Aprovado em 99° lugar (PCD) no concurso SERPRO para o cargo de Analista - Especialização: Tecnologia
Concursos Públicos
“Confie no processo. Um passo de cada vez. Ser aprovado em um concurso não é uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona. Buscar apoio, uma parceria, é importante para te apoiar nessa jornada […]”
Confira nossa entrevista com Rodrigo Girão Porto, aprovado em 99° lugar (PCD) no concurso SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rodrigo Girão Porto: Sou graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Processos. Durante toda a minha vida profissional atuei em Tecnologia da Informação, sendo os últimos 12 anos focado em gestão de projetos de TI. Tenho 48 anos e sou de Fortaleza – CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rodrigo: Bem, em 28 anos de carreira, sempre fui um profissional que investiu em parcerias duradouras com as empresas em que trabalhei. Contudo, o mercado tem se tornado cada vez mais volátil e sujeito a diversos fatores externos. Com a proximidade dos 50 anos, percebi a necessidade em investir em uma carreira mais estável para esta fase da minha vida. Através de um concurso eu poderia alcançar algo mais estável e contribuir com a minha experiência e conhecimentos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rodrigo: Eu trabalhava e estudava. Como fui pai aos 17 anos, isso não foi novidade para mim, o que não significa que foi fácil. Trabalhava durante o dia, ouvia áudios durante o almoço. Estudava a noite, quando não estava esgotado (risos) e estudava no final de semana. Sempre respeitando os meus limites, pois seria muito pior se tivesse uma estafa e não conseguisse prosseguir com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rodrigo: Fui aprovado no concurso do SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia. Como é um concurso na minha área de formação, não pretendo estudar para outros concursos. Vou investir em uma carreira no SERPRO.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rodrigo: Eu mantive a minha vida social. Como eu disse, era muito importante manter a minha saúde mental e estar apto para estudar e absorver os conteúdos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rodrigo: Sim, entenderam e me apoiaram, mas nem por isso pude deixar de dividir as tarefas de cuidado com a casa (risos).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rodrigo: 2023 foi um dos anos mais desafiadores da minha vida. Mudei de emprego logo no início do ano e minha filha teve um grave problema de saúde e precisou ficar um tempo internada e logo em seguida voltou a morar conosco, tivemos que fazer mudança e devolver o imóvel onde ela morava, então, estudava sempre que tinha algum tempo disponível.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rodrigo: Um pouco de cada, para os assuntos que tinha menos conhecimento, utilizei as videoaulas, por serem mais didáticas, para os assuntos que já tinha algum conhecimento, estudei através das Trilhas em PDF. Baixei também o arquivo em áudio de algumas aulas e ouvi no carro, enquanto dirigia e no horário de almoço.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rodrigo: Através das redes sociais, acredito que quando pesquisei sobre concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rodrigo: Utilizei os mais diferentes materiais do Estratégia, como videoaulas, trilhas de estudo, aulões (recheados de conteúdo e dicas). Além da qualidade dos materiais e dos profissionais, um diferencial que considero fundamental para a minha aprovação foram as mentorias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rodrigo: Como falei na pergunta anterior, a mentoria foi fundamental para eu definir uma estratégia de estudo, considerando o que seria mais importante para cada fase do concurso. Assim, pude focar no que realmente era relevante e fazia diferença naquele momento.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rodrigo: Através das aulas ao vivo de revisão. Não fiz resumos. Fiz alguns simulados nos PDFs das trilhas de estudos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rodrigo: Não lembro a quantidade de questões, mas a resolução de exercícios é fundamental para nos habituarmos aos formatos das questões, entender como os conteúdos são cobrados e no momento da prova, rapidamente identificarmos do que realmente se trata a questão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rodrigo: As disciplinas nas quais eu tive mais dificuldade foram estatística e raciocínio lógico. Aqui, novamente a mentoria foi fundamental, como o tempo até a data da prova era curto, foquei nos meus pontos fortes. Lembro de um exemplo dado durante uma mentoria: “Se você não sabe nada de inglês, não é em dois meses que vai aprender”, então foquei nos meus pontos fortes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rodrigo: Bem, foquei no meu bem-estar, dormir bem, não fazer nada que me cansasse. Fiz pequenas revisões e planejei a logística do dia da prova: local, horário, o que precisava levar, etc.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a prova prática. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rodrigo: Não tivemos prova discursiva, mas tivemos prova prática, voltada ao desenvolvimento de softwares. Logo no início dos estudos isso me preocupou bastante, pois desenvolvimento de software (codar), não é o meu forte. Como eu iria estudar todo o conteúdo da prova objetiva e ainda me preparar para a prova prática? Foi aí que veio a dica de milhões da mentoria do Estratégia: foque todos os seus esforços na prova objetiva, e logo após a realização, força total na preparação para a prova prática, pois não haveria prova prática se eu não me classificasse na objetiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rodrigo: Sinceramente? Acredito que tudo ocorreu exatamente como tinha que ser. Cada pessoa vai trilhar o seu caminho, uns vão conseguir estudar mais, outros menos. Acredito que o importante é você identificar qual estratégia se adequa mais. Mas, sem dúvida, assinar o Estratégia Concursos foi um grande acerto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rodrigo: Pensei sim. No dia da prova objetiva, pensei em não comparecer, pensava que não havia estudado o suficiente. Natural sentir insegurança. Então decidi confiar no processo e dar um passo de cada vez. Já havia chegado até ali, feito a inscrição, investido tempo e dinheiro, era hora de dar o próximo passo e assim seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rodrigo: Confie no processo. Um passo de cada vez. Ser aprovado em um concurso não é uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona. Buscar apoio, uma parceria, é importante para te apoiar nessa jornada. Não se preocupe em compreender totalmente os conteúdos, você está estudando para um concurso e não para dar aula. Caso inicie os estudos no pós-edital, foque nos seus pontos fortes. Não desanime, tudo irá contribuir para atingir o seu objetivo.