Aprovado em 1° lugar no concurso da IPSEMG para o cargo de Analista - Tecnólogo em Radiologia
Concursos Públicos
“Foquem, não desistam e abdiquem de algo hoje para dar um passo maior no futuro, sabemos que tudo está muito difícil, mas só o esforço nos recompensa ...”
Confira nossa entrevista com Paulo Cesar de Oliveira Affonso Junior, aprovado em 1° lugar no concurso da IPSEMG para o cargo de Analista – Tecnólogo em Radiologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paulo Cesar de Oliveira Affonso Junior: Olá! Meu nome é Paulo César, sou graduado em Tecnologia da Radiologia, tenho 43 anos e moro em Juiz de Fora – MG
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paulo: Trabalho na minha profissão há 21 anos, sempre procurei fazer e executar o meu trabalho da mesma forma como gostaria de ser tratado. Como no meu entender as perspectivas do momento exigem cada vez mais qualificação e aprimoramento e, como sempre gostei de estudar, vi que estava na hora de tomar a decisão de me transferir para o poder público em busca de novos desafios profissionais e ajudar a quem mais precisa de forma humanizada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Paulo: Sempre trabalhei e estudei, nunca arrumei impecílio de não acreditar em novas possibilidades e acreditar em mim. Nunca foi fácil, mas abdicando de alguma coisa no presente saberia que colheria algo no futuro.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Paulo: Fui aprovado em 5 concursos, e passei em 2 processos seletivos. O primeiro foi o Corpo Auxiliar de Praças – Marinha em 1º lugar, como Técnico em Radiologia, nesse mesmo ano fui aprovado no HU-UFJF – 3º lugar, em 2º lugar da FHEMIG também no mesmo ano. Após esse ano maravilhoso e ter ingressado na Marinha, fui morar no Rio de Janeiro e após mais ou menos 1 ano retornei e fui para FHEMIG, nesse eu fiquei 8 anos e saí por ter sido contratado, dentro esses sempre trabalhando também na iniciativa privada, comecei a aprender muito e me aprimorar na área, quando me toquei já tinha passado vários anos há 8 anos atrás fiz um processo seletivo com prova teórica no Exército e fiquei em 1° lugar, abdiquei de um emprego o qual tinha 12 anos e fui aprender com esse desafio, por lá fiquei os 7 anos, este foi meu virar de chave o qual percebi o quanto o emprego público poderia me proporcionar.
Fiz o concurso para EBSERH – NACIONAL fiquei em 1º lugar e assumi essa vaga. Sai do exército e assumi um processo seletivo da FHEMIG por lá fiquei os 2 anos que podia e tentei o IPSEMG com o objetivo de sempre procurar a evolução na carreira nesse que ainda não assumi estou esperando ser chamado. Por isso ainda não desisti e continuarei estudando para procurar sempre o aprimoramento e o reconhecimento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Paulo: Com relação a sair, eu perdi vários momentos com a minha família, pois tive que abdicar para conquistar algo para nós.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Paulo: Nunca foi por mim, sempre aprimoro e procuro esse reconhecimento por eles também. E foram eles que me incentivaram e me deram o apoio que precisava.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Paulo: Estudava por dia quando terminava o meu turno de trabalho de 12 horas (umas 2 a 3 horas nestes dias), nos dias em que não trabalhava fazia de 12 a 14 horas de estudo. O meu foco era total em aproveitar essa oportunidade e dar um futuro melhor a minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paulo: Na minha preparação sempre utilizei os materiais em PDF e as videoaulas foram muito importantes. Me dediquei muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paulo: Na pandemia teve uma oportunidade que o Estratégia deu de fazermos um cadastro e conseguiríamos um pacote promocional de 1 ano de estudos! Fiz o cadastro e ali iniciou o meu retorno aos concursos públicos
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Paulo: Aproveitei todas as oportunidades que Deus me deu e nunca tive medo de arriscar. Aproveitei a internet, os materiais específicos que eu já tinha e tudo que achava de valor para o exame. A diferença do Estratégia foi nos professores, todos com uma didática excelente, frisando aqui que foi um diferencial para minha aprovação, cito aqui o professor Felipe Luccas de português, Arthur Lima de raciocínio lógico, Paulo Guimarães de ética, dentre outros que agora não me recordo. Concluo que todos me deram a base para aprimoramento e direção para minha aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Paulo: Gostei muito dos materiais do Estratégia, aulas online e materiais em PDF. Professores com uma didática excepcional, principalmente para quem ficou muito tempo sem a preparação que não era da matéria específica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paulo: Na maioria das vezes estudava uma matéria e ia com ela até o final. Faltando uma semana o foco era revisar o que aprendi com questões e material escrito.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paulo: Minhas revisões são em material escrito, escrevo muito quando eu estudo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Paulo: Os exercícios são fundamentais e quando faltava 15 dias para a prova, fixava a matéria revisando o material de resumo e fazendo exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Paulo: A minha maior dificuldade sempre foi em português, lia muito e escrevia, muitas vezes conversava sozinho e procurava os erros e as dicas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paulo: Procurei focar um pouco em cada matéria e vou até cansar. Faltando 6 horas para a hora de acordar, paro tudo e durmo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paulo: Acho que fiquei bastante tempo focado em específica e a diferença está em todas as matérias. Desde quando foquei em tudo as coisas melhoraram.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paulo: Nunca pensei em desistir, mas foquei esse ano na minha profissão e coloquei que, se neste ano não desse certo, ano que vem trocaria de área para buscar outros ares.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulo: Foquem, não desistam e abdiquem de algo hoje para dar um passo maior no futuro, sabemos que tudo está muito difícil, mas só o esforço nos recompensa e tudo fica mais difícil com o passar do tempo