Aprovada no concurso FNDE para o cargo de Especialista Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais
Concursos Públicos
“Aconselho a ter constância nos estudos, se algum dia não deu pra estudar, tentar revisar alguma matéria ou fazer questões por 15 minutos que seja […]”
Confira nossa entrevista com Daniela Oshiro Yanaze, aprovada no concurso FNDE para o cargo de Especialista Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniela Oshiro Yanaze: Meu nome é Daniela Oshiro Yanaze, tenho 29 anos, sou de Campo Grande – Mato Grosso do Sul e me formei em Direito na UFMS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniela: Eu trabalhei como assessora jurídica em Campo Grande, porém estava pensando em mudar de área, já que não gostei muito de trabalhar com o Direito. Em 2021, meu marido foi aprovado em um concurso em Brasília e, então, pedi exoneração do meu trabalho e me mudei para cá junto com ele. Como aqui tem muitos órgãos públicos, resolvi mudar de vez de área e, em 2022, comecei a estudar para concursos que ofertassem cargos relacionados à gestão pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniela: Não. Tive esse privilégio de poder estudar o dia inteiro sem precisar trabalhar. Porém, fazia muitas tarefas domésticas, o que não deixa de ser trabalhoso, então nos momentos em que eu fazia as atividades domésticas eu colocava uma videoaula para escutar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniela: Somente para o concurso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação) fui aprovada nas vagas imediatas (posição 53). Fui aprovada em outros como o PPGG-DF, Dataprev, IFB, CORE-DF, porém fiquei dentro dos cadastros de reserva. Pretendo continuar estudando para o CNU, especialmente para o cargo de EPPGG.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniela: Minha vida social sempre foi bem agitada, sempre saí com amigos e família, mas claro que muito disso vem do privilégio de poder estudar sem trabalhar. Porém, acredito que mesmo trabalhando iria sair pelo menos aos fins de semana, pois pra mim é essencial sair e me divertir com as pessoas que eu gosto.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Daniela: Meu marido me apoiou incondicionalmente, inclusive financeiramente. Sempre me incentivou e me ajudou bastante em momentos de desesperança.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniela: Um mês. Abria o conteúdo programático todas as vezes que ia estudar e tentava estudar tudo que estivesse lá até a data da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniela: Basicamente videoaulas, PDFs e questões. Para mim, a maior vantagem das videoaulas é que eu consigo escutar fazendo qualquer coisa, como por exemplo lavando louça, passando roupa, etc, e eu tenho uma memória auditiva boa, então para mim funciona bastante. Os PDFs ajudam a fixar mais o conteúdo e as questões testam nosso conhecimento, se realmente fixei aquela matéria ou não, então é ótimo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniela: Pelo Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniela: Sim. As videoaulas são boas, professores que realmente sabem das matérias que mais caem nos concursos. Os PDFs também são ótimos, resumidos e com mapas mentais que auxiliam na fixação do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniela: Estudo em média 5/6 horas líquidas por dia, e estudo várias matérias (umas 5), pois me cansa estudar a mesma matéria por muito tempo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniela: Não faço muitas revisões. Às vezes faço os simulados do Estratégia. Faço muitas questões, então já acabo revisando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniela: Extremamente importante. Acho que sem fazer exercícios é muito difícil passar. Não sei ao certo quantas questões fiz, mas foram muitas! É bom porque, além de testar seus conhecimentos, também faz fixar melhor as matérias, principalmente aquelas que você errou na questão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniela: Sou de humanas, então acredito que as matérias que senti mais dificuldade foram Raciocínio Lógico, Informática e Contabilidade Pública. Assisti bastante videoaula e fiz muita questão para melhorar nessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniela: A mesma de todos os dias, apenas foquei mais o que estava no edital.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniela: Basicamente não tive uma preparação para a prova discursiva, pois venho de uma formação em que é essencial escrever corretamente, com coerência e coesão. O que eu aconselho é ler bastante outras redações, textos dissertativos-argumentativos, tentar entender a estrutura do texto que a banca adota, utilizar sempre conectivos que proporcionem maior coerência entre as ideias e, principalmente, saber o conteúdo do que poderá ser cobrado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniela: Meus principais erros acredito que ocorreram no início dos estudos, quando tentava várias táticas de estudo que eu via no Youtube e não funcionava para mim.
Sem dúvida, o meu maior acerto foi saber a melhor forma que eu conseguia fixar uma matéria, pois cada pessoa é diferente e cada um vai ter a sua melhor forma de estudar. Hoje eu vejo que meus métodos de estudo são não-convencionais (estudo deitada na cama, na rede, faço questões no celular, coloco videoaula na tv…) e funciona pra mim! Então, acredito que algumas táticas são sim essenciais, como a constância nos estudos e a resolução de questões, mas a maneira de se fazer isso tem que ser adaptada de acordo com o perfil de cada um.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniela: Desistir não, mas já cheguei a pensar que não fosse capaz de passar. Minha principal motivação para continuar foi ver meu desempenho melhorando nas questões e nas provas, então entendi que seria uma questão de tempo mesmo e resiliência até passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou
Daniela: Aconselho a ter constância nos estudos, se algum dia não deu para estudar, tentar revisar alguma matéria ou fazer questões por 15 minutos que seja. Isso faz com que os estudos virem hábitos e a mente sempre esteja em contato com os conteúdos, deixando a fixação muito mais fácil. E o maior conselho é se autoconhecer, saber o que funciona melhor para você, saber se a sua memória é mais visual ou auditiva, se precisa de mais pausas entre os estudos, entender no geral o que é melhor para seu próprio corpo e mente. Desejo boa sorte e boa jornada a todos!