Aprovada em 62° lugar no concurso da UFPB para o cargo de Assistente em Administração
Concursos Públicos
“Eu diria a quem ainda está na caminhada que sim é difícil, porém não é impossível. Não desista. Acredite. Eu acreditei e cheguei lá, todos que acreditarem verdadeiramente também chegarão.”
Confira nossa entrevista com Maísa Mendes de Castro, aprovada em 62° lugar no concurso da UFPB para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maísa Mendes de Castro: Tenho 48 anos, moro na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e sou técnica em contabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Maísa: Precisava de algo sólido que me possibilitasse investir no meu futuro, cuidar melhor da minha filha e realizar os meus sonhos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Maísa: Já fui aprovada nos concursos da Prefeitura de João Pessoa e no concurso da PBSAÚDE do Governo de Estado. No momento, penso em me capacitar para ser uma boa servidora. Outros concursos, ainda pretendo avaliar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Maísa: Minha vida social era praticamente nenhuma. Sempre me dediquei de corpo de alma para os estudos, pois eu tinha um objetivo e isso era mais importante naquele momento. Sem abdicação e dedicação, não se chega lá.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Maísa: Sim, minha filha sempre compreendeu, pois ela sabia o quanto era importante para nós a minha conquista. Sempre me ajudou no que pode dentro das suas possibilidades.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Maísa: Estudei para esse concurso especificamente por 2 anos e meio. Sou muito disciplinada. Meus horários de estudo eram sagrados. Cumpria minhas obrigações no trabalho e em casa dentro de um tempo determinada para ter tempo de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Maísa: Estudei para esse concurso exclusivamente em casa pelos PDFs e videoaulas. A maior vantagem foi poder adaptar os meus horários. Quanto às desvantagens, não vi nenhuma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maísa: Conheci o Estratégia por meio de videoaulas disponibilizadas no Youtube.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Maísa: Sim. Fiz o concurso da Prefeitura de João Pessoa e da PBSAÚDE e fui aprovada nos dois dentro do número de vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Maísa: A diferença no material do Estratégia é que ele é muito completo e atualizado. Havia mais conteúdo do que pedia o edital. Os PDFs e o banco de questões são demais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Maísa: Segui o que foi proposto no pacote que eu adquiri para o concurso. Estuda entre 4 e 8 horas por dia de domingo a domingo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Maísa: Sim, fazia resumos e muitos, muitos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Maísa: Perdi a conta de quantas questões eu respondi. De quantas provas de outras universidades federais eu baixei e respondi. Resolver questões faz toda a diferença.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Maísa: Meu problema sempre foi a matemática e o que me ajudou, além das aulas, claro foi resolver um número grande de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maísa: 15 dias antes fiz muitos, muitos simulados de todas as disciplinas e na última semana assisti todas as revisões disponibilizadas em vídeo aulas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maísa: Eu diria que o meu erro foi ter me orientado por alguns materiais que depois eu descobri que não eram tão bons. E o maior acerto foi ter aprendido a resolver as questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maísa: Nunca pensei em desistir. Essa era a minha melhor oportunidade de mudar de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maísa: Eu diria a quem ainda está na caminhada que, sim, é difícil, porém não é impossível. Não desista. Acredite. Eu acreditei e cheguei lá, todos que acreditarem verdadeiramente também chegarão.