre o usuário e sobre os itens. Por isso, esse tipo de sistema de recomendação é ideal em plataformas em que os usuários precisem realizar algum tipo de cadastro de perfil.  ” 

No texto da questão, a banca afirma que a análise de conteúdo se baseia em analisar a interação dos usuários com os produtos, e isto está CORRETO. 

Agora se são com os mesmo produtos, com produtos similares ou com produtos que se associam são outras informações que não estão na questão. 

Apenas baseado no texto da questão, SIM o algoritmo se baseia na análise de interação do usuário com os produtos. 

Mais uma resposta da banca que não encontra embasamento em nenhuma palavra da assertiva para garantir que ela esteja errada. 

Dessa forma, sugerimos a alteração do gabarito. 

Enunciado: 

Gabarito Oficial:  E 

Gabarito Proposto: C 

Fundamentos: O texto da assertiva é genérico e mal escrito. Da forma como está, interpreta-se que a visão computacional e capaz de reconhecer imagens pela identificação de objetos básico em uma imagem, e para isso ela faz análise dos pixels e dos padrões da imagem. E isso é verdade. 

Segundo : “https://aws.amazon.com/pt/what-is/computer-vision/#:~:text=de%20vis%C3%A3o%20computacional%3F-,O%20que%20%C3%A9%20a%20vis%C3%A3o%20por%20computador%3F,las%20com%20precis%C3%A3o%20e%20efici%C3%AAncia.” 

“Os algoritmos de machine learning (ML) identificam padrões comuns nessas imagens ou vídeos e aplicam esse conhecimento para identificar imagens desconhecidas com precisão. Por exemplo, se os computadores processarem milhões de imagens de carros, eles começarão a criar padrões de identidade que possam detectar com precisão um veículo em uma imagem. A visão computacional usa tecnologias como as apresentadas abaixo. 

Aprendizado profundo 

O aprendizado profundo é um tipo de ML que usa redes neurais. As redes neurais de aprendizado profundo são compostas de muitas camadas de módulos de software chamados neurônios artificiais que trabalham juntos dentro do computador. Elas usam cálculos matemáticos para processar automaticamente diferentes aspectos dos dados da imagem e desenvolver gradualmente uma compreensão combinada da imagem. 

Redes neurais convolucionais 

As redes neurais convolucionais (CNNs) utilizam um sistema de rotulagem para categorizar dados visuais e compreender toda a imagem. Elas analisam imagens como pixels e atribuem a cada pixel um valor de rótulo. O valor é inserido para realizar uma operação matemática chamada convolução e fazer previsões sobre a imagem. Como um humano tentando reconhecer um objeto à distância, a CNN primeiro identifica contornos e formas simples antes de preencher detalhes adicionais, como cor, formas internas e textura. Por fim, ela repete o processo de previsão em várias iterações para melhorar a precisão. 

Redes neurais recorrentes 

As redes neurais recorrentes (RNNs) são semelhantes às CNNs, mas podem processar uma série de imagens para encontrar ligações entre elas. Embora as CNNs sejam usadas para análise de imagem única, as RNNs podem analisar vídeos e entender as relações entre as imagens. “ 

Dessa forma, há analise de pixels e de padrões de imagens conhecidas para reconhecer objetos básicos em uma imagem 

Solicitamos então, a alteração do gabarito. 

QUESTÃO 20

“A teoria da captura relaciona…”
Ao considerar como “Certo” o gabarito da questão, confunde-se a Teoria da Captura (de Stigler, 1971) com a Teoria da Regulação Econômica (modelo de Peltzman, 1976).

A relação estabelecida pela questão consta no trabalho de PELTZMAN, S. (1976), p.7, qual seja, o tradeoff entre preços e lucros na obtenção de apoio político.
Inclusive, a crítica de Peltzman à Stigler é justamente no sentido deste não considerar o tradeoff em sua teoria da captura:

“The crucial decision that the regulator (or would-be regulator) must make in this model is the numerical size of the group he (promises) favors, and thus implicitly the size of the group he taxes. At this stage,I retain Stigler1s presumption that the agency confers benefits on a single victorious group, and the essential purpose of the model is to elaborate the limits on this group’s size.” (p. 7)
“For in Stigler’s model, unlike most market models, there are many bidders, but only one is successful.” (p. 96)
https://www.nber.org/system/files/working_papers/w0133/w0133.pdf

Por outro lado, não há tal relação no trabalho de Stigler, que não contém sequer o termo “political support”. Em sua Teoria da captura, como apontado por Peltzman, Stigler aponta que a regulação não está direcionada à correção de falhas, mas a efetivar transferências de renda em favor das indústrias (e somente delas, não havendo “combinações” ou “tradeoffs”) em troca de apoio político. Sendo esse o significado de “Captura”.

