Aprovada em 1° lugar no concurso do Instituto Mineiro de Agropecuária para Assistente em Gestão de Defesa Agropecuária
Concursos Públicos
“Se você pretende iniciar seus estudos para concurso, comece assinando uma plataforma de curso que lhe forneça base para isso, eu comecei pelo Estratégia. Agora se você já está no meio de campo, não desista, vá em frente que sua hora vai chegar”
Confira nossa entrevista com Laura Gonçalves Costa Martins, aprovada em 1° lugar no concurso do Instituto Mineiro de Agropecuária para o cargo de Assistente em Gestão de Defesa Agropecuária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laura Gonçalves Costa Martins: Me chamo Laura, tenho 30 anos, sou formada em Ciências Biológicas e com Pós-graduação na área de genética. Sou de Viçosa/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laura: O plano de carreira fornecido ao servidor publico, salário e estabilidade foram atributos que me chamaram atenção quando comparado à rotina de trabalho exigida na minha área de formação em empresas privadas. Então, resolvi me arriscar e começar a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laura: De inicio sim, mas optei por ficar apenas por conta dos estudos no final.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Laura: Tentei poucos concursos, consegui minha aprovação na minha terceira tentativa. Fui aprovada no IMA para o cargo de Assistente em Gestão de Defesa Agropecuária em primeiro lugar.
Pretendo sim, vejo esta aprovação apenas como o início até chegar ao concurso almejado .
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laura: Foi bem restrita aos estudos, mas de uma vez a outra, eu tirava algum tempo para amigos e família como forma de resetar um pouco.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laura: Eu optei por compartilhar esta nova jornada de minha vida apenas com as pessoas bem próximas a mim, as quais me deram todo apoio quando optei por abdicar do emprego e ficar por conta dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laura: Foram 4 meses diretos e focados. Eu tentava manter uma rotina de horários, com planilhas e metas, de forma a cumprir o planejado e cobrir o edital como um todo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laura: Eu usei um pouco de cada, a depender da matéria. Foram videoaulas para aquelas que eu tinha mais dificuldade, PDF para aquelas que eu conseguia aprender apenas com a leitura, e assim fui mesclando até o ponto que me sentisse segura com o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laura: Através dos vídeos em plataformas digitais, onde a maioria dos aprovados em concurso eram do mesmo curso preparatório, o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Laura: Após me tornar assinante do Estratégia, ganhei tempo para minha preparação em concurso. Não precisava mais procurar materiais sobre tal assunto, estavam todos ali, tudo pronto, só pegar e estudar, e isso foi fundamental.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laura: Eu tenho certa dificuldade de estudar várias matérias ao mesmo tempo, quando eu começo por um conteúdo totalmente novo, eu preciso me dedicar a ele alguns dias, avançar no número de aulas para só então partir para outro conteúdo. No início, minha carga horaria liquida girava em torno de 5 a 6 horas de estudos por dia; nas últimas semanas até a prova esse número já subiu para aproximadamente 9hr.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laura: Para cada assunto estudado eu tinha um material que me servia de revisão, às vezes era o mapa mental, outras, o resumo do Estratégia ou até mesmo o meu próprio resumo, dependia. Para revisão, eu entrelaçava questões da banca com este material de apoio.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laura: Os exercícios, para mim, foram fundamentais. Eles me fizeram entender o perfil da banca, como era cobrado e o que eles mais cobravam. Não consigo mensurar o número de questões que cheguei a fazer, eu fazia exercícios todos os dias, era regra.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laura: Eu tinha dificuldades com Direito Administrativo, era muita decoreba, vários nomes e regras, então eu me obriguei a estudar e me dedicar mais nesta matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laura: Foi intensa, a carga horaria de estudos subiu, estudava com mais gás e foco. Precisava revisar e terminar alguns tópicos até a data da prova
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laura: Eu acho que meu maior acerto foi uma análise do edital em relação ao que daria mais importância na hora dos estudos. Era muito conteúdo e algumas matérias teriam poucas questões, então eu dividi meu tempo e foquei naquilo que seria mais importante e teria mais chance de ser cobrado.
Meu principal erro durante esta jornada de estudos, foi demorar entender que você precisa de um material bom para estudar e fazer muitas questões é fundamental para sua aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laura: Eu sempre pensava em desistir. Estudar para concursos não é fácil, é tudo muito incerto e demorado, mas você precisa ter paciência e foco. Toda vez que eu assistia aos depoimentos dos aprovados pelo site do Estratégia, isso me dava animo para não desistir e seguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laura: Se você pretende iniciar seus estudos para concurso, comece assinando uma plataforma de curso que lhe forneça base para isso, eu comecei pelo Estratégia. Agora se você já está no meio de campo, não desista, vá em frente que sua hora vai chegar.