Aprovada em 16° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Segurança do Trabalho
Concursos Públicos
“Esse é um processo que requer paciência, persistência e esforço. Mantenha a disciplina e a dedicação aos estudos, lembre-se diariamente daquilo que te motivou a começar e não desista. Você será recompensado.”
Confira nossa entrevista com Julie da Luz Andrade Silva, aprovada em 16° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Julie da Luz Andrade Silva: Eu me chamo Julie, tenho 26 anos e moro em Natal/RN. Sou Técnica em Segurança do trabalho e Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Julie: Os benefícios de ser um servidor público concursado sempre me atraiu. Quando conclui minha graduação, havia uma expectativa para um novo concurso para o Ibama, um órgão que tenho vontade de trabalhar por gostar da área ambiental, e isso me estimulou a iniciar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Julie: Graças ao apoio dos meus pais, eu me dedico especialmente aos concursos públicos. Quando iniciei os estudos para concurso, eu fazia minha pós-graduação. Como as aulas eram nas sextas e sábados, não tive muitas dificuldades em conciliar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Julie: Já obtive algumas aprovações sim.
10° Agente de Fiscalização – CRT/RN
3º Fiscal Ambiental – Prefeitura de Macaíba/RN
E agora 16º em Téc. Jr. Segurança do Trabalho – Petrobras
Ainda pretendo continuar os meus estudos, pois meu grande objetivo é ser Analista Ambiental do Ibama.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Julie: Se estava em fase de pré-edital, eu me permitia e me permito sair com os amigos e a família, afinal acredito que isso é fundamental para manter a mente saudável durante a caminhada. Porém, em fase de pós-edital, procuro focar ainda mais nos estudos e a vida social é quase zero.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Julie: Felizmente, tenho pessoas ao meu redor que entendem minha escolha e me apoiam totalmente. Tenho meus pais que me apoiam financeiramente e estão sempre na minha torcida. Tenho minha irmã que também decidiu seguir a caminhada de concurseira, então nós estamos sempre compartilhando nossas experiências, boas e ruins. Tenho meu namorado que é meu grande incentivador e parceiro, é com ele que divido minhas frustrações e minhas vitórias. E tenho minhas amigas que sempre vibram com minhas conquistas. Todos eles são quem me fortalecem e me ajudam a seguir firme nessa caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Julie: Para o concurso da Petrobras estudei apenas o período de pós-edital. Como eu estudo para concursos a um pouco mais de dois anos, tenho uma base muito boa das matérias básicas, então foquei praticamente nas matérias específicas de segurança do trabalho e deu certo rs. Para manter a disciplina, tento trabalhar a mente diariamente, pensando nos meus objetivos, no quanto quero alcançá-los e em todos aqueles que estão torcendo por mim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Julie: Para o estudo das matérias utilizei os PDFs do Estratégia, para mim foi o método mais vantajoso, por meu estudo fluir mais rapidamente comparado às videoaulas, por exemplo. Para as revisões, utilizei as questões comentadas, resumos e mapas mentais, foram essenciais para fixar os conteúdos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Julie: Conheci através de uma pesquisa no Google sobre materiais voltados para o concurso do Ibama 2022.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Julie: Senti uma diferença imensa. Quando embarquei na vida de concurseira, me sentia muito perdida sobre como iniciar e o Estratégia foi meu guia. Me direcionou com dicas de métodos de estudo e, principalmente, com um material super completo, apresentando os conteúdos exatamente como as bancas costumam cobrar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Julie: Meus estudos se resumiram a quatro horas líquidas por dia. Separava meu dia em dois turnos de duas horas e em cada turno estudava uma matéria diferente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Julie: Minhas revisões eram, na maioria das vezes, resolvendo questões e verificando os erros. Também utilizei os mapas mentais e resumos prontos que o Estratégia disponibiliza. Inclusive, esse material me poupou muito tempo, já que não precisei fazer meus próprios resumos e mapas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Julie: A resolução dos exercícios é essencial na preparação, porque auxilia na fixação dos conteúdos. Além disso, é bem comum você ir realizar uma prova e encontrar uma questão parecida com outra que você já resolveu anteriormente. Em toda minha trajetória, fiz questões a perder de vista rsrs não faço ideia de quantas foram.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Julie: Quando iniciei tive bastante dificuldade nas disciplinas de Direito Administrativo e Constitucional, porque era algo totalmente novo para mim. Por causa disso, eu dediquei um tempo maior para aprender essas disciplinas e hoje já me sinto mais familiarizada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Julie: Na semana que antecedeu a prova, me dediquei especialmente em revisar os conteúdos e em resolver questões. No dia anterior a prova, assisti as aulas de véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Julie: Na minha trajetória, meu principal erro foi deixar que as reprovações abalassem meu emocional e acreditar que minha hora nunca chegaria. Já o principal acerto, foi persistir e seguir em busca dos meus objetivos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Julie: Nunca pensei em desistir, pois ser servidora pública federal é meu grande objetivo. E as pessoas que torcem pelo meu sucesso são meu combustível diário para me manter em busca desse objetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Julie: Esse é um processo que requer paciência, persistência e esforço. Mantenha a disciplina e a dedicação aos estudos, lembre-se diariamente daquilo que te motivou a começar e não desista. Você será recompensado.