Aprovado em 495° lugar no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal
Concursos Públicos
“O que aconselho é: a vida é como um conjunto de montanhas, haverá o ponto alto é o ponto baixo, assim como a caminhada nos concursos públicos […]”
Confira nossa entrevista com Diego Jeferson Fernandes Marques, aprovado em 495° lugar no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Diego Jeferson Fernandes Marques: Sou formado em Direito pela UFC, tenho 28 anos e minha cidade natal é Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diego: A estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Diego: Sim, praticava a advocacia e, no intervalo do almoço, quando chegava em casa e quando tinha os fins de semana, estudava o quanto podia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Diego: Fui aprovado para Analista Judiciário/Área Judiciária do TJ/PI em 933º, entretanto considerando a colocação, muito provavelmente não serei chamado. Sim, pretendo continuar estudando para o concurso que desejo que é a magistratura federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Diego: A preparação era o foco no momento em que tinha livre, seja no horário livre durante a semana e também aos fins de semana. Saía muito com minha noiva para descansar e ficar muito em casa, também.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Diego: Todos entenderam, pois sabiam que era um sonho que precisava ser alcançado. Todos compreenderam respeitando o meu momento de estudos e sabendo das minhas necessidades.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Diego: Estudei direcionado por mais ou menos 1 mês e meio. A disciplina veio da vontade de prestar o concurso em específico (GMF) e querer mudar minha situação. A manutenção da disciplina veio de deixar o celular de lado e focar no que mais importava: acumular conteúdo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Diego: Eu, particularmente, não me dou muito bem com videoaulas, então utilizei o PDF do Estratégia, pois já vem especificado detalhadamente o que estudar para a prova. As vantagens foram os detalhamentos e não vi desvantagens.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diego: Sou assinante do Estratégia desde 2019, conheci por colegas próximos que também foram concurseiros e já são concursados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Diego: Nunca cheguei a utilizar algum outro curso, sempre foi o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Diego: Eu senti uma diferença relevante logo no meu primeiro concurso (PC CE), pois utilizando o material, por pouco não passei de primeira. O diferencial é a sistemática adotada, esquemas práticos, doutrina, jurisprudência atual, sumulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Diego: Sendo bem sincero, plano de estudos por ciclo estudando duas matérias por dia e 7 por semana. Horas líquidas, creio que 2 – 2:30 ao dia, exceto finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Diego: As revisões eram feitas com grifos, mas na época, fazia muitas revisões por questões, muitas e muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Diego: Essencial. Não fiz muitas questões, mas as que fiz, sempre eram filtradas para o conteúdo da banca e do concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Diego: Tinha mais dificuldade em RLM, a superação foi utilizar os materiais do Estratégia de RLM que, inclusive, fizeram acertar questões na prova e foram essenciais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diego: Li muito a lei (CF e leis ordinárias) e fiz muitas questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diego: Começar a estudar para concurso tarde (erro). Fazer muitas questões e ler a lei (acerto).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Diego: Com certeza, desistir em algum momento da caminhada já pensei, entretanto, minha maior motivação foi não ter preocupação em, no dia seguinte, sofrer alguma espécie de demissão sem justa causa e ficar desamparado, ao contrário da estabilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Diego: O que aconselho é: a vida é como um conjunto de montanhas, haverá o ponto alto é o ponto baixo, assim como a caminhada nos concursos públicos. Reprovações podem acontecer – e é normal – e a tristeza pode abalar nossa autoestima, mas esses são os momentos de se refletir sobre o que errou e procurar consertar. O concurso público muda vidas e se você quiser mudar a sua, estude e se dedique, pois o melhor Deus há de te oferecer.