Artigo

Adminsitração Geral para o CNU

Olá, estudantes! Nesse artigo abordaremos alguns dos principais tópicos de Administração Geral para o CNU:

  • Missão, visão e valores;
  • Planejamento estratégico, tático e operacional;
  • Eficiência, eficácia e efetividade.

Administração para o CNU – Missão, Visão e Valores

Trinca clássica de Administração Geral e que, geralmente, é abordada nas primeiras aulas dos cursos.

Toda organização, seja uma empresa privada, uma instituição sem fins lucrativos ou um órgão público, possui uma identidade única que a define perante o mundo. Essa identidade é moldada por três elementos essenciais: a missão, a visão e os valores.

Missão

A definição básica de missão é apresentar ao público a razão de existência da instituição: para que ela existe? Qual sua contribuição para a comunidade? Respondendo a essas perguntas podemos entender a missão de uma empresa ou órgão.

Vejamos alguns exemplos de missões de entidades que adeririam ao CNU:

  • IBGE: “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.”
  • INCRA: “Implementar a política de reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.”
  • ANEEL: “Proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.”

A missão tem um caráter permanente, dificilmente se altera com o tempo.

Administração Geral para CNU: missão

Administração para o CNU – Visão

Quando tratamos de visão, buscamos formar uma imagem do futuro que a organização almeja alcançar. É uma representação inspiradora e motivadora do que aspira se tornar. Serve como um farol, guiando o caminho mesmo em tempos de incerteza. É fundamental para manter a organização focada e alinhada em seus objetivos de longo prazo.

Para entendermos a visão, a pergunta a ser respondida é: o que a empresa quer se tornar? Qual seu objetivo final?

Importante notar que a visão deve ser conceitual. Por exemplo, uma construtora informar: “desejamos lançar 100 empreendimentos residenciais em 5 anos” não pode ser considerado como sendo comunicada a visão da empresa. Trata-se um objetivo estratégico, vinculado à visão, mas não sua definição.

Nesse contexto, vejamos a visão informada no site de uma grande construtra: “Ser a empresa do mercado de empreendimentos econômicos do país que entrega o melhor retorno aos seus acionistas”. Percebe-se que não se trata de um objetivo operacional, mas sim de uma idealização genérica do futuro almejado.

definição de visão: futuro desejado, farol para o longo prazo e conceitual

Valores

Valores são crenças essenciais compartilhadas por todos os membros da organização. Orientam sua cultura e práticas diárias e estão vinculados ao caráter e à ética organizacional.

Assim como nós, em nossa vida pessoal, seguimos certos princípios para tomada de decisão, os valores das empresas a conduzem da mesma forma.

Uma organização que tem como valor o cuidado com o meio-ambiente, não pode aceitar ter como fornecedora uma empresa que pratica desmatamento ilegal, por mais que aja vantagem financeira, seus valores não estão alinhados aos dessa fornecedora.

Para prova de administração do CNU, é importante saber a missão, visão e valores do órgão que pretende ingressar, pode ser cobrado na literalidade ou até auxiliar em outras questões do certame.

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional

Seguindo nos assuntos de Administração Geral para CNU, vamos conversar sobre os três tipos de planejamento.

gráfico planejamento estratégio, tático e operacional

Planejamento Estratégico

É genérico e considera o ambiente externo e o ambiente interno¸ tem foco no longo prazo (acima de 3 anos, mas, para fim de prova, normalmente considera-se 5 anos ou mais) e define as diretrizes gerais a serem seguidas pela companhia.

A partir do planejamento estratégico são formuladas a missão, visão e valores. O planejamento organizacional é definido pela cúpula da companhia, mas deve ser aberto e de conhecimento de todos os colaboradores.

Atenção: o horizonte temporal do planejamento não é consensual. Para ser considerado planejamento estratégico, a questão deve mencionar um prazo igual ou superior a 3 anos e citar que é elaborado pela diretoria, alta administração ou algum outro sinônimo.

Com essas duas informações em conjunto, podemos ter maior certeza de que a questão trata do planejamento estratégico.

Planejamento Tático

Na figura acima, vemos que o planejamento tático não é diretamente influenciado pelo ambiente externo.