Portanto, solicita-se a alteração do gabarito para “Errado” ou, subsidiariamente, a anulação da questão.

QUESTÃO 25

Enunciado: 

Gabarito Oficial:  C 

Gabarito Proposto: E 

Fundamentos:  

O SAS é a parte final da interação com o ususário que fornece o conjunto de softwares para a ánalise de dados Ela é usada dentro do prcesso de aprendizado de máquina (quando o supervisor ouu o cientista de dados vai analisar os dados para ajustar e validar os modelos), na mineração de dados e em todas as tarefas que foram citadas no enunciado, mas elas são usados NO processo e não PARA o processo. 

Segundo : “https://cienciadedadosbrasil.com.br/ferramenta-sas-o-que-e-como-usar-e-para-que-serve/#google_vignette” 

“A ferramenta SAS é um conjunto de softwares de análise de dados que é desenvolvido pela SAS Institute. A ferramenta é composta por uma variedade de produtos, incluindo o SAS Base, o SAS Enterprise Guide e o SAS Visual Analytics. 

Principais recursos 

A ferramenta SAS oferece uma ampla gama de recursos para análise de dados, incluindo: 

  • Uma grande biblioteca de procedimentos estatísticos que podem ser usados para realizar análises complexas 
  • A capacidade de manipular dados de diferentes fontes 
  • A capacidade de criar relatórios e dashboards interativos 
  • A capacidade de visualizar dados de forma interativa e envolvente” 

Solicitamos então, a alteração do gabarito. 

QUESTÃO 36

O gabarito preliminar da banca foi “ERRADO”, ou seja, considerou-se que o lucro não aumenta a situação patrimonial líquida.

Segundo o CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro:

Definição de receita e despesa

  • Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
  • Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.

Observa-se que as receitas sempre aumentam a situação patrimonial líquida e as despesas sempre reduzem a situação patrimonial líquida, logo quando as receitas superarem as receitas ocasionará um aumento da situação patrimonial líquida, e levando em consideração que a mesma era nula inicialmente, com um aumento, ficará positiva. Quando a situação patrimonial líquida é positiva recebe algumas denominações, dentre elas, SITUAÇÃO SUPERAVITÁRIA.

A Banca não pode usar como justificativa para manter o gabarito da questão, eventuais distribuições do detentores de direitos do patrimônio, haja vista,  o próprio enunciada evidenciar que a análise deve ser feita no contexto descrito.

 ‘…. as receitas e os ganhos superaram as despesas e as perdas, então, nesse contexto, a situação patrimonial líquida final da empresa é superavitária….”

Conforme justificativa, Solicitamos a alteração do gabarito para “CERTO”.

QUESTÃO 38

Em virtude do gabarito provisório divulgado pela douta banca, solicitamos, respeitosamente, a ANULAÇÃO  da questão pois o gabarito apontado contraria entendimento da própria banca já evidenciado em diversas questões, conforme iremos apresentar.

A referida questão apresenta “Quando um novo sócio ingressa na companhia, aportando capital social em dinheiro, ocorre um fato permutativo, visto que nenhuma conta de resultado é afetada.”

A banca considerou o item como ERRADO, mas esse posicionamento é contrário àqueles já apresentados pela banca em certames anteriores.

De acordo com Hilário Franco (Contabilidade Geral, 20ª edição, 1979, pg.64), “fatos modificativos são os que produzem alterações na situação líquida, diminuindo-a ou aumentando.

