Aprovado em 2° lugar para Analista Ambiental - Geografia no concurso SEMAD-GO
Concursos Públicos
“Para aqueles que almejam iniciar os estudos para concursos, eu aconselho o rigor do estudo diário; a prática de atividades físicas semanalmente; o empenho em manter a alimentação saudável […]”
Confira nossa entrevista com Diego Sullivan de Jesus Alves, aprovado em 2° lugar no concurso SEMAD-GO para o cargo de Analista Ambiental – Geografia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Diego Sullivan de Jesus Alves: Tenho 34 anos e sou natural de Uberlândia (MG), onde residi durante a infância e a adolescência. Aos 18 anos, fui aprovado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia no campus de Ituiutaba, onde permaneci entre os anos de 2007 e 2011. Após a graduação, entre 2012-2014, fiz o mestrado, e, entre 2014-2019, fiz o doutorado, ambos em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diego: Desde o segundo ano de graduação até o final do doutorado, eu sentia que queria atuar como geógrafo, porém, assumia que dificilmente conseguiria uma vaga na iniciativa privada. Por isso, em 2018, no último ano do doutorado, comecei a fazer vários concursos para pleitear vagas de professor de Geografia no ensino básico e no ensino superior. Em 2019, eu definitivamente comecei a estudar de forma independente, no entanto, após de algumas reprovações, inclusive na Universidade Estadual do Amazonas, eu fiquei bastante frustrado e praticamente abandonei os estudos. Naquela ocasião, eu havia sido aprovado num processo seletivo para professor de Geografia na Universidade Estadual de Goiás, na qual atuei entre 2020 e 2021. Eu decidi retomar os estudos para concursos somente em maio de 2021, com o auxílio de uma plataforma de estudos, porque eu estava profundamente desestimulado em permanecer como docente.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Diego: Sim, entre 2021 e o presente momento, eu estive envolvido com o trabalho no Sebrae. Eu tentava estudar após finalizar meus afazeres e nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Diego: Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) – professor de Geografia –2011 – não assumi
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) – professor de Geografia – 2014 – atuei entre maio de 2014 e março de 2015 – pedi exoneração
Prefeitura Municipal de Uberlândia – Geógrafo – 2019 – 10º
Prefeitura Municipal de Caldas – Fiscal de Meio Ambiente – 2021 – 2º lugar
Prefeitura Municipal de Iporá – Analista Ambiental – 2021 – 1º lugar
Instituto Brasileiro De Meio Ambiente E Dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – Técnico Ambiental (Acre) – 41º lugar
Prefeitura Municipal de Coromandel – 2022 – Fiscal Ambiental – 2º lugar
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD – 2022 – Analista Ambiental em Geografia – 2º lugar
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD – 2022 – Técnico Ambiental – 17º lugar
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Diego: Eu permaneci frequentando a academia por três vezes na semana e eventualmente saía aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Diego: Sim, se não fosse pela minha mãe, por certo, eu não teria alcançado essa aprovação. Parte do período da minha preparação ocorreu numa cidade distinta daquela que a minha mãe reside, porém, a cada uma semana, eu retornava para a casa dela, e isso sempre me ajudou em termos emocionais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Diego: Faz um ano que estou estudando direcionado para concursos na área ambiental a partir dos materiais do Estratégia. Eu penso que a minha disciplina para estudar aconteceu naturalmente no decurso dos primeiros meses. E a minha maior motivação foi a vontade de alcançar alguma função em que eu verdadeiramente me sentisse satisfeito e útil para a coletividade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Diego: A princípio, utilizei bastante as videoaulas, pois as disciplinas de RLM e aquelas que envolvem assuntos do Direito, não estão presentes na grade curricular da Geografia. E, se não fosse por isso, certamente, eu não teria compreendido tão rapidamente esses conteúdos. Após isso, eu segui estudando somente via PDF. A principal vantagem é o acesso ilimitado aos conteúdos, pois permanecem hospedados no site, enquanto que a desvantagem é a ausência de materiais para concursos menores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diego: Desde o momento que comecei a estudar para concursos, notei que o Estratégia era responsável por muitas aprovações em concursos para polícias. Após um tempo estudando, um amigo, funcionário público federal, que havia estudado pelo Estratégia, indicou-me este curso, então eu decidi adquirir o primeiro pacote.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Diego: Sim, estudei inicialmente pelo Focus. Naquele momento, esse curso era o suficiente para mim.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Diego: Sim, por causa do Focus, consegui minha primeira aprovação após um ano de estudos, na Prefeitura Municipal de Iporá, para o cargo de analista ambiental. Ainda não fui convocado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Diego: Após o Estratégia, tudo mudou! A qualidade das aulas e dos materiais oferecidos ainda me deixa bastante impressionado. Por certo, as melhores aulas as quais eu pude participar na minha vida foram no Estratégia. E, mais recentemente, adquiria a assinatura vitalícia e comecei a usar as Trilhas Estratégias, e, por isso, tenho me deparado com índices de acertos de questões bem melhores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Diego: As Trilhas Estratégicas têm sido o farol que orienta meus estudos. São incríveis. Hoje, tenho estudado cerca de três horas líquidas durante a semana, e, às vezes, quatro horas nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Diego: Sempre fiz as revisões por questões e resumos. Mais recentemente, comecei a fazer as revisões do Estratégia que antecedem as provas propriamente, e, no concurso da Semad, isso foi, definitivamente, indispensável para a minha pontuação máxima na redação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Diego: A resolução das questões é fundamental para uma aprovação rápida. Se não houver treinos, dificilmente, haverá um preparo razoável para a prova. Fiz muitas questões!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Diego: Ainda tenho muita dificuldade em Matemática, e isso remonta dos tempos do Ensino Básico. E confesso que ainda não a superei. Por outro lado, RLM era totalmente desconhecido, mas hoje eu tenho segurança para responder muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diego: Na semana que antecedeu a prova, eu mantive a rotina de estudos habitual, salvo no dia anterior da prova, no qual eu acompanhei toda a revisão de véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Diego: Posso afirmar que a minha preparação para a prova discursiva foi somente com o estudo regular das disciplinas, isto é, não dediquei tempo a redigir redações aleatoriamente. No entanto, fazer várias redações certamente facilitará a escrita do texto quando houver a prova. E ainda aconselho a acompanhar a revisão de véspera, porque os professores sempre dão dicas sobre possíveis assuntos que poderão ser abordados na discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diego: Dentre os erros, assumo que poderia ter feito mais questões, e, dentre os acertos, entendo que o compromisso em estudar todos os dias foi importante para mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Diego: Depois da aprovação em 2019, percebi que tinha condições de ser aprovado noutros concursos, embora, por anos, eu tenho questionado minhas capacidades de maneira íntima.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Diego: Para aqueles que almejam iniciar os estudos para concursos, eu aconselho o rigor do estudo diário; a prática de atividades físicas semanalmente; o empenho em manter a alimentação saudável; o encontro regular com companheiros, amigos e familiares; muita paciência e persistência, bem como a confiança de que a aprovação ocorrerá cedo ou tarde.