Aprovada em 2º lugar no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária (CR)
“Sonhem alto, mentalizem em serem os melhores, em estar um dia no Baile dos Primeiros. A vida recompensa aqueles que agem com coragem e são persistentes.”
Confira nossa entrevista com Andréa Vilas Boas de Oliveira – Aprovada em 2º lugar no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Andréa Vilas Boas de Oliveira: Andréa Vilas Boas de Oliveira. Sou de Salvador/Ba. Tenho 33 anos e sou formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia.
Concursos em que fui aprovada com apoio do Estratégia:
Analista Judiciária – Área Judiciária: TRT 8, TRT 5, TRT 22, TRT 23, TRT 14, TRF 1.
Técnico Judiciário – TRT 5, TRT 9, TRT 22, TRT 23 .
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Andréa: Desde que entrei na faculdade tinha o sonho de ser aprovada no concurso da Magistratura. Iniciei meus estudos com este objetivo, que persigo até hoje. Os frutos da aprovação em um concurso público representam a realização profissional e estabilidade financeira.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Andréa: Conheci o Estratégia, ainda na faculdade. Ao longo dos anos ele foi meu parceiro em cursos de retas finais e de revisões de forma direcionada para a realização de concursos que demandam um foco específico.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Andréa: Sempre estudei uma matéria por vez, mesmo contrariando as clássicas orientações dos coaches de estudar 2 matérias por dia. Me dedicava 6 horas por dia para zerar uma matéria em um prazo, por mim pré-estabelecido, com a realização de leitura da doutrina, PDFs do curso, resolução de questões e leitura de informativos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Andréa: Ao longo de toda a minha preparação trabalhei como assessora de magistrado. Após o trabalho me dedicava aos estudos durante a semana e aos finais de semana também.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Andréa: Sempre optei por estudar por meio de PDFs. O Estratégia possui PDFs que contém doutrina, lei seca, jurisprudência e resolução de questões, o que supriu a minha necessidade por englobar todos os aspectos necessários para a aprovação.
Não utilizo muito a modalidade estudos por videoaula, apenas para alguns assuntos específicos que eu tenha dificuldade de entendimento, já que os PDFs são completos.
Acredito que ao longo dos anos de estudo, cada pessoa descobre a maneira que se adapta mais e que mais absorve conhecimento, e o estratégia disponibiliza variados métodos deixando o aluno a vontade para escolher o que lhe satisfaz e que é mais efetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Andréa: No início do ano de 2022 soube que os Tribunais Regionais do Trabalho iriam fazer concursos. Assim, direcionai meus estudos em março/2022 para aproveitar esta oportunidade. De setembro a dezembro de 2022 prestei provas para 7 TRTs, conseguindo aprovação para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária e Técnico Judiciário em seis deles.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Andréa: As disciplinas que mais tinha dificuldade eram as disciplinas não jurídicas cobradas nas provas dos tribunais: raciocínio lógico e informática. Entretanto, com o direcionamento do curso, foquei em aprender apenas o que era cobrado nas provas, com a finalidade de acertar as questões, sem perder tempo em assuntos que não eram objeto de cobrança.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Andréa: Sempre quando faltava 1 mês para a prova, apenas lia lei seca de todas as matérias jurídicas cobradas nos concursos de Tribunais, após zerar esta fase, passava a ler apenas os artigos da lei cobrados pela banca que iria realizar o certame.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Andréa: Em alguns concursos de TRTs que realizei no ano de 2022 a prova discursiva foi uma Redação. Realizei meu estudo baseado em possíveis temas a serem cobrados, também indicados pelos professores do curso. Assim, procurava ler e anotar novidades a respeito de cada tema, para trazer um argumento diferenciador na redação, o que poderia elevar minha nota e me colocar nas primeiras classificações.
Já nos concursos em que a segunda fase foram questões discursivas jurídicas, pautei-me nos PDFs do curso que trazia explicação doutrinária. A título de exemplo, no concurso do TRT 8, a segunda fase foram questões discursivas sobre Ação Monitória, em que era necessário a utilização de argumento doutrinário, jurisprudencial e sumular para obter êxito nas respostas e isso foi abarcado pelo estudo dos PDFs.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Andréa: Não sou casada e nem tenho filhos. Os amigos e a família sempre foram grandes apoiadores e respeitavam as minhas diversas ausências nos eventos familiares, nos convites para saídas, para viagens, entre outros. No ano em que consegui a aprovação em 6 Tribunais Federais abdiquei da vida social e foquei cem por cento em ser aprovada.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Andréa: Estar nas melhores classificações de um concurso federal sempre foi meu objetivo, pois isso é essencial para a definição da lotação do servidor no ato da nomeação. Entretanto, não esperava que essa conquista fosse acompanhada no melhor convite que poderia receber este ano. É um reconhecimento a todo o esforço realizado.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Andréa: Já tinha ouvido falar no Baile dos Primeiros, mas nunca imaginaria ser convidada. É uma honra estar confraternizando com os melhores do país.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Andréa: Na trajetória dos concursos meu principal erro foi a incerteza quanto ao edital para estudar. É muito difícil obter aprovações com alta performance se não se tem um foco específico.
Quando eu ouvi boatos de que no ano de 2022 iria sair vários editais de TRTs foquei neles pois os editais são muito parecidos. Eu tive 7 oportunidades em 6 meses, fiz 14 provas, em um turno fazia a prova de técnico e no outro turno a de analista, o que me deixou especialista naquele tipo de prova.
No fim, eu já sabia qual assunto a banca iria cobrar e sabia ainda, a forma como a banca iria cobrar, onde ela esperava que eu errasse e o que deveria estudar de forma mais forte ou não. Então descobrir essa estratégia de prova foi o meu acerto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Andréa: Nunca pensei em desistir de estudar. Hoje sou Servidora Pública Federal mas ainda estudo para a Magistratura e só vou parar de estudar quando tomar posse. À minha versão de 5 anos atrás eu diria: “Comece a estudar para concurso, de forma séria, já na faculdade. Não perca seu tempo em festas, com namoro, com casamento, com amigos que não te apoiam. Foque em você e na sua estabilidade financeira e profissional, é isso que vai te trazer paz e condições para perquirir outros objetivos na vida”.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Andréa: A minha mensagem que deixo para os concurseiros que almejam este cargo é que tenham foco. Abdiquem de distrações e estudem com afinco. Tracem estratégias de prova. Estudem apenas o que é objeto de cobrança. Façam uma análise do que é cobrado por cada banca. Não se percam com assuntos desnecessários. Tenham um material de estudo direcionado. Não desistam na primeira reprovação. Sonhem alto, mentalizem em serem os melhores, em estar um dia no Baile dos Primeiros. A vida recompensa aqueles que agem com coragem e são persistentes.