Ademais, o Manual de Contabilidade Societária, 3ª ed., 2018, pg. 383, nos apresenta o conceito de Transações de Capital, o qual reproduzimos a seguir:

“Transações de capital são aquelas entre a empresa e os sócios, quando estes na sua capacidade de proprietários (e não de clientes ou fornecedores da empresa, por exemplo). Assim, são registradas DIRETAMENTE no patrimônio líquido as transações de AUMENTO DE CAPITAL, devolução de capital, distribuição de lucros, AQUISIÇÃO DE AÇÕES PRÓPRIAS que a empresa faz junto aos sócios etc. E os gastos dessas transações NÃO DEVEM COMPOR AS DESPESAS DA ATIVIDADE DA EMPRESA. Por isso os resultados das transações com ações próprias (ações em tesouraria) são também diretamente acréscimos ou reduções do patrimônio líquido, E NÃO RECEITAS OU DESPESAS DA ENTIDADE.”

Assim sendo, aumento de capital social NÃO representam receitas, não alterando, assim, o resultado do exercício.

Pois, bem, visto que representam transações de capital, que não afetam o resultado da entidade, esse tipo de operação vem sem classificada REITERADAMENTE pela banca CEBRASPE como fato PERMUTATIVO, conforme demonstraremos:

(CESPE/Polícia Federal/Agente/2018)  Nas demonstrações contábeis de determinada empresa,foram selecionadas as contas a seguir, reunidas em quatro grupos, e seus respectivos saldos.

grupo 1

caixa e equivalentes R$ 10.000

créditos contra clientes R$ 350.000

estoques para revenda R$ 250.000

veículos R$ 120.000

grupo 2

duplicatas descontadas R$ 100.000

fornecedores R$ 80.000

salários e encargos a pagar R$ 50.000

grupo 3

capital social R$ 400.000

reservas de lucros R$ 100.000

grupo 4

depreciação R$ 15.000

vendas líquidas R$ 2.000.000

salários e encargos R$ 450.000

Assertiva: Um fato modificativo exige um registro contábil em conta do grupo 4.

Questão na qual a banca confirma que fatos modificativos NECESSARIAMENTE envolvem lançamentos em contas de resultado. O grupo 4 apresenta apenas contas de receitas e despesas e o gabarito apontado pela banca foi correto.

(CESPE/Funpresp-JUD/Contabilidade/2016) Todos os fatos contábeis modificativos e mistos envolvem, ao menos, um lançamento em alguma conta de resultado.

O gabarito apontado pela douta banca foi CORRETO, ou seja, para o CEBRASPE, somente são classificados como fatos modificativos ou mistos, quando há lançamentos em contas de resultado: receitas ou despesas.

Como já demonstrado, a aquisição de ações da própria empresa NÃO ENVOLVE lançamento em conta de resultado, portanto, trata-se de um FATO PERMUTATIVO.

Outra questão:

(CESPE/TRT 21/Analista Judiciário/Contabilidade/2011) O aumento do capital social mediante a incorporação de reservas constitui um fato contábil permutativo, sem alteração no total do ativo da empresa.

O gabarito apntado pela douta banca foi CERTO! O aumento do capital social, ainda que seja com incorporação de reservas, constitui também uma transação de capital da empresa, tal qual a aquisição de ações em tesouraria, assim sendo, é classificada pela banca como fato permutativo.

Diante do exposto, solicitamos a MUDANÇA DE GABARITO OU ANULAÇÃO DA REFERIDA QUESTÃO.

QUESTÃO 45

A construção de um bom plano de contas somente é possível caso se tenha como pressuposto o foco nas necessidades de informação na equipe responsável pelo desenvolvimento das atividades contábeis da empresa. Um plano de contas é bom quando atende as necessidades de trabalho, organização e informação do pessoal da contabilidade.

Gabarito PRELIMINAR: Errado

Mas não pode prosperar.

Conforme Ricardo Ferreira, “o plano de contas de uma empresa consiste numa relação padronizada de contas a serem utilizadas no registro das operações pelos profissionais da área de contabilidade. Como todos eles se sujeitam às regras estabelecidas num mesmo plano de contas, a consequência é a uniformidade dos procedimentos contábeis.” (Ricardo Ferreira, “Contabilidade Básica”, 8ª edição, pg. 53).

O plano de contas se destina a atender às necessidades da equipe de contabilidade, para coletar e registrar as informações, que serão utilizadas para a elaboração das demonstrações contábeis. As demonstrações contábeis têm como propósito atender às necessidades de informações dos usuários; o plano de conta tem como propósito auxiliar a equipe de contabilidade na elaboração das demonstrações contábeis. Desta forma, um plano de contas é bom quando atende às necessidades de trabalho, organização e informação do pessoal da contabilidade, para que possam elaborar as demonstrações contábeis.

