Aprovada em 4° lugar no concurso MEC para o cargo de Técnico Assuntos Educacionais
Concursos Públicos
“O conselho que eu daria é foque na qualidade do seu estudo e não na quantidade. Um estudo bem feito com foco, propósito e principalmente ativo, rende muito mais do que infinitas horas de estudo passivo e desatento […]”
Confira nossa entrevista com Carmem Marques Rodrigues, aprovada em 4° lugar no concurso MEC para o cargo de Técnico Assuntos Educacionais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Carmem Marques Rodrigues: Olá, meu nome é Carmem Marques Rodrigues, tenho 36 anos, sou casada, tenho uma filha de 4 anos, sou Doutora em História e nasci em Belo Horizonte/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Carmem: Comecei a estudar de forma consistente para concurso no segundo semestre de 2021, porque enxerguei no concurso público uma oportunidade de conquistar um bom emprego, com uma carreira sólida e estável, em que eu pudesse aplicar os meus conhecimento e auxiliar no desenvolvimento do país.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Carmem: Sim, mas de forma autônoma. Durante esse período, 2021 até 2023, eu auxiliava em casa, cuidava da minha filha pela manhã e ainda fazia alguns trabalhos temporários. Normalmente, eu concentrava meus estudos à tarde, quando minha filha estava na escola, mas quando eu tinha algum trabalho nesse período eu compensava as horas de estudo à noite e nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Carmem: Durante esse tempo fui aprovada em alguns concursos, mas fora das vagas imediatas. Fiquei em segundo lugar no concurso para Historiador da Universidade Federal do Mato Grosso, em terceiro lugar no concurso para Historiador da Prefeitura de Paracatu/MG, em terceiro lugar no concurso para Professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, em sexto lugar no concurso para Historiador do Ministério Público Estadual de Minas Gerais e quinto lugar no concurso para Historiador da Universidade Federal Fluminense.
E pretendo continuar estudando, pois muitas oportunidades de carreiras excelentes estão com concursos abertos ou previstos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Carmem: Minha vida social foi reduzida, mas eu sempre achei importante passar um tempo de qualidade com a família e os amigos. Eu declinei alguns convites para festas de casamento e aniversário por conta da proximidade de provas, mas quando o tempo permitia eu aproveitava os encontros com familiares e amigos. Esses momentos são muito importantes para o relaxamento e a manutenção da saúde mental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Carmem: Sim. Meus pais são concursados e sempre me apoiaram nessa escolha. Já os amigos, às vezes reclamavam que eu andava sumida, mas, no fundo, sabiam que era por um bom motivo e também sempre torceram pelo meu sucesso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Carmem: Estudei de forma exclusiva e focada por cerca de 3 meses. Acredito que estabelecer um plano de estudos, uma boa análise do edital e um bom material de estudos são os pilares fundamentais. E a disciplina está ligada a força de vontade, a determinação de alcançar o resultado que nos mantêm disciplinados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Carmem: Usei um pouco de tudo na minha preparação, mas principalmente aulas em PDF, resumos direcionados em PDF, questões, simulados e videoaulas. Certamente, os resumos em PDF são as melhores ferramentas de estudo, mas não servem de nada se você não tiver uma base sólida da matéria. Por isso, acredito que há uma certa gradação entre os materiais, primeiro o curso em PDF, depois a videoaula e por fim o resumo em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Carmem: Antes de começar a estudar para concurso eu já conhecia o Estratégia por saber que era um dos maiores preparatórios para concursos do país. Quando decidi focar nos concurso fui conhecendo melhor o Estratégia, principalmente pelo conteúdo gratuito de videoaulas no YouTube. São aulas de muita qualidade e conteúdo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Carmem: Já usei os materiais do Dir***o Concursos. Também é um preparatório de excelência, com ótimos professores, porém acredito que o material pecava pelo excesso, havia muito informação desnecessária que passava um conteúdo para além do edital. E no mundo dos concursos a objetividade é essencial, pois precisamos aprender muito conteúdo no menor tempo possível.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Carmem: Acredito que o diferencial do Estratégia está no material da trilha estratégica, nos professores e nos simulados. Os materiais da trilha estratégica são objetivos, diretos e funcionam não só para aprender, mas também para revisar. Já os professores, principalmente nos vídeos da reta final, são essenciais para a fixação do conteúdo e das dicas principais da prova. E para finalizar os simulados são exercícios super importantes na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Carmem: Eu montei um plano de estudos cíclico em que eu dividi as horas de estudo das matérias de acordo com o meu nível prévio de conhecimento e a quantidade de questões de cada matéria na prova. O ciclo completo tinha um total de 14h, e eu levava cerca de quatro dias para completar um ciclo. Eu estabelecia uma meta de 4 horas liquidas de estudo por dia, mas isso não era uma norma rígida. Às vezes eu estudava mais tempo, as vezes menos. O importante era fechar o ciclo em menos de uma semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Carmem: Eu elaborava o meu próprio caderno de revisões. Sempre que assistia a uma videoaula ou fazia a leitura de um PDF eu anotava no caderno os pontos principais, os conceitos, as dicas, os macetes. E no final do dia eu voltava nesse caderno para rever a matéria.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Carmem: Para o concurso do MEC fiz mais de 700 questões. Eu tinha o costume de começar os estudos de determinada matéria pelas questões, resolvi 10 questões antes de começar a estudar e mais 10 questões ao final do estudo. Acredito que a resolução de questões é de vital importância não só para medir o nível de conhecimento, mas para treinar nosso cérebro para a prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Carmem: Eu tenho mais dificuldade nas matérias que são completamente alheias a minha área como Direito e Administração, justamente por isso eu reservo um tempo maior de estudo para elas. Eu sabia que elas poderiam ser meu ponto fraco, por isso tentei superar a dificuldade com um estudo sistematizado, a resolução de questões e com a elaboração de um bom material de revisão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Carmem: Na semana anterior a prova me concentrei completamente na revisão, leitura de lei seca e na resolução de questões. No dia anterior e inclusive na manhã antes da prova eu repassei todo o meu caderno de revisões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Carmem: Normalmente não damos tanta ênfase no estudo da prova discursiva, inclusive já cometi esse erro em concursos anteriores. Dessa vez, optei por uma abordagem diferente, reservando um tempo para aulas para conhecer a estrutura discursiva cobrada pela banca, como montar uma boa estrutura de texto e sobre temas relevantes que poderiam cair. As aulas dos professores do Estratégia foram fundamentais nisso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Carmem: Acredito que meu principal erro no começo dos estudos era desconsiderar a importância das anotações e do caderno de revisão. Quando comecei a dar real importância para esses pontos o meu rendimento aumentou significativamente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Carmem: No começo desse ano, após mais de um ano de estudos e muitas frustrações, pois eu conseguia ficar classificada, mas não aprovada, eu pensei em desistir. Cheguei a mandar currículos e fazer algumas entrevistas. Inclusive, foi fazendo uma dessas entrevistas que parei para refletir sobre qual caminho profissional eu realmente desejava e ponderando as opções decidi voltar com foco total nos concursos públicos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Carmem: O conselho que eu daria é foque na qualidade do seu estudo e não na quantidade. Um estudo bem feito com foco, propósito e principalmente ativo, rende muito mais do que infinitas horas de estudo passivo e desatento. Com perseverança e consistência a aprovação chega.