Aprovado em 1° lugar no concurso CGE-SC para o cargo de Auditor do Estado - Administração
Concursos Públicos“Vai ser difícil! Você vai se frustrar, chatear e pensar que não é possível alcançar a nomeação. Apesar de tudo isso, não desista! Todo seu esforço será recompensado.”
Confira nossa entrevista com William Cavalheiro De Souza, aprovado em 1° lugar no concurso CGE-SC para o cargo de Auditor do Estado – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
William Cavalheiro De Souza: Meu nome é William Cavalheiro de Souza. Tenho 33 anos de idade. Sou formado em Administração. Moro em São Paulo (Capital).
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
William: Iniciei os estudos por orientação de um tio. Ele me inscreveu nos meus primeiros concursos e eu acabei tomando gosto. A ideia de boa remuneração, aliada a estabilidade me atraiu.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
William: Conheci o Estratégia Concursos através de amigos concurseiros. Eles estavam em preparação para uma prova em SP e me apresentaram as apostilas em PDF. Nesse momento, eu utilizava materiais da internet e livros físicos. Quando vi as facilidades que o material apresentava, tomei a decisão de me tornar aluno da Coruja.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
William: Eu não contabilizava a quantidade de horas líquidas de estudo, mas acredito que não menos de 4h por dia. Aos finais de semana a carga era mais pesada, acredito que por volta de 6/7h. Meu ciclo de estudos continha 2 matérias diárias. Eu tentava mesclar 1 matéria que eu considerava difícil com uma mais leve. Assim a carga não ficava tão pesada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
William: Sim, desde o início da minha jornada nos concursos eu trabalhava. Aproveitava o trajeto de ônibus para assistir videoaulas. Também aproveitava alguns minutos do almoço para fazer revisões. No período da noite, eu estudava 2h a 3h, sem interrupções.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
William: Eu utilizei muito os PDFs do Estratégia. Considero uma forma de estudo mais rápida e direta. Além disso, a possibilidade de fazer marcações que facilitam as revisões também foram um diferencial. Também usei as videoaulas para as matérias que eu tinha dificuldade. Acredito que nesse tipo de mídia, o professor encontra formas mais criativas de passar o conteúdo. Isso ajudou muito.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
William: Estudei com foco na CGE SC por 8 meses. Para manter a disciplina, procurava propor metas diárias de estudos. Assim, eu tinha metas para quantidades de questões, revisões, leitura de PDFs, etc).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
William: Tive muita dificuldade com o temido português da FGV rs. Para superar isso, foi vital utilizar as videoaulas da professora Adriana Figueiredo. Matemática financeira também tive bastante dificuldade e recorri às videoaulas do professor Brunno Lima.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
William: Minha estratégia de reta final era revisar o conteúdo diversas vezes. Somado a isso, resolvia o máximo de questões possível (sempre questões da banca organizadora da prova).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
William: Além de estudar muito o conteúdo teórico, procurei resolver questões discursivas aplicadas em outras provas. Tentava estabelecer um tempo de resolução semelhante ao do dia da prova. Isso me ajudou a não me atrapalhar e ficar sem tempo no dia do certame.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
William: Tenho namorada e não tenho filhos. Minha família sempre me apoiou muito. Acho que isso é essencial e deixa a jornada mais leve.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
William: Sensação muito boa! Significa que não só atingi meu objetivo (ser aprovado), como ainda alcancei a primeira colocação. Um sonho hehe
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
William: Sim, ouvi falar. Mas nunca achei que participaria da confraternização.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
William: Meu principal erro foi a falta de organização durante boa parte da minha jornada. Já meu principal acerto foi aderir ao estudo ativo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
William: Pensei em desistir logo no começo. Mas logo desisti de desistir rs. Se eu pudesse dizer algo à minha versão de 5 anos atrás, seria: “Muito obrigado por todo o esforço e dedicação. Obrigado por acreditar que era possível e por nunca desistir, por mais difícil que tenha sido. Tudo isso valeu a pena! O objetivo foi alcançado com sucesso!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
William: Vai ser difícil! Você vai se frustrar, chatear e pensar que não é possível alcançar a nomeação. Apesar de tudo isso, não desista! Todo seu esforço será recompensado.