Assim, solicitamos a alteração do Gabarito para CERTO.

QUESTÃO 55

No balanço patrimonial, o patrimônio líquido subdivide-se em capital social, reservas, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

O gabarito preliminar da banca foi “CORRETA”, ou seja, a banca não considerou o AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL como item do patrimônio líquido.

Consoante inciso III do § 2º do Art.178 da lei 6.404/76, abaixo transcrito, fica evidente que o Ajuste de Avaliação Patrimonial é um dos itens da subdivisão do patrimônio líquido.

Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
..

§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
..
III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

Diante do exposto, solicitamos a ALTERAÇÃO do gabarito de CERTO para ERRADO.

QUESTÃO 59

A DRE apresenta o conjunto de mutações do patrimônio líquido que não derivou de transações entre a entidade e seus sócios na qualidade de proprietários da entidade.

O Gabarito preliminar foi ERRADO.

Segundo o CPC 26 , Proprietário é o detentor de instrumentos classificados como patrimoniais (de capital próprio, no patrimônio líquido); Resultado do período é o total das receitas deduzido das despesas, exceto os itens reconhecidos como outros resultados abrangentes no patrimônio líquido; e o Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

Assim, na DRE, aparece o total das receitas e despesas, decorrentes de mutações ocorridas no patrimônio líquido que não são derivadas de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

Na DRE, não aparecem todas as mutações ocorridas. Faltam as mutações do resultado abrangente. Mas a afirmação de que a DRE apresenta o conjunto de mutações do patrimônio líquido que não derivou de transações entre a entidade e seus sócios na qualidade de proprietários da entidade está correta.

Assim, solicitamos a alteração do gabarito para CERTO.

QUESTÃO 110

A questão 110 veio com o gabarito como “certa”, mas está errada e deveria assim ser considerada. Ou, subsidiariamente, deveria ser anulada.

A PNMC não regulamenta as ações nacionais de mitigação e adaptação independentemente da evolução internacional de pactos sobre as mudanças climáticas. É preciso lembrar que um dos princípios da PNMC é o das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, o qual é de âmbito internacional (art. 3°). Ou seja, só com essa informação já é possível compreender que não há como seguir todos os princípios da PNMC sem se levar em conta a evolução internacional sobre o tema.

Pesquisando sobre a afirmação da questão, nota-se que foi retirada do artigo “Direito ao meio ambiente e mudanças climáticas: o constitucionalismo brasileiro e o acordo de Paris”, de Eriberto Francisco Bevilaqua Marin e Giovanni Martins de Araújo Mascarenhas, publicado pela Revista de Direito Econômico Socioambiental, Curitiba, v. 11, n. 2, de maio/agosto de 2020. Contudo, aqui há alguns problemas:

1) Esse trecho do artigo é apenas uma citação de outro artigo: Climate change regulation in Brazil and the
role of subnational governments, de Viviane Romeiro e Parente Virginia e nenhum dos dois artigos estava no edital, o qual foi muito claro em cobrar somente a própria Lei n° 12.187/2009, que institui a PNMC;

2) O artigo de Romeiro e Virginia é de 2011, ou seja, antes da formalização do Acordo de Paris, que vinculou as ações nacionais a compromissos assumidos internacionalmente, o que contraria a questão;

3) O artigo de Romeiro e Virginia também afirma que a evolução das políticas nacionais de mudanças climáticas podem exercer um papel no avanço da agenda internacional climática (“the evolution of national policies on climate change can
play a key role in advancing the international climate agenda”), o que também depõe contra a afirmação da questão 110.

Fontes:

https://www.researchgate.net/publication/349168902_Direito_ao_meio_ambiente_e_mudancas_climaticas_o_constitucionalismo_brasileiro_e_o_acordo_de_Paris/fulltext/6024f680458515893997af40/Direito-ao-meio-ambiente-e-mudancas-climaticas-o-constitucionalismo-brasileiro-e-o-acordo-de-Paris.pdf

https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3247/1/livro_climatechange_ingles.pdf

Para mais informações do concurso ANTT – cargo 1, cujos recursos dos gabaritos você confere neste artigo, confira o link abaixo!

Saiba mais: concurso ANTT

Quer estudar para o concurso ANTT?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.