Aprovado em 6° lugar no concurso IPSEMG para Analista - Administração / Gestão Serviços Saúde / Gestão Saúde
Concursos Públicos
“[…] Tenha certeza de que se eu consegui é possível que cada um de vocês também alcance a aprovação e consigam realizar os seus sonhos. FÉ, DISCIPLINA, FOCO e EQUILÍBRIO foram as minhas balizas durante a minha longa jornada até esse momento […]”
Confira nossa entrevista com Marco Aurélio Ribeiro Cezario, aprovado em 6° lugar no concurso IPSEMG para Analista – Administração/Gestão Serviços Saúde/Gestão Saúde:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marco Aurelio Ribeiro Cezario: Meu nome é Marco Aurélio Ribeiro Cezário, sou formado em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora – MG (2010) e Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Faculdade Machado Sobrinho de Juiz de Fora – MG (2020). Tenho 37 anos e sou natural de Lavras – MG, mas moro na cidade de Juiz de Fora – MG, por aproximadamente 20 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marco: Como na época em que eu me alistei para servir o Exército Brasileiro já havia sido aprovado no vestibular e iria iniciar a minha graduação, acabei participando do processo de seleção do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) da atual Unidade de Artilharia Leve de Montanha, localizada no bairro Nova Era da cidade de Juiz de Fora – MG (4º GAC L Mth), com isso tive a oportunidade de servir como aluno (2005) e no final do curso, após várias avaliações intelectuais e físicas, concluí com hesito, obtendo a 4ª colocação de uma turma de 20 alunos, sendo promovido Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia de Segunda Classe (R2). Essa minha colocação me deu a possibilidade de continuar servindo na mesma organização militar (OM), devido o número de vagas abertas naquele ano. Com isso, acabei servindo por 8 anos como oficial temporário, obtendo nesse período duas promoções, 2º Tenente e 1º Tenente, nessa última, como eu já havia concluído a minha graduação, tive a oportunidade de exercer algumas funções administrativas “chaves”, como Encarregado do Setor de Material (Almoxarife), membro da comissão de licitação, Encarregado do Setor de Registro e Conformidade de Gestão (controle interno) etc. Enfim, todo esse contato com a parte administrativa e com o serviço público me motivou a buscar por essa conquista que eu sempre acreditei ser possível.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marco: Sim, boa parte da minha caminhada até a minha aprovação eu conciliava os meus estudos com o trabalho. Porém, em alguns momentos eu cheguei a ficar só por conta dos estudos, principalmente na reta final de preparação, até porque fiquei um período fora do mercado de trabalho por questões pessoais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marco: Fui aprovado em alguns concursos, porém, na grande maioria, fora do número de vagas, ou seja, sempre na expectativa de ser nomeado, mas o prazo de vigência deles inspiraram sem a possibilidade de ser nomeado, todos eles visando cargos na minha área de formação.
Contudo, após eu me recuperar de um estado grave de Covid-19 em 2021, em que fiquei 45 dias hospitalizado, sendo 30 dias na UTI, 2 intubações, embolia pulmonar, traqueostomia, e um processo lento de recuperação, tendo que reaprender a andar, a falar, a engolir etc., ou seja, ter vencido o vírus e a oportunidade de continuar vivendo e podendo sonhar novamente, os resultados começaram a surgir.
Participei do processo seletivo para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM)/Supervisor (ACS) da Fundação IBGE (censo 2022) para a cidade de Juiz de Fora – MG, e fui aprovado em 34º lugar como ACS, exercendo inclusive a função por 8 meses, pois nesse período eu não tinha como realizar as minhas consultorias na área da minha especialização – Controladoria – (Autônomo), porque estava em tratamento da minha visão, por conta da bactéria que peguei no hospital no período em que fiquei hospitalizado, ou seja, não podia viajar e dirigir o meu veículo. Esse trabalho temporário foi a forma que eu encontrei para me capitalizar e voltar aos poucos a atividade laboral. Por fim, fui aprovado também no último concurso de Analista de Apoio à Gestão da Polícia Civil de Minas Gerais, na posição de número 50, concurso com o prazo de validade ainda vigente.
Mensagem de incentivo aos concurseiros do aprovado:
Nobres concurseiros não desistam dos seus sonhos, foquem em uma área em que vocês se identifiquem e perseverem. Diante de tantas dificuldades eu consegui a tão sonhada aprovação em um concurso público. Tenha certeza de que se eu consegui é possível que cada um de vocês também alcance a aprovação e consigam realizar os seus sonhos. FÉ, DISCIPLINA, FOCO e EQUILÍBRIO foram as minhas balizas durante a minha longa jornada até esse momento.
Importante ressaltar que o apoio familiar e o incentivo dos amigos são fundamentais e contribuíram muito para que eu continuasse a minha jornada diária de estudos, e que ao longo do tempo se tornaram prazerosas.
A mensagem que eu gostaria de deixar aos concurseiros que pensam ou pensaram em desistir um dia foi reformulada e adaptada de ‘Depois da tempestade vem a calmaria’ para o nosso mundo de concurseiro, sendo: ‘Depois de tanto perseverar veio a conquista’. Para que vocês entendam melhor, no final de abril de 2021 eu fui diagnosticado com Covid – 19 e tive 60% do pulmão comprometido, fiquei 30 dias na UTI lutando pela vida, passei por duas intubações, além de um quadro grave de embolia pulmonar, fiz traqueostomia e segundo os médicos que me acompanharam, eu era naquele momento o verdadeiro milagre de Deus, isso mesmo! Depois disso ainda fiquei 15 dias no quarto do hospital e tive que reaprender a falar, engolir e a se movimentar. Enfim, venci o Covid-19, não fiquei com nenhuma sequela, retomei as minhas atividades físicas, pois gosto muito de pedalar e das minhas aulas de Krav Maga, e claro não abandonei os meus estudos, ou seja, depois da ‘PROVAÇÃO’ essa minha ‘APROVAÇÃO’ tem para mim e para os meus familiares um valor muito especial. Que o papai do céu abençoe todos vocês e os ilumine sempre.”