Aprovado em 226° lugar no concurso da CBM-GO para o cargo de Soldado Combatente

“A principal motivação é querer uma vida melhor.”
Confira nossa entrevista com Abadimarques Queiroz Aquino Alves, aprovado em 226° lugar no concurso da CBM-GO para o cargo de Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Abadimarques Queiroz Aquino Alves: Sou bacharel em Direito, me formei ano passado. Tenho 24 anos, sou de Guapó/GO.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Abadimarques: Eu fazia estágio, faculdade e estudava para concursos tudo ao mesmo tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Abadimarques: O concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás foi o primeiro concurso público em que passei. Passei para o cargo de soldado combate, fiquei na posição 226° masculino.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Abadimarques: Como na época que eu estava estudando para o concurso eu também estava morando em outra cidade com o objetivo de concluir a minha faculdade, quase não saía, mas pelo menos um final de semana por mês eu ia até a cidade dos meus pais e na cidade da minha namorada vê-los.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Abadimarques: Eles nem sabiam que eu estava estudando para este concurso, apenas a minha namorada sabia e ela sempre me apoiou a estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Abadimarques: Estudei cerca de 3 meses. Eu diria que consegui manter a disciplina, pois comecei aos poucos, ou seja, estudando poucas horas por dia e fui aumentando a quantidade de horas gradativamente, isso me ajudou muito, o costume ajuda muito, fora que eu estava determinado a ver todo o edital antes da prova e durante os estudos eu fazia simulados inéditos que o estratégia oferece e, ao fazê-los eu via que era possível aumentar a minha pontuação e isso me motivava a estudar cada dia mais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Abadimarques: A principal ferramenta foram os cursos em PDF e simulados pontuais, o Estratégia oferece esse tipo de material, ele é completo e objeto, isso faz com que o estudante ganhe tempo, esse pra mim foi o grande diferencial.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Abadimarques: Na internet, em pesquisas para saber qual era o melhor curso para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Abadimarques: Sim já estudei, o que mais me incomodou foram duas coisas: primeiro é que não tinha o curso em PDF completo e muito menos objetivo e as videoaulas eram muito extensas e com pouco conteúdo, ou seja, não eram objetivas, isso me fez perder muito tempo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Abadimarques: Sim, para PF, não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Abadimarques: Sim, com certeza sim, o diferencial eu diria que são os cursos em PDF e os simulados pontualmente feitos em cima do que realmente pode cair nas provas. Os cursos em PDF são claros e objetivos, com uma linguagem bem acessível, mas didático ao mesmo tempo, isso faz a gente ganhar tempo, dá pra absolver muito conteúdo rapidamente. Já os simulados são estudados e feitos para realmente simularem a prova, ou seja, as possíveis questões que podem cair, com isso da para a gente ter uma ideia no que temos que aprimorar mais e no que já estamos bons.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Abadimarques: O meu plano de estudos era seguir o que tinha no curso do Estratégia, mas dando preferência para os conteúdos que eu nunca tinha visto antes e que tinham mais peso na prova. Eu não via várias matérias ao mesmo tempo, mas tinha dias que eu via mais de uma ou duas por dia, o objetivo era ver todo o conteúdo de um tópico de uma matéria primeiro antes de passar pra outra. No início, eu comecei com pouco tempo de estudos, diria que na primeira semana de preparação era menos de 2 horas líquidas por dia, depois já no segundo mês acredito que por volta de 4 a 5 horas líquidas, já nos últimos 15 dias foram por volta de 8 a 9 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Abadimarques: Minhas revisões foram feitas através dos resumos que o Estratégia oferece, mas a principal forma de revisar que eu utilizei foi fazer questões e simulados. Eu fazia anotações apenas quando eu estudava português, português sempre foi uma matéria mais difícil pra mim, sempre estudei em escolas públicas… Mas nas outras matérias eu não fiz anotações, pra mim não funciona muito, sinto que perco tempo enquanto faço.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Abadimarques: Eu diria que é de fundamental importância resolver exercícios, acredito que é a melhor forma de revisar os conteúdos. Não tenho ideia de quantas questões fiz, mas foram ao menos 1500.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Abadimarques: Português e Direito Administração. Português eu tive que ver algumas videoaulas, até porquê a própria matéria te obriga a isso, trate-se de uma língua, mas as videoaulas do Estratégia não ficam atrás dos cursos em PDF não, também são bem didáticas e objetivas. Em relação a Direito Administração foi questão de tempo, vi algumas aulas em vídeo, mas a didática dos cursos em PDF foi o que de fato fez a diferença.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Abadimarques: Foi dedicação total, tive sorte de não ter aula da faculdade na semana que antecedeu a prova e eu faltei o estágio nos últimos dias antes. Eu acordava às 7 horas e me preparava e ia até as 21, 22 horas estudando.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Abadimarques: Erro foi não ter começado antes, acertos foram sempre tentar dormir 8 horas de sono seguidas por noite e fazer intervalos durantes os períodos de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Abadimarques: Sim, ainda mais quando via matérias de difícil compreensão. A principal motivação é querer uma vida melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Abadimarques: Bom não sou nem um expert no assunto, mas eu aconselharia a pessoa que deseja ser servidor público dedicar-se verdadeiramente a isso, mas com equilíbrio, ou seja, comece aos poucos para acostumar-se com a rotina de estudos sem se desgastar já no início, mas comece! Sempre ter compromisso consigo mesmo, ou seja, se é o que deseja faça por merecer, tendo regularidade nos estudos, regularidade vale mais do que quantidade. Não faça loucuras como: dormir pouco sem real necessidade, abdicar-se de certos prazeres momentâneos como sair para festas, ou maratonar séries, mas sem abrir mão 100% de coisas que te façam felizes. O Equilíbrio é fundamental, tirar um dia da semana para ficar com a família, às vezes fazer o que gosta e dormir bem são coisas muito importantes.