Aprovado no concurso AMC Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito
Concursos Públicos
“Tenha o material certo para estudar, escute quem já foi aprovado, mantenha a constância e nunca desista, sua vez vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Hernando Ribeiro de Carvalho, aprovado no concurso AMC Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hernando Ribeiro de Carvalho: Me chamo Hernando Ribeiro, sou graduado em Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual do Piauí e tenho Pós Graduação em Gestão Empresarial. Tenho 34 anos e sou natural de Teresina, no Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hernando: Meu irmão é concursado e foi ele quem me incentivou a iniciar os estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hernando: Sim, trabalhava e estudava. Eu deixava para estudar sempre após as 22:00h, pois era o horário que eu conseguia colocar minha filha pequena para dormir e tinha tranquilidade para estudar. Estudava entre 01:30h e 02:30h por dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Hernando: Já fui aprovado no concurso da PM do Rio Grande do Norte, acabei não seguindo no certame por questões pessoais. Fui aprovado também no concurso para Soldado do CBM do Piauí, neste eu fui reprovado no TAF.
Pretendo continuar estudando para conseguir meu objetivo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Hernando: Como tenho uma filha pequena e sou casado, tinha que manter alguma vida social, nada muito agitado, mas mantive alguns passeios em família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Hernando: Sim, os poucos familiares e amigos que sabem que sou concurseiro sempre me apoiaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Hernando: Para este concurso da AMC eu estudei cerca de 3 meses focado no edital. Tenho um formato de estudo que me identifico e consigo manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hernando: Eu utilizei, principalmente, os PDFs do Estratégia. Eles foram a base para que eu conseguisse esta aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hernando: Meu irmão foi quem me apresentou a plataforma.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hernando: Gosto dos materiais, pois são resumidos e focados no que realmente importa. Por eu não ter muito tempo disponível para estudar, devido o trabalho e a família, ter este material ajudou bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hernando: Como falei, eu estudava entre 01:30h e 02:00h por dia, cada dia sendo duas matérias. Aos domingos eu fazia simulados.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Hernando: Eu costumo fazer resumos de cada assunto estudado, eles servem para que eu fixe melhor o conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hernando: Exercícios são primordiais. Nos três meses de preparação para este concurso, eu resolvi mais de 1.000 questões na plataforma do Estratégia, inclusive nos intervalos do trabalho eu aproveitava para resolver algumas questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hernando: Tinha dificuldade no CTB, pois é uma matéria específica para concursos na área de trânsito. Foquei bastante nele, reservando um dia somente para estudá-lo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hernando: Na semana antes da prova eu busquei responder muitas questões e ler apenas sobre o que eu ficava bastante em dúvida nas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Hernando: Sim, este é um pensamento que sempre aparece, pois dormir tarde e acordar cedo diariamente não é fácil, mas eu segui em frente até conseguir a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hernando: Tenha o material certo para estudar, escute quem já foi aprovado, mantenha a constância e nunca desista, sua vez vai chegar.