Aprovada em 6° lugar no concurso SEMAD GO para Analista Ambiental - Geoprocessamento/Cartografia
Concursos Públicos“Estudem antes do edital, principalmente as disciplinas mais gerais, pois terão tempo para estudar o conteúdo específico e também haverá tempo para revisar […]”
Confira nossa entrevista com Priscila Costa dos Santos, aprovada em 6° lugar no concurso SEMAD GO para Analista Ambiental – Geoprocessamento/Cartografia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscila Costa dos Santos: Sou Tecnóloga em geoprocessamento, 38 anos e sou de Ananindeua no Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: Estabilidade financeira e atuar em minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Priscila: Sim. Tenho uma carga horária de 8h, de segunda à sexta-feira. Tirava pelo menos duas horas de estudo por dia, e umas 4 horas no sábado e domingo. Foram praticamente 1 mês nessa rotina. Por 20 dias tirei férias e estudava pela manhã e a tarde.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Priscila: Na verdade esse foi meu segundo concurso que fiz. O primeiro foi em 2018, para ensino médio, e agora este, que com a Graça de Deus obtive êxito.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Priscila: Não senti muito essa questão de vida social, pois já sou muito caseira. E nesse período não tive muitos problemas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscila: Compreenderam e apoiaram. Respeitando meu tempo de estudo e me dando força quando eu achava que não estava estudando o suficiente para passar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Priscila: 2 meses, lutava contra o cansaço do dia a dia pra pelo menos estudar 2 horas, que às vezes não vencia. No final de semana tentava colocar o máximo de gás que poderia para avançar nos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Priscila: Os livros, cursos em PDF e as videosaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Comentários que a plataforma sempre aprovava muitos candidatos e por indicação de uma colega, que estava se preparando para vários concursos pela plataforma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Priscila: Como havia feito somente um concurso na vida, eu estudei presencialmente em um curso local, mas não obtive êxito. Foram 3 meses estudando à noite, após um dia de trabalho, e nos finais de semana não havia aula, somente para quem pudesse pagar a mais por turmas de exercícios.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Priscila: Sim. Pois pude fazer o meu próprio horário de estudo e com o conteúdo que eu achava relevante para estudar. Como no único concurso que fiz, havia me saído mal na disciplina de português, me dediquei nesse meu ponto fraco e as aulas da “Adri” foram excelentes no meu preparo. Como nunca havia estudado raciocínio lógico, as aulas do Brunno foram também de suma importância.
Na parte específica, as aulas de legislação foram muitos boas, somente deixaram a desejar nas legislação ambiental do Estado de Goiás, que não havia na plataforma.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Priscila: Não montei um plano, pois achava que tinha pouco tempo. Me dediquei nas disciplinas específicas, mas precisamente em legislação, em Português, pois no último concurso que fiz não fui bem, e em raciocínio lógico, que nunca havia estudado.
O conteúdo que não estava na plataforma (legislação ambiental de Goiás e Específico de Geoprocessamento) tive que buscar em outra plataforma (Legislação ambiental de Goiás) e Específico de geoprocessamento estudei quase às vésperas da prova. Acho que estudava umas 2h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Priscila: Não cheguei a fazer revisões, apenas foquei no conteúdo que tinha mais peso na prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Priscila: Não cheguei a fazer muitos exercícios, fazia somente quando tinha tempo livre, a caminho do trabalho ou no retorno para casa. Utilizava o banco de questão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Priscila: Português. Anotava tudo que a “Adri” dizia que era importante. Algumas legislação ambientais, que não são rotina no trabalho.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscila: Foi intensa, pois não consegui vencer o conteúdo. Assisti umas videoaulas da parte que não havia na plataforma e no dia eu ainda cheguei a tentar fazer alguma revisão.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Priscila: Não fiz nenhuma preparação, pois a prova seria para dissertar sobre 3 questões a respeito do conteúdo específico. Tentei me matricular em curso preparatório, mas não consegui complementar com os estudos.
Eu aconselho que façam um curso preparatório para prova discursiva antes do edital, caso já tenha uma área definida.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscila: O erro foi não montar um cronograma de estudos. Os acertos foram estudar os conteúdos que possuíam maior peso na nota e os que tivesses mais questão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscila: Muitas vezes pensei em desistir, pois estava ciente que não venceria o conteúdo do edital. Minha motivação foi meus filhos dizendo que eu estava preparada, que eu estava estudando e que daria tudo certo, e mesmo se não passasse, eu não iria me arrepender de não ter feito a prova, mas iria saber onde preciso melhorar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: Que estudem antes do edital, principalmente as disciplinas mais gerais, pois terão tempo para estudar o conteúdo específico e também haverá tempo para revisar. Eu não me considero uma concurseira, mas descobri que posso me tornar uma, pois é tão gratificante ser aprovada num concurso e saber que as horas abdicadas para o estudo não foram em vão.