Aprovado em 142° lugar para o cargo de Policial Penal no concurso PP MG
Concursos Públicos
“Continue. Apenas prossiga. Se chegar a cair muitas vezes, lembre-se que isso faz parte da evolução. Dê tudo o que tem, o melhor de si, mesmo se achar que tem muito pouco, não tenha medo […]”
Confira nossa entrevista com Rafael Vidal dos Santos, aprovado em 142° lugar para o cargo de Policial Penal no concurso PP MG:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Vidal dos Santos: Tenho 28 anos, nasci em Barbacena-MG e tenho formação de nível médio. Sempre quis passar em concurso público mas parecia uma realidade muito distante, enfim decidi não ter medo e arriscar tudo dando o melhor de mim para alcançar esse objetivo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: A mais pura verdade? Além do desejo de me tornar bem sucedido, eu queria fazer história! Queria ver meu nome na lista de aprovados no diário oficial. Acredito que viemos ao mundo para vencer e fazer história, seja qual for a luta.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Rafael: Na realidade brasileira é muito difícil conciliar as duas coisas, pois o trabalho, principalmente na iniciativa privada, toma muito tempo e tempo vale mais que dinheiro se soubermos usar a nosso favor. Então larguei tudo para me arriscar no mundo do concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Rafael: Essa é a minha primeira aprovação em concurso e pretendo continuar estudando para alcançar cargos cada vez maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Rafael: Sinceramente eu tive que escolher, naquele momento, entre ter vida social ou abdicar disso para passar. É um momento em que temos que ter maturidade para priorizar o que é preciso: “ não estou aproveitando agora com familiares e amigos para poder aproveitar lá na frente”.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Rafael: A maioria não. Fui chamado muitas vezes de louco por largar tudo para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Rafael: Estudei focado por 3 meses para passar. Isso foi possível porque aprendi como estudar no decorrer da minha trajetória. A disciplina veio com os ensinamentos de vida que adquiri nesse tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael: Apenas lia os livros e fazia os exercícios. Usei os materiais do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Através de um professor.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafael: Depois de um tempo me dedicando aos estudos, era muito fácil para mim identificar um bom material e identifiquei isso no Estratégia. Senti a diferença na didática do material e eficiência na solidificação dos estudos através dos exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Um pouco mais de 10h líquidas por dia. Eu tinha um plano de bater o edital todo em um menor tempo possível, não me importando com a organização das matérias, para só revisar tudo no final por meio de questões. Eu brincava de me tornar um especialista naquele edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael: Simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael: O exercício é crucial para a aprovação. Não me lembro o total exato de exercícios que fiz, mas fiz mais de mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael: Tive dificuldade em todas as matérias, cada uma em um ponto diferente, mas eu achava graça porque sabia que aquilo não ia me parar. Quanto mais difícil era mais vontade eu tinha de aprender o assunto, essa foi a arma que usei para superar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: Uma loucura. Aí sim concordei com os que me chamaram de louco kkkkkk. Foram dias intensos de revisão por meio de muitas questões, dias sem descanso…me senti em uma guerra.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rafael: O Estratégia fornece ótimos materiais tanto para a prova objetiva como para a discursiva. Eu simplesmente aprendi e praticava.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael: Antes de aprender a estudar cometi muitos erros como por exemplo fazer resumos de livros. Dentre os acertos está o aperfeiçoamento por meio de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Sim. Isso não é vergonha para aqueles que caem, a desistência significa a chegada ao limite e são poucos que chegam até esse limite. Quando se luta por algo grande se prepara para encarar o extremo, diamantes são forjados pelo fogo. Então não ligue se isso acontecer pois a vitória é regida em cima de tropeços. Já cheguei a desistir após várias frustrações, depois de um tempo recomecei. Sei que algumas pessoas não acreditam mas aí é que está: eu não acreditava também até que um dia eu ouvi uma voz na minha cabeça que dizia: “ tente só mais uma vez” essa voz me convenceu e eu recomecei, me vi com uma força para lutar novamente que jamais tinha sentido na vida e hoje estou dando entrevista para o Estratégia Concursos. Não tenho dúvidas de que essa voz era Deus falando comigo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Continue. Apenas prossiga. Se chegar a cair muitas vezes, lembre-se que isso faz parte da evolução. Dê tudo o que tem, o melhor de si, mesmo se achar que tem muito pouco, não tenha medo. Sempre coloque Deus na frente de tudo que for fazer, em cada projeto de vida. Você vai ver onde irá chegar.