1° lugar no concurso da IPSEMG para o cargo de Analista - Administração / Gestão Serviços Saúde / Gestão Saúde

“O esforço é diário, mas a recompensa vale muito a pena.”
Adelaide Ribeiro De Castro Leite, aprovada em 1° lugar no concurso da IPSEMG para o cargo de Analista – Administração / Gestão Serviços Saúde / Gestão Saúde:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Adelaide Ribeiro De Castro Leite: Eu sou formada em Administração, tenho 33 anos e nasci em Três Corações (Minas Gerais).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Adelaide: Sempre foi muito importante pra mim exercer atividades que pudessem contribuir para uma sociedade melhor e que fizessem a diferença na vida das pessoas. E no serviço público eu enxergo essa possibilidade. Além, claro, da estabilidade, dos benefícios, do salário e de toda a estrutura de trabalho que um órgão público oferece.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Adelaide: Durante a minha preparação para concursos eu não trabalhei fora.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Adelaide: Em cadastro reserva fui aprovada nos concursos para Analista Judiciário – Área Administrativa do TRT- MG (146º colocação), Analista do Ministério Público – Administração Pública (16º colocação), Oficial do Ministério Público – Serviços Diversos (275º colocação), Analista Judiciário – Administrador do TJMG (9º lugar). E dentro das vagas fui aprovada nos concursos para Analista de Seguridade Social – Administração do IPSEMG (1º lugar) e Assistente em Gestão de Defesa Agropecuária do IMA (5º lugar). Também fui aprovada na primeira fase do concurso para Analista Legislativo – Consultor Administrativo da ALMG e aguardo o resultado da segunda fase, que foi a prova discursiva. No momento estou descansando um pouco dos estudos e na expectativa da nomeação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Adelaide: Eu restringi bastante minha vida social. Mas a maior parte dos meus estudos foi durante a pandemia, então consequentemente não saía nesse período. Quando houve a retomada dos eventos presenciais eu voltei a encontrar alguns amigos e familiares, contudo de forma bem moderada ou quando era minha folga dos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Adelaide: Eu não compartilhei minha jornada de estudos com muita gente. Mas os que sabiam me apoiavam, torciam por mim e na medida do possível entendiam o momento de restrições que uma preparação para concursos exige.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Adelaide: Comecei meus estudos em novembro de 2020. Inicialmente para a área de controle. Em julho de 2022 migrei para a área administrativa. Considero que toda a minha preparação contribuiu para minhas aprovações, especialmente para a que fui aprovada em primeiro lugar, ainda que em alguns momentos direcionasse meus estudos para um concurso específico. Meu planejamento de estudos era feito por uma planilha e tinha uma meta diária de horas líquidas e de matérias a estudar. Eu estudava durante o período da tarde e da noite até cumprir a meta. Tentava ao máximo cumprir o que foi planejado, mas havia períodos que não conseguia. Contudo, sempre mantive o ritmo de estudo, mesmo que fossem necessárias algumas adaptações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Adelaide: A base da minha preparação foi o curso em PDF. Eventualmente usei videoaulas. Para a fase de discursiva do concurso da ALMG usei livros porque era uma prova muito específica. Eu gosto bastante do PDF porque é elaborado com o intuito de preparar o aluno para a prova de concurso público. E por esse motivo é um material direcionado e objetivo. Também gosto das videoaulas, mas consome muito tempo, principalmente porque não consigo assistir em velocidade muito acelerada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adelaide: Conheci pelo meu marido.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Adelaide: Eu sou simplesmente apaixonada pelo Estratégia e sempre faço propaganda quando tenho oportunidade (risos). A qualidade dos materiais é fenomenal, os professores são excelentes e o nível de preparação dos alunos do Estratégia é altíssimo. Já comecei meu estudo com o Estratégia e sem sombra de dúvidas isso fez toda diferença na minha preparação. Eu tenho a assinatura básica e utilizei os PDFs, as videoaulas, podcasts e Sistema de Questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Adelaide: Meu plano de estudos foi montado pelo meu marido, que fez coach com o Renan Fineto. Então tudo o que ele aprendeu na monitoria, ele me ensinou. E sou muito grata por isso. Eu usava uma planilha. Minha meta diária era de 4 a 6 horas líquidas. As sessões de estudo variavam de 30 a 60 minutos de acordo com o peso da matéria e estudava várias ao mesmo tempo (de 6 a 10 matérias por semana). À medida que ia concluindo as matérias, acrescentava outras, conforme o ciclo básico da área. Até o momento estudei 2.800 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Adelaide: Eu fazia uma revisão de 24h e uma de 7 dias. E depois fazia revisões gerais. Fazia muitas questões e utilizava os resumos dos PDFs. Também revisava pelos podcasts e pelas revisões de véspera.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Adelaide: É fundamental resolver exercícios em uma preparação para concursos. Afinal, no dia da prova você vai resolver questões. É importante também para conhecer o perfil da banca. Durante a minha trajetória resolvi cerca de 26.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Adelaide: Tive muita dificuldade em Auditoria. Finalizei o estudo da matéria para ter uma compreensão geral e quando comecei a fazer revisões e questões melhorei bastante o entendimento do assunto. Foi necessário não desistir e ter paciência. Isso faz parte do processo de estudo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Adelaide: Normalmente eu faço revisões na semana anterior, a partir do meu material e das Revisões de Véspera do Estratégia. No dia anterior da prova eu costumo descansar do estudo, já que normalmente tenho que viajar para prestar o concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Adelaide: No primeiro concurso em que fui aprovada dentro das vagas não houve prova discursiva, mas já prestei outras provas que tiveram essa etapa. Minha preparação foi a partir do estudo de questões anteriores da banca e da prática de discursivas conforme especificado no edital. Eu mesma simulava questões tendo como base o conteúdo ou utilizava sistema de questões. Para o concurso da ALMG eu fiz uma monitoria com uma professora de redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Adelaide: O acerto foi começar com um bom planejamento e estudando por um excelente material. Dediquei minha primeira semana de estudo a entender como era estudar para concurso e isso foi muito importante. O que eu faria diferente seria não parar de fazer atividade física durante minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Adelaide: A desistir não. Quando tomei a decisão de estudar pra concurso estava muito certa de que não desistiria. Mas após um resultado abaixo do esperado em uma discursiva, eu cheguei a duvidar da minha capacidade. Foi um dia bem difícil. Descansei um pouco e retomei os estudos. Alguns meses depois tive resultados melhores em discursivas. E, graças a Deus, vieram as aprovações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adelaide: Tenho muito claro em minha mente o momento em que decidi estudar para concurso até o dia em que fosse aprovada, independentemente das circunstâncias. E o compromisso com essa decisão foi o que me fez continuar, apesar das dificuldades. Portanto, se ser aprovado em um concurso público é seu objetivo, decida, comprometa-se com sua decisão, planeje, execute, adapte se necessário e continue até obter sua aprovação. O esforço é diário, mas a recompensa vale muito a pena.