Trata-se do nível intermediário de planejamento, que se concentra em transformar objetivos estratégicos em ações específicas e orientadas para as áreas operacionais da organização, por meio de planos para departamentos e unidades de negócio. É de médio-prazo.

É valioso saber que o planejamento tático não define as ações diretamente voltadas para quem executa o serviço, mas, sim, faz planos para os departamentos que, em seguida, durante o planejamento operacional (veremos no próximo tópico), são desmembrados para o “chão de fábrica”.

Observação: a CESPE considera planejamento organizacional sinônimo de planejamento tático. A CESGRANRIO (organizadora da prova de administração para o CNU) regularmente usa a nomenclatura original: “planejamento tático”.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional é o nível mais detalhado, focado na execução das tarefas e no curto prazo. Dentre as atividades inseridas no planejamento operacional estão o controle de estoque, supervisão da qualidade, programação de manutenções, planos de produção, entre outros.

Consolidando os conceitos, o planejamento estratégico estabelece a direção a ser seguida, o planejamento tático traduz essa direção em planos e ações específicas para os departamentos, enquanto o planejamento operacional se concentra na implementação detalhada desses planos no dia a dia das operações. Todos os três níveis de planejamento são interdependentes e essenciais para o sucesso a longo prazo de uma organização.

Atenção: na prova de administração do CNU, a banca pode buscar misturar as responsabilidades do planejamento operacional e tático. Controle de ponto, controle de estoque e programação de produção são atividades do planejamento operacional!

Administração para o CNU – Eficiência, Eficácia e Efetividade

Eficiência, eficácia e efetividade são métricas para análise dos recursos empregados e objetivos alcançados a partir de determinada ação. Normalmente, essa avaliação é realizada após a conclusão da atividade.

Para entendermos os três conceitos, é importante conhecermos dois fundamentos: recursos e resultados. Recursos são os elementos necessários à realização de determinada tarefa, por exemplo: quantidade de matéria-prima, horas de trabalho, ferramentas e capital. Resultados são os objetivos alcançados a partir da aplicação dos recursos.

Eficiência

A eficiência é a medida que foca nos recursos que foram necessários para se atingir o objetivo. Uma empresa eficiente é a que consegue administrar a realização das atividades com custos e esforços reduzidos, sem comprometer a qualidade.

Como exemplo, se o objetivo de um órgão público fosse diminuir os casos de dengue e os gestores decidissem pagar à população R$ 5 por mosquito morto, poderiam atingir o objetivo de diminuir os casos, mas haveria grande dispêndio de recursos, prejudicando a eficiência da operação.

Nas questões de prova sobre eficiência cobra-se frequentemente a relação entre custo e produção. Quando menor essa proporção, maior a eficiência.

Eficácia

Eficácia está relacionada ao alcance dos fins. Parafraseando Maquiavel em “os fins justificam os meios”, no conceito de eficácia, o cumprimento dos objetivos é que deve ser avaliado, desprezando-se a discussão sobre os recursos utilizados.

Seguindo a mesma situação mencionada acima, a ação contra dengue teria sido eficaz, pois atingiu o objetivo de diminuir os casos da doença (mesmo que a custos elevadíssimos).

Quando a chamada da questão trata sobre cumprimento de metas de produção e alcance de objetivos, é um indício que esteja se referindo à eficácia.

Administração para o CNU – Efetividade

A efetividade é a avaliação de médio e longo prazo dos resultados da ação, considerando a capacidade de produção resultados duradouros e sustentáveis.

No caso em tela, a efetividade se daria pela melhora da qualidade de vida daquela população, aumento da expectativa de vida, diminuição da superlotação dos hospitais durante o verão, entre outros benefícios de longo prazo.

Administração Geral para CNU: eficiência, eficácia e efetividade

Nota-se que uma boa avaliação em eficiência não garante uma boa eficácia e vice-versa, porém, uma ação efetiva tende a ter sido eficiente e eficaz.

Encerramos aqui o estudo desses importantíssimos tópicos de Administração para o CNU. Até a próxima!

Saudações e aprovações,

Julio de Moraes

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos públicos em todo o país!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.