Aprovado em 2° lugar no concurso PETROBRAS para o cargo de Manutenção Elétrica
Concursos Públicos“[…] Existem pessoas extremamente bem sucedidas que escolheram outros caminhos que não o do concurso público. Mas se você acha que tem vocação para os estudos então vá em frente. E utilizar um material como o do Estratégia com certeza vai te ajudar bastante e vai fazer a diferença.”
Confira nossa entrevista com Daniel Gazzoli Nunes, aprovado em 2° lugar no concurso PETROBRAS para o cargo de Manutenção Elétrica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniel Gazzoli Nunes: Sou formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal do Espírito Santo, tenho 28 anos e nasci em Vitória, capital do Espírito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniel: O serviço público no Brasil oferece algumas vantagens em relação à iniciativa privada. A remuneração geralmente é melhor e há uma segurança maior, pois é mais difícil ser demitido se comparado à iniciativa privada. Além disso, eu estava desempregado e tinha que arranjar um emprego.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniel: Não, quando eu comecei a estudar para concursos eu estava desempregado e estudava em tempo integral.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniel: Fui aprovado no concurso do Banestes em 1º Lugar para Analista Econômico Financeiro – Gestão Financeira (https://conhecimento.fgv.br/concursos/banestes22/1).
Fui aprovado em 4º Lugar no concurso do Banco do Brasil para Escriturário Agente de Tecnologia (https://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=bb0122).
Fui aprovado em 2º lugar no concurso da Petrobrás para Técnico Ênfase 4: Manutenção – Elétrica (https://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_23_nm).
Fui aprovado em 1º lugar no concurso para TJ – ES Analista Judiciário – Apoio Especializado – Engenharia Elétrica (https://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_es_23).
Fui aprovado em 1º Lugar para Consultor Engenheiro Eletricista no CREA-ES (https://www.idcap.org.br/informacoes/85/).
Desde a metade do ano passado, eu parei de estudar para concursos. Resolvi relaxar um pouco e curtir a vida. Estou esperando ser chamado em alguns dos concursos que eu passei ainda e não decidi quais serão os próximos passos. Porém, se eu decidir que é hora de tentar um cargo novo, eu certamente voltarei a estudar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniel: Eu estudava nos dias úteis e, aos fins de semana, eu saía com amigos ou com familiares. Eu não abria mão de ter meus momentos de lazer e nem acho que seja uma boa ideia. O lazer é importante para a saúde mental e saúde mental não é uma coisa que vale a pena sacrificar para passar em uma prova.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Daniel: Sim, tive muito apoio dos meus pais e parentes. Meus parentes me enviavam links de concursos e processos seletivos abertos. Meus pais cuidavam de tudo em casa para que eu pudesse me concentrar somente em estudar. Nenhuma das minhas aprovações seria possível sem o apoio e a ajuda da minha família.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniel: Eu não medi exatamente quanto tempo eu estudei para o último concurso especificamente, mas eu estava em um ritmo de estudos onde eu estudava entre 6 a 8 horas por dia em média.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniel: Eu comecei utilizando as videoaulas, mas eu percebi que mesmo assistindo as videoaulas em velocidade maior eu levaria mais tempo para ver o conteúdo, do que utilizando o material escrito. Então eu comecei a utilizar mais os PDFs do Estratégia. Eu conseguia ver o conteúdo de forma bem mais rápida e no PDF ainda tinha questões comentadas relacionadas ao conteúdo que eu acabei de ver que eram muito úteis para testar o meu conhecimento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniel: Um amigo me indicou e disse que era o melhor e quando eu fiz uma pesquisa na internet, eu tive essa mesma impressão.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniel: Com certeza, antes de utilizar o material do Estratégia, eu estava tentando buscar livros em bibliotecas públicas sobre os assuntos que iriam cair nas provas. Com essa abordagem, eu iria gastar muito tempo fazendo pesquisa e, consequentemente, teria menos tempo para estudar e veria menos conteúdos. O Estratégia me economizou esse tempo e me permitiu ainda estudar de forma mais direcionada e praticar com questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniel: Eu geralmente estudava entre 6 a 8 horas por dia e estudava uma ou duas matérias de cada vez (uma ou duas matérias por dia).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniel: Eu tinha muito conteúdo novo para ver em pouco tempo, então eu não fazia muitas revisões. Eu achava mais vantajoso ver conteúdo novo, do que rever conteúdo que eu já vi. Porém, eu fiz algumas revisões, geralmente eu via os tópicos dos PDFs e fazia uma leitura rápida de alguns tópicos que eu achasse que eu estava pior. Fazia alguns exercícios e revisava os que eu errava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniel: Eu perdi as contas de quantas questões eu fiz. Resolver exercícios é muito importante, porque é o que a gente faz na prova. A gente só consegue saber se a gente está bem mesmo em algum conteúdo, fazendo alguns exercícios. Se você errar, é porque não está sabendo direito e tem que rever para entender o que te levou ao erro e qual é o raciocínio correto.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniel: Eu tinha mais dificuldade nas disciplinas mais específicas, principalmente a parte de leis, normas regulamentadoras e etc. Para superar as dificuldades não tem outro jeito, tem que estudar mais e fazer mais exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniel: Na semana que antecede a prova, eu continuo estudando normalmente, se o planejamento foi bem montado então haverá tempo para algumas revisões. O dia antes da prova eu tiro para relaxar, descansar a mente para a prova no dia seguinte.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniel: Eu não me preparei muito de forma específica para as discursivas que eu fiz. Para fazer uma boa discursiva, além de saber o conteúdo que é cobrado nas discursivas é importante saber escrever bem. Eu aconselho além de estudar o conteúdo específico que é cobrado nas discursivas: praticar! Escrever sobre diversos assuntos e ter alguém para avaliar a sua escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniel: Acho que o principal erro foi começar a estudar sem planejamento. No início, eu via o que ia cair no edital e começava a ler os PDFs das matérias específicas de forma aleatória. Depois, eu aprendi que vale a pena analisar o edital, ver quais matérias valem mais pontos, quais matérias você está melhor e quais você está pior para decidir quanto tempo vale a pena gastar em cada uma. Acho que os acertos foram: investir nos materiais para economizar tempo e otimizar meus estudos e encontrar um local tranquilo e livre de distrações para estudar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniel: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel: Eu aconselharia analisar sua situação e analisar se esse é o melhor caminho para você. Eu poderia dizer algum tipo de frase motivacional do tipo: “só não passa em concurso quem desiste” ou “qualquer um pode ser um aprovado em concurso, basta se esforçar”. Mas, a verdade é que todos estão se esforçando e o número de vagas é limitado. Se você não tiver vocação para isso, é melhor buscar outras opções. Existem pessoas extremamente bem sucedidas que escolheram outros caminhos, que não o do concurso público. Mas se você acha que tem vocação para os estudos, então vá em frente! E utilizar um material como o do Estratégia Concursos com certeza vai te ajudar bastante e vai fazer a diferença.