Aprovado em 458° lugar no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal

“Entenda que isso é uma jornada, você vai amadurecer com seus erros e acertos […]”.
Confira nossa entrevista com Edson Douglas Oliveira Mota, aprovado em 458° lugar no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edson Douglas Oliveira Mota: Meu nome é Edson, sou nutricionista de formação, tenho 28 anos e sou de Fortaleza – CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edson: Quando saí da faculdade vi a grande dificuldade do mercado de trabalho na minha área, que hoje está com seu valor profissional vinculado em sua maior parte por redes sociais, algo que até então não me encaixava, não queria que o meu sustento e o da minha família dependesse da minha imagem “social”, as outras formas seriam trabalhar em hospitais onde a remuneração não é atrativa e empresas de alimentação por exemplo. Meu objetivo sempre foi ser professor, no entanto, era necessário fazer um “pé de meia” e aí um amigo que já estudava para a área fiscal me falou sobre os concursos e a metodologia usada por ele, pela primeira vez me apresentando o Estratégia. Comprei um curso da concorrência e vi que o material não era o bastante e vendo os PDFs do Estratégia através desse meu amigo, resolvi comprar o curso do Estratégia Concursos e desde então todas as minhas preparações foram usando-o como o material base.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edson: Sim, trabalho como motorista de app pela flexibilidade de horários, no entanto cumpro uma jornada de 40 h semanais. Nos estudos tento sempre cumprir um cronograma feito por mim de 4h diárias, de domingo a domingo. Além disso, para carreiras policiais deve-se ter em mente também que a parte física é de suma importância e tem que estar encaixada no seu tempo diário, para essa última tinha em torno de 2 horas (deslocamento e treino, efetivamente).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edson: Bem, minha história para boa parte das pessoas pode ser triste ou para outra parte de superação: meu primeiro concurso que estudei ,já com o Estratégia, foi Policia Civil do Pará, não consegui fazer o perfil mínimo, após essa vieram Policia Civil do Rio Grande do Norte, fiquei nos classificáveis, Policia Civil do Ceará , não fiz o perfil mínimo, Polícia Militar do Ceará (2021) , primeiro concurso de passei dentro das vagas e peguei covid na semana do meu teste físico e reprovei no TAF. Fiz recentemente PM CE novamente para Soldado e Oficial, nesse coloquei minha inscrição vinculada às cotas raciais, pois na minha cabeça estava apenas exercendo meu direito, pois sou pardo e fazendo jus ao motivo principal da criação da lei de cotas, passei tanto para Soldado, quanto Oficial e reprovei na heteroindentificação, após esse concurso veio o da GMF Guarda de Fortaleza em que mais uma vez logrei êxito e não pretendo para por ele.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edson: Estudar para concurso é uma escolha, que no começo vai ser sim muito difícil, mas eu divido em pré edital, quando há mais flexibilidade quanto à vida social e pós edital que há menos flexibilidade. Nem todos os dias o concurseiro estará 100%, não somos máquinas, mas temos que entender que há um preço a ser pago para conseguirmos nosso objetivos e por vezes a parte social deve ser abdicada, principalmente para quem trabalha e estuda.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Edson: Sim, apoiam, quando fiz essa escolha eles me deram todo o suporte necessário.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edson: 3 meses, a disciplina, na minha opinião, é treinada. Boa parte das pessoas se guia pela motivação, mas que nem sempre vai nos fazer prosseguir e é aí que a disciplina (fazer o que tem que ser feito) tem que agir.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edson: Além do material base do Estratégia, o Estratégia Questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edson: Através de um amigo
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Edson: Estudei por outro cursinho, os vídeos eram bons, mas muito longos, e os PDFs eram rasos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Edson: Sim, fiz Guarda de Pacajus, usei somente o material da GMF e vi um Aulão no Youtube tirei 75 pontos, salvo engano o corte foi 88 para CR e 91 para as vagas
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edson: Estou bem mais preparado, as ferramentas que mais gosto e uso no Estratégia, além dos PDFs são:
Estratégias Questões;
Passo Estratégico;
Trilha Estratégica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edson: Meu cronograma teve 4 matérias por dia, uma hora para cada em um ciclo inicial de 6 matérias, as mais relevantes, depois ia inserindo mais a medida que ia avançando no edital
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Edson: Minhas revisões eram sempre com questões e uma leitura no Mapa Mental feito pelo Estratégia antes delas, a medida que eu avançava no edital, já deixa o espaço no cronograma para fazer questões de matérias passadas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edson: Resolução de questões é o ponto essencial para o sucesso do concurseiro, provavelmente para essa preparação fiz em torno de 3 mil questões
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edson: Português ,foi meu enfoque principal na preparação e fiz muitas questões da matéria para conseguir uma melhora, a medida que errava voltava no material base ou nos comentários para entender o que porquê de estar errando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edson: As duas ultimas semanas foram de leitura de lei seca, questões e os vídeos de reta final do Estrátegia
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edson: Acredito que eu fiz tudo o que podia dentro das minha limitações, mas um erro grande foi não ter resumos feitos por mim antes do edital, pois no pós edital não há tempo de faze-los e isso faz muita diferença para otimizar o tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edson: Nenhum momento
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edson: Entenda que isso é uma jornada, você vai amadurecer com seus erros e acertos, vai crescer como pessoa, além do próprio intelecto, e assim como eu vai dar muito valor ao trabalho duro para alcançar o seu objetivo, vão vir muitas dificuldades, coisas que não estão ao seu controle ,mas foque apenas no controlável e assim dê um passo de cada vez. Além disso, sempre busque otimizar a sua preparação, seja com vídeos no Youtube, experiências como a minha, conversas com outros concurseiros e/ou pessoas que estão alinhadas a um mindset de crescimento pois isso vai poupar muito tempo e vai te separar de quem alcança o objetivo e quem não alcança. Lembre-se, leão anda com leão.