Aprovada em 2° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Estratégia e Governança - RJ
Concursos Públicos“Toda trajetória de sucesso se inicia com um primeiro passo, então para os que tem um sonho de seguir carreira, mas não fazem ideia de por onde começar, deem o primeiro passo […]”
Confira nossa entrevista com Caroline Alves Ferreira, aprovada em 2° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Perfil: Estratégia e Governança – RJ:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caroline Alves Ferreira: Sou Engenheira Civil, tenho 30 anos e nasci em Duque de Caxias.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caroline: Já trabalhava há alguns anos na área de gestão e vi a oportunidade de seguir nesta área em um órgão público. Também me atraiu bastante a possibilidade de voltar a trabalhar no Rio de Janeiro em um emprego estável.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caroline: Sim, trabalhava e estudava, tanto para o concurso como para minha MBA. Não tinha muito tempo para estudar então me ajudava muito as aulas da Estratégia serem direto ao ponto e gravadas, porque me dava a possibilidade de adaptar meu horário de estudo de acordo com a minha rotina.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caroline: Até o momento somente este, foi um dos primeiros que tentei. Pretendo continuar estudando sim, caso apareça algum concurso que a vaga seja atrativa a nível de escopo e remuneração já quero estar preparada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caroline: Sai com amigos, minha vida seguiu normal. Acredito que organizando bem conseguimos tempo para tudo. Passei no concurso estava grávida inclusive, fazendo a preparação para a chegada do bebe.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Caroline: Preferi fazer surpresa, não contei que estava pretendendo entrar na carreira pública. Mas todos ficaram muito felizes com a novidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caroline: 2 meses. Montei um cronograma e tentei seguir ele o máximo que pude.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caroline: Aulas online e questões de provas antigas. A vantagem é que se torna fácil encaixar a rotina de estudos na minha rotina de vida, a desvantagem é que é preciso um ambiente propício para o estudo, ou então ficaria difícil manter a concentração no que estava assistindo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caroline: Google, pesquisei os cursos com maior casos de sucesso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Caroline: Ter os conteúdos condensados em um local é um diferencial. Não teria tempo para resumir os livros e criar um material de estudo.
A página também permite escolher o concurso que deseja e o próprio site coloca todas as disciplinas no mesmo local, perfeito para quem precisa otimizar o tempo de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caroline: Priorizei as disciplinas com maior pontuação, seguida das que eu tinha mais dificuldade. O número de horas dedicadas à disciplina era proporcional ao seu peso na pontuação final do concurso.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caroline: Escrevia bastante no caderno e fazia muitas questões. Se tinha alguma dúvida ao fazer a questão eu recorria ao caderno, esta foi minha revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caroline: Fiz várias, resolver questões é super importante, para consolidar o conhecimento e para ver a aplicação do conhecimento dentro do contexto das questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caroline: Português, estudei bastante e fiz muitos exercícios. Também comecei a analisar no meu dia a dia a aplicação das regras, não só escrever por escrever.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caroline: Não tive tempo para estudar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caroline: Acredito que fiz meu melhor com o que tinha em mãos, com mais tempo poderia ter estudado mais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caroline: Não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caroline: Toda trajetória de sucesso se inicia com um primeiro passo, então para os que tem um sonho de seguir carreira, mas não fazem ideia de por onde começar, deem o primeiro passo. Comecem com uma disciplina, façam algumas provas, o conhecimento ele sempre se acumula, um dia com certeza olharam para traz e perceberam o quão longe chegaram.