Aprovado em 126° lugar para o cargo de Soldado no concurso PM-MG
Concursos Públicos“[…] não tenho a menor dúvida que, se mantiver o foco e disciplina nos estudos, também conseguirá ser aprovado em qualquer concurso que almeja e dará muito orgulho para a sua família e pessoas que te amam.”
Confira nossa entrevista com Lucas Souza Amorim, aprovado em 126° lugar para o cargo de Soldado (Juiz de Fora) no concurso PM-MG:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Souza Amorim: Sou formado em Administração de empresas pela UFRRJ, tenho 29 anos, minha cidade natal é o Rio de Janeiro – RJ, mas atualmente moro em Muriaé – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Quando começou a pandemia, fiquei desempregado e sem perspectiva. No início, achei que em poucos meses a vida voltaria ao normal e eu conseguiria um novo emprego, mas o tempo foi passando e percebi que dificilmente conseguiria um bom serviço. Esse foi um dos principais motivos que me fizeram iniciar os estudos para concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: No início, como fiquei desempregado por conta da pandemia, só estudava. Depois, quando consegui um novo emprego, comprei um tablet para ler os pdf’s do Estratégia durante os momentos ociosos do trabalho e estudava mais um pouco quando chegava em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas: O primeiro concurso que fui aprovado, foi técnico administrativo da UERJ, mas muito longe das vagas, esse fiz só para adquirir experiência de prova, foi minha segunda prova de concurso. Depois fui aprovado dentro das vagas para a Polícia Penal de Minas Gerais, mas recebi inapto no psicotécnico. Não desanimei e passei também dentro das vagas para a Polícia Penal de Minas novamente, todavia, mediante Processo Seletivo Simplificado, são as mesmas funções e salários do cargo anterior, mas sem ser efetivo, por contrato de no máximo dois anos. E agora acabei de ser aprovado, também dentro das vagas, para a Polícia Militar de Minas Gerais, aguardando o resultado do psicotécnico e exame médico.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas: Praticamente não tive vida social durante um bom tempo. Principalmente por dois motivos: o primeiro para ter o máximo de foco e o segundo por não ter dinheiro para fazer praticamente nada. Não frequentava os churrascos de família, nem aniversários, não saía com meus amigos e nem com a minha namorada. Os únicos momentos de lazer que eu posso dizer que tinha, era ir diariamente para a academia do meu condomínio e jogar vôlei a noite dentro do condomínio também, após os estudos, e um filme antes de dormir com a minha namorada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lucas: Sim, todos sempre me apoiaram demais. Desde o primeiro dia sempre me incentivaram ao estudo e nunca me pressionaram para alterar minha rotina radical de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Especificamente para o último concurso, estudei apenas os últimos 15 dias antes de prova, consegui tirar 15 dias de folga consecutivos do trabalho para tentar focar para a PMMG. No entanto, já estudava desde a metade de 2020 para outros concursos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Certamente o material que eu mais utilizo são os PDFs do Estratégia, tanto para parte teórica quanto para questões. Como complemento, assisto algumas vídeo aulas bem pontuais e também utilizo a plataforma de questões para fazer o máximo possível.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Conheci o Estratégia pelo instagram, infelizmente foi já na reta final do último concurso da PRF.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Lucas: Sim, comecei a estudar por um concorrente, ainda não conhecia o Estratégia. O que mais me incomodou foi que o foco deles era em vídeo aula. E, após a prova da PRF, percebi que precisava muito aumentar minha qualidade de leitura, concentração e interpretação para uma prova tão extensa, que era necessário passar a estudar prioritariamente através da leitura, de preferência por pdf.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Lucas: Não. O único concurso que fiz estudando pelo concorrente foi para a PRF. Depois que passei a estudar pelo Estratégia, passei em todos os concursos que realizei.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas: Sim. Até hoje não conheci nenhuma ferramenta de estudos para concursos mais completa que os PDFs do Estratégia. Recentemente tive a oportunidade de comparar com o PDF de outro curso que também vem se destacando no mercado, mas ainda está muito a baixo do Estratégia. Outra ferramenta que também me ajudou muito foi o passo e o bizú estratégico, gosto de utilizar na reta final da prova para pegar as matérias com forte probabilidade de caírem na prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: No início, utilizei muito a Trilha do Estratégia. Foi extremamente importante para mim, porque não sabia como nem por onde começar a estudar. Além de me dar um norte nos estudos, também reduzia minha ansiedade por saber exatamente o que eu iria estudar a semana inteira, sem ter trabalho nenhum. Tentava estudar pelo menos 4 ou 5 matérias por dia, em média 1h ou um pouco mais para cada matéria, com intervalos de uma para a outra. Nesses intervalos, costumava ir para a academia, almoçar, tomar um café da tarde, ou simplesmente descansar para a próxima matéria.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Quando começo a estudar para um concurso antes de sair o edital, gosto de fazer resumos para as matérias mais importante e reviso todo sábado, um dia antes do simulado de domingo. Mas quando pego um edital já em andamento, gosto de fazer simulados toda semana e ir revisando as matérias que errei e tive dificuldade durante a semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lucas: A resolução de questões é indispensável. Acredito que já tenha feito no mínimo umas 30.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Lucas: Sem dúvidas Português foi a matéria que tive mais dificuldade até agora. O que mais me ajudou especificamente nessa matéria, foi fazer muitas questões e sempre ler os comentários dos alunos. Sempre dão muitas dicas e mnemônicos que ajudam demais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Na semana da prova tento estudar as matérias mais decorebas e as que têm grande chance de cair, mas sem me cobrar demais. O mais importante é chegar leve na prova e se organizar com antecedência para não deixar nenhuma eventualidade tirar a minha concentração no dia da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Lucas: No último que fiz não teve. Mas quando passei para a PPMG, tirei 90/100. Considero que foi de suma importância contratar um professor para corrigir minhas redações e dar dicas do que deveria fazer para melhorá-las.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Nunca pensei em desistir. Muitas vezes cheguei a ficar desanimado, quando tinha um rendimento abaixo do esperado em algum simulado, ou por achar que nunca conseguiria aprender tanta matéria. Mas sempre estive muito determinado a passar em concursos, desde o início sabia que seria muito difícil, mas quanto mais o tempo passava, pensava que não poderia desperdiçar tanto tempo investido. Além disso, tentava pensar sempre que seria uma ótima forma de conseguir dar orgulho para a minha família, essa sempre foi minha maior motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Para quem está iniciando os estudos para concurso, acho que é importante saber que vai ser muito difícil, talvez em alguns momentos fique desanimado, ache que não vai conseguir, vai ter alguns momentos de ansiedade, algumas pessoas não vão apoiar, mas não tenho a menor dúvida que, se mantiver o foco e disciplina nos estudos, também conseguirá ser aprovado em qualquer concurso que almeja e dará muito orgulho para a sua família e pessoas que te amam.