Aprovada em 3° lugar no concurso DETRAN DF para Analista em Atividades de Trânsito
Concursos Públicos
“Crie uma rotina de estudos e elimine as distrações. Seja perseverante, porque você alcançará a sua aprovação!”
Confira nossa entrevista com Ana Cristina Lima do Nascimento, aprovada em 3° lugar no concurso DETRAN DF para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Cristina Lima do Nascimento: Eu sou Ana Cristina, formada em Direito, tenho 34 anos e sou natural de Fortaleza/CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana: A busca pela realização pessoal, profissional e, consequentemente, pela estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana: Apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana: Apenas para o DETRAN DF, cargo de analista, em 3º lugar.
Por enquanto, não pretendo continuar estudando para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana: As saídas eram bem reduzidas, pois eu tentava estudar todos os dias. Então, praticamente não saía, mas aos domingos eu conseguia ficar mais tempo com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana: Com certeza! A minha família foi um alicerce para mim durante todo o processo de estudos. O meu esposo foi fundamental para essa conquista. Pois, além de me incentivar diariamente, ele respeitava e colocava como prioridade os meus estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana: Estudei direcionada para esse concurso menos de 3 meses, mas vale ressaltar que estou estudando para concursos há 7 anos. Estudar para concursos é uma decisão diária, pois precisamos colocar esse sonho como prioridade e ter muito compromisso para alcançá-lo. Dessa forma, para que eu tivesse mais disciplina, eu coloquei um horário de estudos e tentei seguir um cronograma de disciplinas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana: Eu utilizei os cursos em PDF e as videoaulas. Particularmente, acredito que essas duas ferramentas se complementam. Eu gostava de estudar por PDF, porque conseguia me concentrar melhor. Porém, as videoaulas têm uma comunicação mais direta, então eu conseguia fixar as dicas dos professores com mais facilidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana: Foi indicação do meu esposo, que conversando com os aprovados do órgão que ele trabalha, percebeu que a maioria era de alunos do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ana: Estudei por outros cursos, mas o grande diferencial do Estratégia é o compromisso da equipe. Os professores têm um respeito muito grande pela nossa trajetória de estudos, então são extremamente competentes e responsáveis com o conhecimento que estão nos passando. Isso deixa o aluno mais confiante.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ana: Fiz concurso estudando com outros materiais, mas não consegui a aprovação em outros concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana: O conteúdo apresentado pela equipe do Estratégia é muito completo, os professores apresentam um nível de aprofundamento elevadíssimo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana: Eu tentava fazer os ciclos de disciplinas, em média 4. Quando estava próximo à prova, tentava revisar todas as disciplinas durante a semana. Eu estudava uma média de 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana: Eu fazia resumos e mapas mentais durante o estudo dos materiais em PDF e acrescentava as dicas das videoaulas nessas anotações. Além disso, eu resolvi muitas questões e fiz alguns simulados. Quando eu errava uma questão, fazia uma referência àquela questão nos meus resumos. Então, quando eu ia revisar eu pegava apenas os meus resumos que eram basicamente os mapas mentais, conteúdos em poucas palavras (geralmente por tópicos) e lembretes das questões que eu tinha errado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana: Os exercícios são fundamentais para a aprovação. A resolução de questões nos revela os pontos fortes e fracos que temos em cada disciplina, permitindo que façamos ajustes pontuais no conteúdo, sem a necessidade de estudarmos novamente toda a matéria. Não sei precisar a quantidade, mas sei que foram muitas questões realizadas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana: Direito Civil e o Código de Trânsito. Eu utilizei métodos diferentes para as duas disciplinas, o Código Civil eu fiz um estudo de quais artigos a banca mais cobrava e concentrei a minha revisão nesses artigos. Já o Código de Trânsito, eu fiz muitos mapas mentais e mnemônicos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana: Eu intensifiquei as revisões durante a semana. No dia pré-prova revisei de 7 horas da manhã até meia noite, mais ou menos. Eu só parei de revisar porque já era tarde e não queria que o cansaço atrapalhasse o meu rendimento no outro dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana: A minha prova discursiva foi sobre as disciplinas específicas, então tentei aprofundar alguns assuntos de cada disciplina e treinei com os temas propostos no curso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana: Eu tive muitos erros. Quando iniciei os estudos para concurso, comecei a estudar de forma aleatória, sem estratégias. Só com o decorrer do tempo e depois de muitas reprovações que percebi que precisava realizar um estudo de qualidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana: Sim, pensei em desistir. Na verdade, eu achava que não tinha mais forças para enfrentar a rotina exaustiva de estudos.
Eu queria muito orgulhar a minha família, o meu esposo, dar essa tranquilidade para eles, acho que essa foi a minha maior motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana: Crie uma rotina de estudos e elimine as distrações. Seja perseverante, porque você alcançará a sua aprovação!