Aprovada em 694° lugar no concurso PM-DF para o cargo de Soldado
Concursos Públicos“[…] Então, seja persistente, acredite no seu sonho, porque vai dar tudo certo. O seu tempo é diferente do colega, mas ele vai chegar […]”
Confira nossa entrevista com Thaís Eugênio Da Silva, aprovada em 694° lugar no concurso PM-DF para o cargo de Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thaís Eugênio Da Silva: Me chamo Thais Eugenio da Silva, tenho 28 anos e sou natural de Franca-SP. Fiz um curso tecnólogo em Gestão Comercial.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thaís: Estabilidade e qualidade de vida. Eu saí de casa muito nova, com 16 anos, passei várias dificuldades, cheguei a morar em uma sala comercial emprestada por um amigo, por não ter condições de pagar um lugar. Depois, trabalhei muitos anos no comércio com salário que mal dava para pagar um aluguel e uma escala ruim e sem estabilidade financeira. Resolvi que queria ter uma vida diferente daquela.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thaís: Eu trabalhei durante muitos anos da minha preparação. Fiz vários concursos, mas o primeiro que me dediquei mesmo, foi para PMDF em 2018 e reprovei. Depois do luto da reprovação, voltei a estudar para a PCDF e esse período foi muito difícil, porque eu trabalhava em uma empresa que estava em crise e ficavam me trocando de loja e às vezes eu ia para muito longe o que dificultava os estudos. Tinha que chegar em casa tarde e ter a disciplina de estudar. Como eu não tinha muita escolha, eu fazia meu chimarrãozinho e ia estudar. Em 2019, antes da pandemia, eu fui desligada da empresa e tive o privilégio de ficar em casa estudando com o seguro desespero kkk.
Ninguém imaginava que a pandemia duraria tanto, foi muito difícil para os concurseiros estudar nesse período. Quando a vida foi voltando ao normal, eu tive mais um privilégio que foi o meu companheiro falar que seguraria as pontas até eu passar, que era para eu me dedicar aos estudos.
Mas, se eu posso dar uma dica, não aconselho tanto, porque quando você tem o dia inteiro “livre” para estudar, você acaba procrastinando. Infelizmente reprovei também na PCDF, PF, TJDFT e aí comecei a estudar para a PMDF e deu certo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thaís: Aprovada mesmo dentro das vagas, só para a PMDF. Hoje, depois do TAF estou em 619º. Continuo estudando, estou estudando para a Polícia Legislativa da Cd.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thaís: Antes do edital, minha vida continuou a mesma, estudava durante a semana e tirava o final de semana para ter vida social. Depois do edital, eu já selecionava os eventos que eram mais importantes.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thaís: A maioria dos meus amigos mais próximos são concursados, então, tive muito apoio e muita compreensão das pessoas próximas. E o fato de ter pessoas já concursadas à minha volta me incentiva mais a não ser a única pobre da galera, haha.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thaís: Eu estudei para o concurso da PMDF em 2018 e, desde então, venho estudando para área de segurança pública, então, quando saiu o edital de 2023, foi só acertar as matérias específicas. É difícil manter a constância, mas me esforçava. Lembrava de todos os anos estudando e que não queria continuar daquele jeito, lembrava do propósito de ajudar minha mãe, olhava meus boletos vencidos, abria a conta bancária, olhava o carrinho de compras na SHEIN que eu não conseguia comprar. Várias coisas para me lembrar que eu tinha que continuar querendo ou não.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thaís: Eu gosto bastante de videoaula. Para mim funciona melhor, eu consigo acelerar e eu consigo me associar melhor com o professor falando. Entretanto, do material do Estratégia, eu usava os PDFs que para mim são os melhores e as questões no final fazem toda a diferença.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thaís: Não lembro exatamente, acredito que tenha sido por alguma rede social.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thaís: Na verdade, eu sempre me preparei com vários materiais, sou bastante apegada ao professor. Se eu encontrar um professor com uma didática boa eu vou procurar sempre estudar com ele. Então, usei vários cursinhos na minha preparação pegando o que tinha de melhor em cada um.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thaís: Gosto bastante dos PDFs que são bem completos. Os mapas mentais da lulu facilitaram muito a minha vida. Os professores são maravilhosos, mas, em especial, eu amava as aulas da Adriane Fauth, do Thallius, do Prof. Pequeno e do Murillo Marques.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thaís: Nesse quesito eu fiz uma mentoria com a ENAPOL e eles tem uma plataforma de planejamento dos estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thaís: Simulado e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thaís: As questões são a chave para o sucesso no concurso. Eu demorei muito a aprender isso, por isso tive tantas reprovações. Achava que tinha que ver o maior número de conteúdo possível e esquecia de treinar como aquilo me seria cobrado na prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thaís: Para mim, a parte de exatas é a minha maior dificuldade. Não superei. Ainda tenho dificuldade, mas com muito treino, você aprende a resolver as questões, mas a parte de exatas ainda me pega.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thaís: Muita questão, simulado, aulão de véspera, tentando revisar o maior número de conteúdo possível. Obs: Nada de tentar aprender coisa nova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thaís: Eu sempre tive muita dificuldade para escrever o que eu tô pensando, a redação para mim é um bicho de 7 cabeças. Comprei um pacote de redação que para mim foi o diferencial que me ajudou bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaís: Meu maior erro foi ter começado a estudar tarde. Outro erro, eu negligenciei muito as questões e a redação. Se eu pudesse voltar no tempo, faria mais questões e mais redações.
Meu maior acerto, foi começar a estudar e não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thaís: Várias vezes, a cada reprovação pensava em largar tudo. Aí, eu lembrava de todo meu esforço por anos, lembrava que teria que voltar a trabalhar em um shopping e eu seguia em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaís: Meu pai e meus amigos sempre me falavam: SÓ NÃO PASSA, QUEM DESISTE. E eu não desisti. Então, seja persistente. Acredite no seu sonho, porque vai dar tudo certo, o seu tempo é diferente do colega, mas ele vai chegar. Eu, particularmente, precisei de 6 anos de estudo, de várias reprovações e uma aprovação. Deus sempre sabe o melhor para cada um. Quem sou eu para questionar os planos d’Ele. Não se compare, não se cobre tanto. Porque, a ansiedade desestabiliza muito. Tenha prioridades, tenha por perto pessoas que estão torcendo por você e não quem fica querendo te tirar do foco. E O PRINCIPAL, não saia espalhando seus planos para todos, nem todo mundo quer o seu sucesso. Bons estudos e vai dar tudo certo!!!