Aprovado em 330° lugar para Auditor Fiscal na Receita Federal
Concursos Públicos“Estude até passar! Após o tombo, respire, redirecione e volte a estudar! Tem uma coisa que ninguém tira de você: o conhecimento! O estudo dignifica a pessoa!”
Confira nossa entrevista com Lenilton De Sousa Ribeiro, aprovado em 330° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lenilton De Sousa Ribeiro: Sou formado em matemática, tenho 41 anos (se for publicado após 1º/11 terei 42) e sou de Fortaleza.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lenilton: As condições da carreira no judiciário federal e poder dar uma melhor condição de vida à família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lenilton: Sim. No início o tempo disponível era pra estudar, praticar atividade física (malhação) e ajudar a patroa nos afazeres domésticos. Com a pandemia foquei só em estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lenilton: Já fui aprovado para o cargo de agente de trânsito da Autarquia de Trânsito de Fortaleza (AMC) em 2000 em 5º lugar, para o cargo de soldado da PMCE em 1º lugar em 2001, para sargento da ESsA em 2001 em 58º lugar para civil, para o cargo de técnico judiciário do TRF5 em 2008 em 1º lugar para deficiente.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lenilton: Praticamente abandonei a vida social com amigos e família. Só saia em datas comemorativas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lenilton: No início só o meu filho mais velho entendeu e me apoiou nos estudos desde o início. A minha esposa só me apoiou no concurso para a Receita.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lenilton: Estudei focado após sair o edital, pois já tinha estudado para a Sefaz CE, mas após a Sefaz CE dei uma parada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lenilton: Estudei por PDF e videoaula (ao vivo). O PDF tem aparência de ser um estudo mais longo, mas fixa mais e melhor. A videoaula tem a vantagem do professor revisar vários assuntos numa aula só.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lenilton: Conheci o estratégia em 2017 naquele curso de reta final para a PRF.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Lenilton: Não estudei por outros materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lenilton: O Estratégia possui excelentes professores e pude aumentar e melhorar o meu conhecimento assim como observei a melhora no ensino dos professores. O controle do que já foi estudado, o material atualizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lenilton: Montei um plano que se adequa a mim, fazendo um rodízio entre as disciplinas com o tempo de revisão dependendo do meu índice de acerto ao estudar pela 1ª vez. Durante a revisão só refazia as questões que havia errado anteriormente (esse foi um acerto de rota imprescindível). O tempo disponível era para estudo na semana e nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lenilton: Fazia as revisões dentro do cronograma, não fazia simulado. Utilizava bastante os mapas mentais disponibilizados e raras anotações.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lenilton: Resolver questões é de suma importância, te diz o quanto do assunto você fixou. Especificamente para o concurso da Receita respondi 4311 questões (todas dos PDFs), fora durante as videoaulas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Lenilton: As minhas maiores dificuldades foram em Economia e Fluência em Dados. Estudei atento com sangue no olho. Quando era videoaula ao vivo não via o chat para me manter focado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lenilton: Na semana que antecedeu a prova, a rotina foi de revisão, não havia tempo para adquirir novos conhecimentos. E no dia pré-prova foi assistindo a aula de véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Lenilton: Se tiver discursiva tem que ler o PDF, assistir aula específica e estar antenado nas decisões dos Tribunais Superiores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lenilton: O maior erro foi ter iniciado os estudos sem um planejamento e não ter material. O maior acerto foi quando planejei os estudos e passei a mensurar o índice de acerto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lenilton: Eu não pensei em desistir, mas dei uma parada após a Sefaz CE. A minha motivação foi: se tem gente que passa eu tb posso passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lenilton: Estude até passar! Após o tombo, respire, redirecione e volte a estudar! Tem uma coisa que ninguém tira de você: o conhecimento! O estudo dignifica a pessoa!