Aprovado em 1º lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Logística, Aquisições e Contratos - RJ
Concursos Públicos“Minha mensagem é para vocês nunca desistirem, mesmo após uma prova ruim, apesar de terem achado que estavam preparados, porque isso acontece, e sempre ter cuidado com a saúde mental.”
Confira nossa entrevista com Marlon Teixeira de Oliveira, aprovado em 1º lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Logística, Aquisições e Contratos – RJ:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marlon Teixeira de Oliveira: Eu me chamo Marlon, sou formado em Engenharia de Produção na UERJ e moro no Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marlon: Eu trabalhava em uma empresa privada na área de pcp e percebi que para conseguir subir na empresa, não seria necessariamente pelo meu mérito e como já tinha estagiado no BNDES, acabei tomando a decisão de fazer concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marlon: Eu trabalhava no Banco do Brasil como supervisor de atendimento e, para conseguir estudar, eu acordava 5h da manhã e estudava 2h durante o meio de semana e 4h nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marlon: Eu já fui aprovado no Banco do Brasil para agente comercial, fiquei em 48° e agora fui aprovado na Dataprev para o cargo de analista de TI: logística, contratos e compras e fiquei em primeiro lugar. Pretendo estudar por mais um ano para aproveitar essa leva de concursos com altos salários que estão por vir.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marlon: Eu acabei me afastando de algumas pessoas por sempre me negar a sair, mas mesmo assim consegui manter alguns amigos. Hoje em dia, eu saio pelo menos uma vez por semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marlon: Minha família e minha namorada sempre me deram suporte, apesar de, por causa dos estudos, eu não conseguir acompanhá-los em algumas ocasiões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marlon: Eu estudei direcionado para ele umas duas semanas após sair o edital. Para manter a disciplina, eu pedi ajuda da minha namorada para acordar às 5h da manhã até me acostumar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marlon: Eu usei somente os cursos em PDF. A vantagem era de conseguir focar somente no que eu não sabia e a desvantagem foi de não perceber que eu tinha o que aprender em certos conteúdos que eu imaginava que já dominava.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marlon: Por indicação de um amigo da faculdade.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marlon: A qualidade dos PDFs sempre me impressionou e os exercícios comentados e enfoque no mais importante de cada matéria sempre me ajudaram muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marlon: Eu estudava sempre duas matérias de forma concomitante e estudava duas horas líquidas durante a semana e 4 horas líquidas nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marlon: Eu fazia os simulados para saber o que eu precisava revisar mais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marlon: A resolução de exercícios é muito importante porque te ajuda a ter bem menos chances de ser surpreendido por alguma questão na hora da prova. Não lembro quantas questões eu fiz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marlon: Atualidades e Português. Fazendo muitos exercícios para facilitar a fixação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marlon: Eu mantive a mesma rotina, exceto no dia pré-prova, em que eu estudei umas 8 horas líquidas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marlon: Meu maior erro foi ter feito poucos exercícios das matérias em que tenho mais dificuldade e meu maior acerto foi de conseguir manter a rotina dos meus estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marlon: Cheguei sim, porque é uma jornada muito cansativa. Minha maior motivação para seguir foi o suporte dos meus pais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marlon: Minha mensagem é para vocês nunca desistirem, mesmo após uma prova ruim, apesar de terem achado que estavam preparados, porque isso acontece, e sempre ter cuidado com a saúde mental.