Aprovado em 112° lugar no concurso PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (Campina Grande)
Concursos Públicos“É difícil, mas não impossível, basta termos disciplina e um bom material para chegarmos longe […]”
Confira nossa entrevista com Fábio Leite de Sousa, aprovado em 112° lugar no concurso do PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (Campina Grande):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fábio Leite de Sousa: Meu nome é Fábio Leite, sou natural e residente na cidade de Conceição, onde sou funcionário público do município concursado desde 2020, exercendo a função de agente de vigilância, cidade localizado no estado da Paraíba. Tenho 28 anos, sou de família humilde e filho de agricultores. Meu nível escolar é o ensino médio completo, iniciei minha trajetória nos estudos para concurso em 2016, no entanto nunca conseguia manter a constância nos estudos, mas mesmo assim consegui algumas aprovações em concursos na esfera municipal e também no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fábio: Com pouca condição financeira, não tendo como custear outro meio de estudo, vi no concurso público uma grande oportunidade de conseguir um emprego e, por consequência, estabilidade, por menor que fosse devido aos cargos disponíveis ao meu nível escolar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fábio: Sim, sempre vencendo o cansaço e aproveitando as horas livres.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fábio: Em 2016, fui aprovado em 1º lugar para o cargo de GARI, em um município vizinho a minha cidade, entretanto o concurso foi suspenso por mais de dois anos, mas mesmo assim quando foi retomado tomei posse e trabalhei na função durante dois anos e quatro meses. Em 2017, passei em 1º lugar no concurso do IBGE para o cargo de recenseador no município onde resido, cargo este temporário. Em 2019 fui aprovado em 18ª posição para o cargo de agente de vigilância, no município onde moro, cargo este que tomei posse em 2020. Em 2022 fui aprovado em 11º novamente para o cargo de recenseador do IBGE, mas não tomei posse. E, por fim, em 2023 fui aprovado no concurso da polícia militar da paraíba, em 112º para a região de Campina Grande.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fábio: Era uma rotina muito disciplinada a qual pouco saia de casa, na maioria das vezes saia para prática de atividades físicas como, correr e treinar na academia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Fábio: Minha família e minha noiva, que hoje é esposa, foram o diferencial na minha preparação, me dando todo o apoio e suporte para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fábio: Pelo período de nove meses. Consegui manter a disciplina devido ao meu sonho de ser policial militar e por apoio da minha família e da minha noiva.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fábio: Minha preparação foi com o uso das videoaulas, PDFs, resumos, mapas mentais e muitas questões. material este disponibilizado pelo Estratégia Concursos no curso PM-PB.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fábio: Através de um amigo no ano de 2020.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Fábio: Quando comecei a estudar para concursos em 2016, estudava num cursinho presencial, sendo que os professores eram concurseiros a mais tempo e montaram duas apostilas uma de matemática e outra de potuguês e disponibilizaram para os alunos do cursinho e também davam aulas e excelentes dicas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Fábio: Sim, aprovado em três concursos, dois municipais e um do IBGE.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Fábio: Sim, a partir do momento que tive contato com os materiais do Estratégia meu desenvolvimento foi bem relevante. O diferencial que me ajudou bastante foi o material completo que o Estratégia tem em sua plataforma com PDFs, videoaulas, resumos, mapas mentais, o Bizu Estratégico e vale salientar a quantidade de questões disponíveis nos PDFs (todas comentadas) e também os simulados que foram de fundamental importância na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fábio: Na minha preparação sempre busquei seguir um cronograma de segunda a sábado estudando três disciplinas por dia, sendo que em média estudava seis horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fábio: Minhas revisões eram sempre pelos próprios resumos do Estratégia, eu não fazia resumos para não perder tempo e sendo que na própria plataforma já possui resumos e mapas mentais e sempre fazia muitas questões para saber quais assuntos eu não estava bem e precisava revisar mais. Vale destacar os simulados que foram uma espécie de divisor de águas na minha preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fábio: O aluno que estuda sem resolver questões é a mesma coisa de fazer uma prova e não preencher o gabarito, ou seja, é de fundamental importância. Na minha preparação fiz em torno de umas seis mil questões no período de oito meses que estudei para o concurso PM-PB.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fábio: Informática e espanhol, mas com as videoaulas dos professores do Estratégia consegui melhorar bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fábio: Com muita resolução de questões da banca e revisando o Bizu Estratégico. Também é de grande importância assistir a Revisão de Véspera com os professores do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Fábio: Com o material do Estratégia consegui fazer uma boa discursiva e com muita prática e leitura.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fábio: Erros, talvez ter me preocupado e ficado inseguro.
Acertos, ter escolhido um bom material para estudar e ter feito muitos simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fábio: Sim, às vezes quando não conseguia entender algum assunto e errava muitas questões dava uma desanimada, mas a vontade de vencer e realizar um sonho falou sempre mais alto.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fábio: É difícil, mas não impossível, basta termos disciplina e um bom material para chegarmos longe.
Assim, como vi no concurso público a chance de mudar de vida, sei que muitos veem também, então não façamos corpo mole e vamos em busca dos nossos sonhos.