Artigo

Português para PF: o que deve cair na sua prova

Olá, pessoal.

Para quem não me conhece, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal, coach do Estratégia Concursos e o analista responsável pela disciplina de Língua Portuguesa do Passo Estratégico. E é justamente sobre Português que vamos falar hoje. Em especial, para o concurso da Polícia Federal.

Características Língua Portuguesa Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é uma associação civil de direito privado, criada para dar continuidade aos trabalhos do antigo CESPE/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília).

O CESPE é a banca de concurso público mais popular do país. Além disso, é bastante temida pelos alunos. Muito em função de sua metodologia de correção, em que, muitas vezes, uma questão errada anula uma certa, característica que inviabiliza o “chute” na prova.

Dica para questões do tipo Certo/Errado

Se observar que determinada questão está “meio certa” ou “meio errada”, não tenha dúvida em assinalá-la como ERRADA. Ainda que a questão esteja “quase certa”, um simples erro faz com que seja considerada ERRADA. É comum a banca colocar questões aparentemente certas, mas com uma palavra que altera todo o sentido. Palavras como “sempre”, “nunca”, “exclusivamente” merecem toda a atenção, pois pode tratar-se de uma pegadinha. Cuidado para não ser pego!

Outra característica das provas do CESPE é que exigem mais que memorização do candidato. É preciso ter capacidade de interpretação e de entendimento interdisciplinar.

Por fim, uma última característica, dessa vez, especificamente das provas de Língua Portuguesa: o CESPE NÃO costuma cobrar todo o conteúdo programático do edital. Alguns assuntos são bem mais explorados que outros, conforme será observado na Análise Estatística. Daí a importância de resolver muitas questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos mais frequentes, bem como, com a forma de abordagem de cada um deles.

Análise Estatística

Procuramos analisar todos as provas para cargos de nível superior de concursos organizados pelo CESPE, em 2017. No total, foram analisadas 308 questões, somando questões com 4 ou 5 alternativas e do tipo “Certo ou Errado”. Segue o percentual de incidência de cada assunto:

 

Assunto % de Incidência
Interpretação de Textos e Tipologia Textual 38,3%
Semântica 22,1%
Classes de Palavras 13,3%
Pontuação 6,8%
Coesão e Coerência Textual 5,8%
Termos da Oração 4,2%
Processos de Coordenação e de Subordinação 1,6%
Regência (Verbal e Nominal) e Crase 1,6%
Concordância (Verbal e Nominal) e Vozes Verbais 1,6%
Ortografia e Acentuação Gráfica 0,3%
Redação Oficial 0,0%

Como se observa, três assuntos se destacam como os mais cobrados:

  1. Interpretação de Textos e Tipologia Textual (38,3%)
  2. Semântica (22,1%)
  3. Classes de Palavras (13,3%)

Para se ter uma ideia da importância desses três assuntos, juntos, eles representaram 74% das questões de Português do CESPE, para cargos de nível superior, em 2017.

Dentre os assuntos mais cobrados, podemos destacar:

  1. No item Interpretação de Textos e Tipologia Textual, predominam questões de compreensão e interpretação de textos.
  2. No item Semântica, a maior parte das questões envolve Significação de Palavras ou Expressões ou Equivalência de Estruturas. No primeiro tipo, é perguntado o significado de determinada expressão destacada do texto. Já no segundo tipo, o examinador pergunta se a reescrita de determinado período do texto mantém o sentido original e a correção gramatical.
  3. Em Morfologia, podemos destacar questões que envolvem Pronomes, principalmente as que perguntam a qual termo da oração determinado pronome remete (coesão textual). Outras duas classes de palavras muito cobradas foram Conjunções e Verbos. Por sua vez, as demais classes de palavras foram cobradas em quantidades desprezíveis, ou mesmo, não foram cobradas.

Promoção pacotes Polícia Federal

Pessoal, lembrando que os pacotes completos e do Passo Estratégico para o concurso da PF estão com um super desconto até a próxima segunda-feira!

 

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/promocao-policia-federal/

Forte abraço e bons estudos!

Charles Souza

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • MUITO ÚTIL!
    Roberlan Pereira dos Santos Roberlan em 09/12/20 às 00:11