Aprovado em 86° lugar no concurso da CBM-GO para o cargo de Soldado Combatente
Concursos Públicos
“[…] estude com muita antecedência e sua vantagem sobre os concorrentes será massiva.”
Confira nossa entrevista com Guilherme Henrique De Sousa Brandizzi, aprovado em 86° lugar no concurso da CBM-GO para o cargo de Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Guilherme Henrique de Sousa Brandizzi: Meu nome é Guilherme Henrique de Sousa Brandizzi e tenho 25 anos. Nasci e cresci na capital Brasília e formei-me em Gestão Pública. Sou um grande entusiasta das artes marciais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Guilherme: A busca por um padrão de vida capaz de fornecer o cenário propício para eu alcançar os meus planos. Eu enxergo a carreira pública como uma base para saltos maiores.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Guilherme: Exatamente, primeiramente como entregador, posteriormente, como bombeiro civil. Enxergava o trabalho como uma ferramenta de balanço, descansava a mente no esforço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Guilherme: Minha primeira colocação foi para Policial Penal de Minas Gerais; a segunda, agora, na 86º colocação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás; por fim, atualmente, estou classificado igualmente em uma posição alta para o Polícia Militar do Distrito Federal, aguardando a nota da redação. Sonho alto, meus estudos continuam para cargos maiores, oficialato do Distrito Federal no presente momento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Guilherme: Era bem isolada, apenas com familiares mais nucleares. Acreditei ao longo de todo processo no poder eminente do sacrifício.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Guilherme: Completamente, fui auxiliado de diversas formas. Meu pai foi o principal motivador.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Guilherme: Estudei uma média de 70 dias para a Polícia Militar do Distrito Federal, 40 dias para o cargo de bombeiro. A principal chave para embasar minha mentalidade foi abstrair a ideia de que eu poderia mudar a minha vida por meio de um espaço de tempo relativamente curto, pessoas concluem cursos longos no mercado em troca de um diploma sem efeito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Guilherme: Dei grande ênfase aos PDFs, o material do Estratégia foi fundamental na reta final do CBM-GO. Com o material escrito, fui capaz de percorrer o excerto específico do edital com mais celeridade. Não me recordo de sofrer desvantagens notórias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Guilherme: Por meio do YouTube!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Guilherme: Usava sim. Minha principal queixa era a falta de especificação na formulação dos conteúdos programáticos no curso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Guilherme: Sim, para o Polícia Penal de Minas Gerais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Guilherme: Com certeza! O maior diferencial foi a concisão do material! Além do que, eu acredito no básico, a estrutura do Estratégia é simplificada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Guilherme: Eu não tinha plano de estudos ao longo dessas três classificações. Longe de ser o ideal, mas eu apenas lia os PDFs. Estudava ao longo de todo o meu espaço de tempo livre. Entre 2 a 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Guilherme: Eu nunca fazia simulados ou revisões concretas. Novamente, não era o ideal, mas eu revisava de forma esporádica uma coisa ou outra.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Guilherme: Confesso não gozar de tanta propriedade para afirmar algo. Por outro lado, parte da minha leitura nos PDFs consistia em ler apenas as resoluções dos professores sobre as questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Guilherme: Pode soar arrogante, mas eu sempre consegui lidar com todas. Meu problema real era ter foco, uma mente hiperativa.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Guilherme: Bem relaxada para a Polícia Penal, amena para o Polícia Militar, intensa para o CBM-GO. Antes de ingressar na sala, revisei os principais pontos sobre a atividade do bombeiro militar, matéria relevante na etapa objetiva.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Guilherme: Eu nunca estudei para redações, conquanto fosse o meu ponto forte dado a minha principal técnica de estudos, construir um vocabulário forte por meio da semântica.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Guilherme: Como principais erros, não se planejar de forma prévia; desprezar o planejamento de estudos e as técnicas vigentes em matéria de concurso. Já como acertos, acredito veemente em ter construído uma mentalidade poderosa, ambiciosa.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Guilherme: Não, embora restasse ausente o planejamento, a minha ambição sempre foi alta.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Guilherme: Escolha o seu material de estudos com cuidado – o Estratégia figura no topo do mercado, foi fundamental na minha classificação; foque em um concurso que ainda irá ser publicado, estude com muita antecedência e sua vantagem sobre os concorrentes será massiva.