Aprovado em 3° lugar no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Jurídico - Área: Apoio - Especialidade: Engenharia Civil
Concursos Públicos“Primeiro escolher um cargo e focar todo os esforços nas matérias que são cobradas para esse cargo. Estudar as possíveis bancas podem ser contratadas para aplicação das provas […]”
Confira nossa entrevista com Jônatas Negrão Neves, aprovado em 3° lugar no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Jurídico – Área: Apoio – Especialidade: Engenharia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jônatas Negrão Neves: Meu nome é Jônatas Negrão Neves, sou formado em Engenharia Civil, tenho 35 anos, nascido em Belém-PA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jônatas: Foi quando fui demitido e me vi sem uma perspectiva, assim eu percebi que precisava de uma estabilidade tanto financeira, bem como ter um emprego que me proporcione uma qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jônatas: Sim, eu sempre trabalhei e estudei. Eu sempre trabalhei em empregos com 6 horas corridas. Dessa maneira, eu chegava em casa almoçando, e logo partia para estudos até a noite, isso todos os dias. Nos fins de semanas, eu conseguia estudar mais horas, por não estar trabalhando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jônatas: Aprovações:
IPHAN-2018, cargo: AUXILIAR INSTITUCIONAL – ÁREA 4/BA- posição 14°.
Governo do Estado do Amapá – Secretaria de Estado da Administração- Gestão Governamental -2018, cargo: Assistente
Administrativo posição 90°.
SEAD – SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO – GO-2022, cargo: Analista de Gestão Governamental- Engenharia I, posição 30º.
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – TRT 8ª REGIÃO-2023, cargo: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: ENGENHARIA CIVIL,posição 3º
UEAP – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ – AP-2023, cargo: ANALISTA EM INFRAESTRUTURA – ENGENHARIA CIVIL, posição 2º
Vou continuar estudando, pois estou focado nos concursos federais que serão liberados em 2024, exemplo do DNIT, ANTT e CNU.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jônatas: Eu saía muito pouco, somente nos fins de semanas, mais com minha família. Em relação aos amigos, era eventualmente em datas comemorativas, aniversário, casamentos e etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jônatas: Sim, sempre tive apoio de todos. Eles são muitos compreensivos em relação a minha ausência muitas vezes.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jônatas: Eu estudei focado por três meses. Contudo, eu já tenho uma base boa, assim meu pós edital se torna mais uma revisão e estudos de alguma matéria nova dependendo do edital.
Para manter a disciplina, eu tenho um planejamento diário de atividades, controladas por uma tabela em Excel. Dessa maneira, eu sei o que estudar por dia e o tempo que tenho que estudar por matéria.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jônatas: Sou adepto da leitura de PDF, assisto poucas videoaulas, na minha visão o uso dos PDFs é mais eficiente. Quando medimos nossa produtividade, a leitura de PDF consegue absorver mais conteúdos em um espaço de tempo menor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jônatas: Quando comecei a estudar para concurso, a mais ou menos 5 anos atrás, pesquisei sobre cursos preparatórios para concursos, e logo eu descobri sobre a boa reputação do Estratégia Concursos. Comprei o material e gostei, e até hoje utilizo e não me arrependo. É um material que você pode confiar, porque no início você já percebe uma qualidade, a explanação dos assuntos, a profundidade que os professores explicam as matérias, isso vai gerando uma confiança. Dessa forma, você tem a certeza que no dia da prova você estará bem preparado e que terá chance de ser aprovado.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jônatas: Não, sempre utilizei o material do Estratégia desde do começo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jônatas: Eu faço uma planilha no Excel, divido o meu tempo de estudos por três partes : 1- matérias de conhecimento geral (Portugues, RLM. Dir. Constitucional, Dir. ADM), 2- matérias de conhecimento específicas ( Eng civil, fundações, elétrica, hidráulica, revestimento, etc.). Na última parte deixo para revisões. Por dia, eu estudo 1 horas e meia líquida por matéria, assim estudo 1 matéria geral, 1 matéria específica e 1 matéria na revisão. Dessa forma, por dia eu estudo 4 horas e meia de horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jônatas: Eu faço revisões todos dias das matérias do dia anterior e nos fins de semana procuro fazer simulados direcionados em assuntos que meu rendimento não esteja satisfatório.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jônatas: Para mim, resolução de exercícios é muito importante, porque nessa etapa que o concurseiro mede seu conhecimento. E assim, nós podemos identificar onde pode melhorar e corrigir a rota. Atualmente, já fiz umas 30 mil questões desde que comecei os estudos para concursos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jônatas: Matérias de contabilidade são matérias extensas e com riqueza de detalhes, essas matérias eu tive muitas dificuldades. Para superar esse obstáculo, eu estudava lendo todo PDF, e logo após finalizar o PDF, eu fazia muitas questões referente a tudo que estudei anteriormente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jônatas: Eu mantenho o mesmo o ritmo de estudos durante a semana, porém o foco só em revisões, não estudo assunto novo. No dia pré-prova eu foco somente na memorização de fórmulas de questões de cálculos de Engenharia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jônatas: Teve discursiva sim, eu verticalizei o edital e fiz resumo de cada assunto para aprender os pontos mais importantes. Além disso, eu gosto de criar questões discursivas e responder às questões objetivas da própria banca, porém respondendo de forma discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jônatas: Erros : primeiro foi não focar em uma área específica; segundo não ter priorizado no início o estudo de discursivas.
Acertos: Sempre fui disciplinado, isso me ajudou muito. O principal acerto que eu tive foi que planejei minha vida de concurseiro, primeiro passei em concurso de cargo de ensino médio, assumi o cargo. Dessa maneira, pude focar em concursos maiores tendo o suporte financeiro e uma carga horária de trabalho flexível.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jônatas: Sim, muitas vezes. A principal motivação foi que ainda eu não estava satisfeito com o cargo que já tinha sido empossado, queria sim, cargo melhor o qual pudesse me proporcionar uma qualidade de vida melhor e a possibilidade de ajudar meus pais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jônatas: Primeiro escolher um cargo e focar todo os esforços nas matérias que são cobradas para esse cargo. Estudar as possíveis bancas podem ser contratadas para aplicação das provas. Por fim, olhe somente para cargo e todos os benefícios que você terá quando aprovado, não desista e seja sempre constante.