Aprovado em 36° lugar no concurso PM-MG para o cargo de Soldado Masculino - Lavras
Concursos Públicos
“Escolha uma área que goste, comece pequeno e evolua aos poucos. Não se preocupe em falhar as vezes, cuide da sua saúde mental e física isto irá impulsionar o resultado […]”
Confira nossa entrevista com Heitor Augusto Jacob Santos, aprovado em 36° lugar no concurso PM-MG para o cargo de Soldado Masculino – Lavras:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Heitor Augusto Jacob Santos: Sou Graduado em Direito, atualmente Advogado Associado, 28 anos, natural de Oliveira/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Heitor: Desde o início da Graduação, eu já tinha em mente o concurso da Polícia Militar, pelo prestígio e admiração pela instituição e, claro, pela idealização profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Heitor: Sim, eu prestei 3 concursos da PMMG. Durante toda essa trajetória, eu sempre trabalhei e estudei. Por último, foi ainda mais intenso, pois como Advogado Associado, eu sempre tive muitos prazos para cumprir no trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Heitor: Em 2021, fui aprovado na etapa objetiva da PMMG Soldado, porém, fiquei como excedente e em 2023 com o estratégia e foco, consegui ficar entre as vagas ofertadas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Heitor: No edital a rotina sempre foi bem leve, estudava apenas o básico. Com o edital publicado, eu me dedicava totalmente. Devido ao fato de trabalhar durante o dia, eu acordava entre 5h ou 5h30 e estudava até as 8h. E quando chegava do trabalho, estudava de 18h / 18h30 às 22h. Aos sábados e domingos me dedicava aos simulados e questões.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Heitor: Totalmente, minha mãe é servidora pública do estado de Minas Gerais, minha irmã é servidora municipal e minha namorada aprovada no concurso do Banco do Brasil 2021 (estudando com o Estratégia).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Heitor: Desde 2016/17 eu já “estudava” para o concurso da PMMG, porém, enquanto ainda estava na graduação, não foquei tanto quanto em 2021 pós-pandemia quando eu foquei totalmente para este concurso até o presente momento. Minha maior motivação sempre foi minha família e vontade de “vencer na vida” pelos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Heitor: Por grande parte da minha preparação, eu estudei de forma equivocada, sem direcionamento, sem acompanhamento e sem estratégia. Após ficar como Excedente do concurso de 2021, eu decidi que não queria mais passar por esta situação traumática.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Heitor: Foi aí que minha namorada, Letícia Viana Barbosa, aprovada no Concurso do BB utilizando o Estratégia, me indicou a plataforma. Com o edital aberto, eu adquiri o curso preparatório completo do Estratégia e segui as videoaulas, apostilas e Trilha Estratégica.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Heitor: Sim. Eu achava que bastava eu comprar apostilas prontas na internet para ser aprovado. Porém, no decorrer deste processo eu descobri que eu precisava de um estudo mais ativo. Entendi meus pontos fracos e foquei em corrigí-los. Confesso que gastei muito dinheiro com apostilas ruins e simulados desatualizados.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Heitor: Sim, em 2018 não atingi a nota de corte por uma questão e em 2021 fiquei como Excedente.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Heitor: Com toda a certeza. Eu descobri que meus pontos fracos eram as disciplinas de Português e Raciocínio Lógico. E sinceramente eu precisava muito das aulas da Prof. Janaína de português. Foram fundamentais as Trilhas Estratégicas, pois ganhamos tempo e organização.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Heitor: Eu me entreguei ao cronograma das Trilhas Estratégicas e confiei nelas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Heitor: No caderno eu anotava os pontos importantes para revisar. Fiz 14 simulados. Do
Estratégia e de outros sites também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Heitor: Exercícios se resumem a: Campo de Batalha. Para este concurso, acredito que umas 2 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Heitor: Português e Raciocínio Lógico. Entendi que eu era péssimo nessas matérias e encarei do Zero, do início ao fim das videoaulas e PDFs.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Heitor: Eu cumpri o cronograma de resumos do Estratégia e também adquiri um “Revisaço” de um outro mentor pra PMMG (Otávio Souza @pmminas).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Heitor: Demorei muitos anos para entender a forma correta de estudar. Com estratégia podemos ser aprovados em muito menos tempo. Porém, entendo que tive um Ensino Médio horrível e nunca gostei de estudar. mas com força de vontade conseguimos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Heitor: Várias vezes. Todo tempo até agora, dias antes da matrícula, o medo tenta nos parar. Precisamos ter coragem para lidar com a nossa própria mente para ter acesso ao extraordinário plano de Deus em nossas vidas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Heitor: Escolha uma área que goste, comece pequeno e evolua aos poucos. Não se preocupe em falhar às vezes, cuide da sua saúde mental e física e isto irá impulsionar o seu resultado. Tome cuidado com as distrações (trabalhos fáceis) que no futuro irão trazer frustração. Esteja próximo de quem ama e apoia. Concurso é fila, não saia dela até chegar sua vez.