Aprovada em 30° lugar no concurso TRT-MT para o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa

“Tudo na vida há um tempo e o que mais aprendi é que tão ou mais importante que os nossos resultados é como estamos vivendo o processo até chegar lá.”
Confira nossa entrevista com Simone Vieira Montenegro, aprovada em 30° lugar no concurso TRT-MT para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Simone Vieira Montenegro: Sou Simone Vieira Montenegro, Administradora, sertaneja de Pão de Açúcar-AL e desde o tempo da faculdade sabia que queria ser servidora pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Simone: Desde o tempo da faculdade sabia que queria ser servidora pública, essa decisão estava tomada não importava quanto tempo levasse.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Simone: Em 2016 saí do emprego em que estava para me dedicar aos concursos; comprei livros e cursos do Estratégia Concursos. Em 2019 passei em 1º lugar para Analista Censitário do IBGE-AL (onde estou até o momento). Contudo, com a pandemia dei uma parada nos estudos. Após rumores de retorno dos concursos, voltei a estudar com todo o gás, estudava à noite, sábados(os três horários), domingos (pela manhã), feriados e dia santo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Simone: Numa ordem cronológica, em 2018 fui aprovada no concurso do TRF-5ª região para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativo, seção Alagoas, em 37º lugar. Em 2019 fui aprovada em 1º lugar para Analista Censitário do IBGE-AL (onde estou até o momento). Em 2021 fui aprovada para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa (AJAA) do TJ/GO em 257º lugar. Em seguida, fiz concurso da Secretária de Planejamento Governança e Gestão do Rio grande do Sul (SPGG-RS), para o cargo de Analista de Planejamento Governança e Gestão(APOG) e passei em 126º lugar.
Surgiu em 2022 o concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e também fui aprovada para o cargo de administrador em 31º lugar.
Além disso, em 2022 foi aquela maravilha de concursos dos TRT’s, fiz o primeiro em Mato Grosso(TRT-23), para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa(AJAA) e fiquei em 30º lugar na lista ampla e em 4º nas cotas; Em seguida fiz o TRT-13 na Paraíba, fui aprovada em 22º nas cotas e em 103º na ampla para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa(AJAA). Uma semana depois, parti para Salvador para o concurso do TRT-5ª região e fui aprovada em 59º lugar na cota para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa(AJAA).
Já em 2023 prestei o concurso do TRT-18 em Goiás para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa(AJAA), e apesar de ter errado apenas 01 questão da prova objetiva, eu não fui bem na redação e minha nota despencou(ainda estou aguardando o resultado final).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Simone: Pouquíssima vida social, só tinha domingos à tarde e à noite para sair com família e amigos. A vida é feita de escolhas e tudo tem seu risco e preço.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Simone: A família só entende quando chega os resultados, mas tive muito apoio dos meus pais e familiares.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Simone: Desde 2016 estudo com dedicação, somente parei no período da pandemia. Em 2022 estudei de janeiro a dezembro sem parar, e em 2023 depois que fiz TRT GO senti que precisava de um descanso. Penso em fazer o STJ e quem sabe TRF-5 para analista em AL e finalizar a “carreira” de concursos rs, quero construir minha família…viajar para a Europa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Simone: Em 2016 foquei bastante em conteúdo com livros e PDF. Depois de um certo tempo, só fazia o Passo Estratégico, revisões, muitas questões, simulados e resolução de provas. Videoaula praticamente não assistia, porém Revisões de Véspera sempre marcava presença mesmo que não fosse fazer a prova.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Simone: Meu desempenho melhorou muito, minhas notas aumentaram, passei a ter minhas redações corrigidas e meu sonho mais próximo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Simone: Fazia cronograma de estudos mensal e de acordo com meu tempo disponível colocava de 02 a 04 disciplinas por dia, não estudava direito constitucional com administrativo no mesmo dia, e no sábado se tivesse que colocar alguma disciplina para estudar inseria português e matemática, duas disciplinas que não gosto. Domingo sempre com simulados e questões.
Quando eu comecei a trabalhar em 2019, somente estudava à noite, duas disciplinas por dia, e no fim de semana revisava e fazia muitas questões. Sempre estudava sábado o dia todo e domingo pela manhã.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Simone: Fiz meus próprios resumos alimentados pelas leituras e resolução de provas e anotava ao lado dos conteúdos qual banca tinha cobrado aquele assunto, qual concurso e ano.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Simone: Indispensável. Milhões de questões. Perdi a conta, fazia desafios diários, semanais e mensais de resolução, tudo com metas definidas e repetia as questões erradas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Simone: Raciocínio lógico. Inicialmente aprendi sozinha através de 02 livros que comprei, depois disso passei a assistir as aulas dos professores do Estratégia (professor Bruno é sensacional), e aí consegui me sair bem nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Simone: Em geral, na semana que antecede a prova, reviso alguns assuntos, lei seca até a quinta-feira e, ultimamente, no sábado, eu descansava ou revisava regimento interno quando cobrava ou estava em deslocamento para as provas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Simone: Tive ótimas notas nas provas objetivas, geralmente tenho acertado de 85% para cima, porém, nas discursivas não dei mesma atenção. Já em 2023 prestei o concurso do TRT-18 em Goiás e, apesar de ter errado apenas 01 questão da prova objetiva, não fui bem na redação e minha nota despencou(ainda estou aguardando o resultado final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Simone: Inicialmente ter estudado sem método e sem estratégia bem como não dar a mesma atenção a redação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Simone: NUNCA pensei em desistir. Motivação é resultado da nossa dedicação, foco e disciplina.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Simone: Estude em silêncio (sem postagens em rede social.. e se puder fale para poucas pessoas). Trace seu objetivo. Tenha um bom material de estudo, estude todos os dias. Quando estiver cansado, descanse! Tudo na vida há um tempo e o que mais aprendi é que tão ou mais importante que os nossos resultados é como estamos vivendo o processo até chegar lá. Aqueles que estão nessa busca, se estudarem com foco, dedicação e coragem, vai chegar!
Só não passa quem desiste!