Aprovada em 1º lugar para Técnico Judiciário no concurso TJ-CE
Concursos Públicos
“Para quem está começando eu diria para pesquisar sobre técnicas de estudos, procurar conhecer as mais eficientes e fazer um bom planejamento de médio/longo prazo.”
Confira nossa entrevista com Luana Lemos Amaral, aprovada em 1º lugar no concurso TJ-CE para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Luana Lemos Amaral: Eu tenho 32 anos, moro em Maracanaú, no Ceará. Sou formada em Tecnologia em Manutenção Industrial e tenho mestrado em Energias Renováveis.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Luana: Eu iniciei meus estudos para concursos em 2016, quando saiu o edital para assistente administrativo da Universidade Federal do Ceará. Estudei durante os dois meses do edital até a prova e consegui ser aprovada. Depois, não segui estudando e retomei os estudos apenas no final de 2018.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Luana: Conheci por intermédio de amigos que também estudavam para concurso. Recebi várias indicações, pesquisei um pouco sobre o curso e vi que parecia ser bastante completo e ter muita qualidade.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Luana: Eu tentava fazer uma média de 4 a 6 horas líquidas por dia e estudava em média 3 matérias por dia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luana: Eu trabalhava. Para conciliar, eu tentava fazer o máximo de horas que eu conseguisse após o fim do expediente durante a semana. Nos fins de semana, eu tentava estudar um pouco mais para compensar as horas que eu não conseguisse fazer durante a semana.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Luana: Eu usava os PDFs e videoaulas. A videoaulas eu usava para ter um contato inicial com a matéria, contextualizar. Os PDFs eu usava para fixar o conteúdo e fazer as marcações que serviriam como resumo para futuras revisões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luana: Em específico para o concurso do TJCE, eu estudei durante 6 meses. Para manter a disciplina, eu tentava estabelecer limites mínimos de horas que eu deveria estudar por dia, estabelecer metas para cada dia da semana e focar em cumpri-las.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: Nesse concurso, eu tive dificuldade em informática, pois foi a primeira vez que estudei e tinha muita coisa para decorar. Eu procurei focar nos assuntos mais cobrados e fazer resumos da parte mais decoreba para poder revisá-los na véspera da prova.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Luana: Na reta final, procurei fazer muitas questões, revisões e simulados, além de praticar a discursiva.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Luana: Eu procurei praticar bastante. Tentava fazer uma discursiva toda semana, fazia também curso com correções, para ver onde eu estava errando.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Luana: Tenho namorado e não tenho filhos. Meu namorado, minha família e meus amigos sempre me apoiaram bastante. Eles sempre fizeram de tudo para facilitar minha vida e me proporcionar mais tempo para estudar, além da motivação diária. Sem eles eu não teria conseguido.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Luana: Me senti muito realizada com o convite. É incrível ser convidada para um evento com todos os aprovados em primeiro lugar nos concursos do país, fiquei muito feliz.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Luana: Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia direito como funcionava. Depois da aprovação, algumas pessoas vieram me perguntar se eu iria para o baile dos primeiros, foi então que eu pesquisei a respeito. Achei tudo um luxo e já comecei a criar expectativas sobre o convite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: Os principais erros foram a pressa na hora da prova, poderia ter tido mais calma, além de não dar a importância devida aos aspectos técnicos da interpretação de textos.
Os principais acertos foram focar nas disciplinas de maior peso na prova e estudar todos os dias, mesmo quando não conseguia fazer muitas horas, eu tentava fazer um pouco para manter a constância.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Luana: Já pensei várias vezes em parar de estudar, não só pensei como parei algumas vezes, mas eu sempre voltava, porque sabia qual era o meu propósito e ele nunca mudou.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Para quem está começando eu diria para pesquisar sobre técnicas de estudos, procurar conhecer as mais eficientes e fazer um bom planejamento de médio/longo prazo.