Aprovado em 83° lugar no concurso do PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (Guarabira)
Concursos Públicos
“[…] Se estiver estudando para concurso, dê o seu melhor todo dia. Não se iluda com a motivação, estudar é difícil , e seu cérebro tende a buscar o que é mais fácil e mais cômodo. Você não precisa de motivação, você precisa de disciplina.”
Confira nossa entrevista com Kayque Castro de Almeida, aprovado em 83° lugar no concurso do PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (Guarabira):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kayque Castro de Almeida: Chamo-me Kayque Castro, tenho 19 anos, moro na Zona Rural do município de Bananeiras-PB. Por enquanto eu tenho só o ensino médio completo, cheguei a iniciar Enfermagem na UFCG um pouco contra a minha vontade aos 17 anos, digo isso em virtude não só de não ser aquilo que eu queria, mas também porque a situação financeira da minha família é difícil e passar 5 anos em uma faculdade longe da minha cidade não me agradava muito, a sensação de gerar gastos e ver minha mãe fazendo faxina a semana inteira para eu conseguir estudar me deixava com uma sensação de impotência terrível, só pensava em resolver esse dilema.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kayque: A vontade incessável de mudar de vida e ajudar minha família resume minha luta como concurseiro atualmente. Antes de iniciar a faculdade, eu já queria focar em estudar para concurso, infelizmente minha família desacreditou da minha ideia de primeiro passar em um concurso de nível médio e fazer faculdade após nomeado e com estabilidade financeira. Iniciei o curso de Enfermagem por pressão familiar, passei lá 3 períodos e abandonei o curso após ter iniciado um tratamento medicamentoso para déficit de atenção e ter tido um surto psicótico. Apesar de ter sido um momento difícil da minha vida, foi a partir daí que minha família me deixou escolher meu caminho e comecei a estudar e mudei meu status de estudante para concurseiro em Janeiro de 2023, inicialmente comecei a estudar para a ESA após pesquisar por oportunidades de concurso, a princípio eu pretendia prestar esse exame, entretanto no final de Julho de 2023, eu assisti a uma live do professor Murilo Marques falando sobre o concurso da PMPB, vi que que seriam algo em torno de 1100 vagas e por ser um concurso estadual a chance de ser aprovado na PMPB seria bem maior que na ESA , decidi então comprar o pacote do Estratégia aproveitando que estava na promoção. Na mesma semana saiu um concurso da prefeitura de Dona Inês-PB e me escrevi também para o cargo de GCM, por ter em seu edital a maior parte do conteúdo presente no meu plano. Foquei a princípio em revisar gramática com as aulas da professora Janaina Arruda e tive que aprender informática( minha maior dificuldade que foi sanada pelo professor Renato da Costa). Estudei só os tópicos de direito que cairiam na GCM bem por cima, e com isso eu acertei 30 de 40 questões. Quando eu vi esse resultado fiquei ainda mais motivado, e constatei que eu conseguiria de fato garantir minha vaga. Estudei com afinco com os PDFs do Estratégia , com eles absorvi o conteúdo de noções de direito a ponto de chegar perto de gabaritar esse tópico na PMPB. Foquei especificamente para a PMPB do dia 18 de setembro até a data da prova, quando vi que fiquei dentro das vagas me senti ainda mais motivado a ser aprovado em mais concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kayque: Apesar de ser pobre, eu só fico em casa estudando, quero ser nomeado ainda esse ano.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Kayque: Eu pretendo continuar estudando, sei que meu plano B no momento é me preparar para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kayque: Sendo bem sincero, eu não tenho vida social. Só saio de casa quando necessário, me isolei para estudar para concursos. O meu descanso era treinar para o TAF.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kayque: Minha família de fato começou a entender e me apoiar após a minha aprovação na PMPB. Antes disso, eu era criticado veementemente: Minha família achava que era melhor fazer faculdade primeiro ou distribuir currículos para conseguir um emprego.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kayque: Estudei do dia 18 de setembro até as vésperas do concurso da PMPB que foi no dia 29 de outubro. Foram 41 dias dormindo pouco. Acordando cedo e dormindo tarde. Eu apenas foquei em vencer um dia de cada vez, dar o meu melhor dia após dia independentemente do cansaço eu só ia lá e fazia. A disciplina é fruto da execução.