Aprovado em 123° lugar no concurso SEDUC-CE para o cargo de Professor de Matemática
Concursos Públicos“Escolher o material adequado, estudar com a maior determinação possível e não desistir quando o desânimo bater. Isso faz toda a diferença […]”
Confira nossa entrevista com Otávio Dionísio Gonçalves Neto, aprovado em 123° lugar no concurso SEDUC-CE para o cargo de Professor de Matemática:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Otávio Dionísio Gonçalves Neto: Meu nome é Otávio Dionísio, tenho 27 anos, sou natural de Picos-PI e sou graduado e especialista em Matemática pela UFPI e mestrando em Matemática pela UFCA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Otávio: Venho de família humilde, sempre estudei em escola pública e tinha o sonho de melhorar a minha vida e da minha família e sabia que o melhor caminho era por meio dos estudos. Eu vi no concurso público uma forma de atingir esse objetivo, conseguindo estabilidade e segurança financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Otávio: Quando fui aprovado eu ainda estava cursando o último período da graduação e já trabalhava como professor de matemática no ensino fundamental e médio na rede pública e particular de ensino. Durante a semana, eu tentava aproveitar ao máximo o pouco tempo “livre” que tinha para estudar e, nos finais de semana, intensificava um pouco mais o estudo para o concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Otávio: Fui aprovado no concurso da SEDUC-CE 2018 para o cargo de professor de matemática na 123° posição. Esse foi o primeiro concurso que prestei. Após a posse, fui aprovado na seleção para mestrado em Matemática na UFCA. Recentemente, retomei os estudos para concursos públicos, mais especificamente, na área fiscal com foco na SEFAZ-PI, com o objetivo de melhorar ainda mais as minhas condições pessoais, profissionais e financeiras. Atualmente, estou preparando materiais da disciplina de Matemática voltados para concursos e tenho o objetivo de trabalhar no Estratégia.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Otávio: Durante os finais de semana, separava um tempo para o lazer após o horário dos estudos, mas sem exageros, pois entendo que momentos de descontração, desde que, com responsabilidade, são importantes para relaxar a mente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Otávio: Sim. Minha família sempre notou os meus esforços e sabiam que eu tinha potencial para conseguir aprovação em concurso e, por isso, não mediam esforços para me apoiar. Os meus amigos sempre compreendiam e respeitavam as minhas renúncias e escolhas. Minha esposa, que na época era minha namorada, foi quem mais me entendeu, apoiou, incentivou e ajudou nessa jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Otávio: Comecei a estudar após a publicação do edital, cerca de dois meses e meio até a data da prova. Eu sempre fui muito determinado e já mantinha um bom ritmo de estudos por conta da graduação, então não tive problemas com disciplina para estudar. Nos dias em que eu estava mais cansado, focava os pensamentos no resultado que seria obtido para não desanimar e estudar mesmo assim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Otávio: Somente o material do Estratégia. Utilizei principalmente PDFs e videoaulas apenas em pontos específicos. Eu estudava as aulas em PDF e, após finalizar uma aula, resolvia questões. Apenas em pontos que tive dúvida ou dificuldade recorria às videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Otávio: O Estratégia é referência em concursos públicos. Quando comecei a pesquisar materiais, os do Estratégia se destacavam sempre, então verifiquei e vi que realmente se tratava de materiais excelentes.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Otávio: Com certeza. Os materiais são completos. Eu estudei basicamente pela leitura do PDF e resolução de questões. Em alguns pontos específicos assisti às aulas em vídeo. Os PDFs são completos, escritos em uma linguagem bem acessível, o que facilita muito o estudo, além disso, possui muitas questões, o que é muito importante para fixar e revisar o conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Otávio: Como eu já era professor de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, e ainda estava na graduação, estava em contato direto com os conhecimentos específicos da minha área. Quanto a Português e a Legislação Educacional, estudava cada matéria, uma hora por dia, de segunda a sexta-feira, pois era o tempo que conseguia. Já aos finais de semana, estudava 4 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Otávio: Por meio da resolução de questões. Quando terminava uma aula, resolvia algumas questões, mais ou menos 3 aulas depois, voltava e resolvia mais questões e assim, sucessivamente. Claro que havia algumas aulas em que o intervalo entre as revisões era menor ou maior.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Otávio: Resolver questões é a parte mais importante do estudo. É assim que sabemos o que é mais cobrado, o que já aprendemos e os pontos a serem revisados. Não lembro a quantidade de questões, mas posso afirmar que foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Otávio: Legislação Educacional. Procurei revisar e resolver o máximo de questões até o dia da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Otávio: A carga horária de estudos foi a mesma das semanas anteriores, porém, o estudo foi voltado para revisões dos principais conteúdos e resolução de questões. Só não estudei no dia anterior a aplicação da prova, pois preferi descansar e relaxar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Otávio: O principal erro, sem dúvida, foi começar a estudar para o concurso após a publicação do edital. Já o principal acerto foi escolher o Estratégia, pois me forneceu o melhor material e as melhores ferramentas para estudar e ser aprovado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Otávio: Não. Como falei antes, esse era meu objetivo. Desistir não era uma opção, pois não via alternativa melhor para conseguir melhorar de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Otávio: Escolher o material adequado, estudar com a maior determinação possível e não desistir quando o desânimo bater. Isso faz toda a diferença. É necessário ter disciplina e autocontrole diariamente, pois é uma jornada cansativa e exaustiva, mas é preciso ter em mente que a aprovação é muito gratificante e que faz valer a pena todo o esforço e dedicação.