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kayque: Eu estudei português tanto com as videoaulas quanto com o curso em PDF do Estratégia, e com isso eu consegui sanar minha maior dificuldade: a gramática. Já quanto a informática, eu só estudei por videoaulas, pois achei muito dinâmica a forma como o professor Renato da Costa ensina e não senti necessidade de utilizar os PDFs de informática. Já na parte de noções de direito eu só li os PDFs, nessa matéria os PDFs me auxiliaram muito não teria acertado 22 das 25 questões de Direito sem eles.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kayque: Eu conheci através do YouTube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Kayque: Eu só cheguei a assinar um outro curso . A minha crítica a ele foi quanto à superficialidade dos PDFs, eles não eram didáticos e se aproximavam mais a um resumo. Não tinham questões comentadas, o que era outro fator a ser destacado que dificultava bastante.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Kayque: Sim. Cheguei a fazer o concurso da prefeitura de Dona Inês-PB. Acertei 30 de 40 questões, e fiquei em 24º de 4 vagas para o cargo de Guarda Municipal. Foi uma preparação bem curta, era uma prova com uma cobrança bem menor que a da PMPB.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Kayque: Eu senti uma evolução tremenda em Gramática, Informática e Direito. Tanto as aulas quanto os PDFs fizeram toda diferença em minha preparação. Os simulados me fizeram ganhar confiança e direcionar meus estudos para onde eu estava indo mal. O módulo do “Bizu estratégico” contendo links de questões específicas da banca foi crucial. E isso sem contar a nata da revisão de véspera.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kayque: Eu confesso que eu não segui plano de estudos. Eu focava em melhorar meus pontos fracos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kayque: Eu tive pouco tempo até a prova. Como era pouco tempo até a prova eu fazia anotações rápidas e grifos. Quando eu sentia que estava esquecendo fazia uma revisão rápida. Os simulados serviam como uma bússola de onde eu deveria focar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kayque: Extremamente necessário para fixar o conteúdo. Eu não lembro exatamente a quantidade ao todo, no entanto eu fazia em média umas 30 a 50 questões por dia. Além das questões dos simulados disponibilizados pelo Estratégia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kayque: Gramática e Informática. A primeira eu superei com as aulas da professora Janaina Arruda e com o curso em PDF do Estratégia. Já a segunda eu superei com as aulas do professor Renato da Costa, com elas já foi suficiente para uma boa preparação. Um outro adendo que apesar de não fazer resumos eu sempre estava anotando estudando de forma ativa.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kayque: Na semana que antecedeu a prova eu assisti as Revisões de Véspera. Refiz os simulados. Revisei minhas anotações. No dia pré-prova eu dormi bem cedo para ter um bom desempenho.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Kayque: Eu confesso que eu negligenciei essa etapa importantíssima por ter certa familiaridade com redação, já cheguei a tirar 940 na redação do ENEM. O que resultou em uma nota 7,9 fato que me fez cair algumas colocações.
Minha dica é montar um esqueleto de redação autoral e treinar toda a semana. O esqueleto de redação ajuda muito quanto a precisão da nota e a velocidade em se fazer a redação. Isso quando o candidato pratica com regularidade, não recomendo negligenciar mesmo se já tiver experiência, mantenha uma prática regular de no mínimo uma produção textual por semana
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kayque: Meus acertos:
Ter estudado todo dia, me dedicado o máximo possível.
Meus erros:
Negligenciar a prova discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kayque: Eu estava ocupado demais estudando para pensar em desistir. Foquei em vencer um dia de cada vez, indo dormir com a sensação de ter dado o máximo de mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kayque: Se dedique o máximo possível ao seu sonho. Se estiver estudando para concurso, dê o seu melhor todo dia. Não se iluda com a motivação, estudar é difícil , e seu cérebro tende a buscar o que é mais fácil e mais cômodo. Você não precisa de motivação, você precisa de disciplina.