
“Primeiramente, tenha fé, acredite em você mesmo, não se cobre tanto, mas ao mesmo tempo estude como se fosse a última vez, abdique do que vai atrapalhar os seus estudos, siga a rotina de estudos fielmente […]”
Confira nossa entrevista com Daniela da Silva Beluda, aprovada no XXXVII Exame da OAB:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Daniela da Silva Beluda: Me chamo Daniela da Silva Beluda, tenho 31 anos, moro em Alvinlândia, interior de São Paulo. Comecei o curso do direito em meados de 2013, tranquei a faculdade por três vezes por problemas pessoais, conclui a graduação em 2021 e após uma década do início do meu sonho alcancei meu objetivo.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Daniela: Tive que conciliar os estudos com o trabalho, estudava de madrugada e aos finais de semana. Levei a trilha a sério, fiz vários simulados e questões.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Daniela: Não, prestei o exame da ordem pela segunda vez, mas não havia me dedicado tanto, dessa vez assinei o pacote Estratégia até a aprovação, a mentoria e abdiquei de tudo para prestar o exame.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Daniela: Eu não acreditava, vi através de uma mensagem no Telegram. Era a lista dos aprovados enviado pela professora Gabi. Abri, vi de relance o meu sobrenome, fechei o arquivo para confirmar a data, achei que era a lista da primeira fase ou que eu estava vendo errado, aí chega a mensagem da minha amiga com o meu nome na lista, cai em prantos. Meu pai falava “calma que na próxima você passa”, aí eu disse que havia passado e meus pais me abraçaram, comecei a chorar ainda mais.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Daniela: Infelizmente os meus colegas que haviam passado na primeira fase comigo não conseguiram a aprovação na segunda fase, mas tenho certeza que a aprovação virá na repescagem.
O que me levou para a aprovação foram as renúncias, o esforço diário, constância e sem dúvida alguma, contar com a equipe do curso do Estratégia.
Agradeço muito aos professores, Ivan, Cris e Gabi, não conseguiria sem eles, cada aula é mágica, quando eu fazia os simulados lembrava das explicações e se tornava algo muito mais fácil. Me ajudaram a acreditar que era possível, acreditar em mim mesma. Sem contar a trilha individual da mentoria, que é sensacional, mas a cereja do bolo mesmo são os simulados corrigidos por eles, apontando minuciosamente cada erro e a resolução das inúmeras questões que resolvi.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Daniela: Abdiquei de festas, comemorações, reuniões familiares dos finais de semana, até mesmo de ir à academia. Diferentemente de quem pode ter o privilégio de estudar o dia todo, eu tinha um período da noite, madrugada e finais de semana. Logo, fiz uma escolha, pensava, tal comemoração ou data vai se repetir nos próximos anos de minha vida, passar na OAB é necessário apenas uma vez, mas exige a preparação de pelo menos dois meses no intervalo de cada fase e isso se tornou primordial em minha vida, como se fosse a última coisa que eu tivesse que fazer. Ao final, a recompensa veio e o meu sonho e de minha família foi realizado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Daniela: Comprei o pacote do curso do estratégia ASSINATURA ATÉ A APROVAÇÃO, mentoria e o Vade Mecum de penal. Foram os melhores investimentos que fiz na minha vida. Segui a trilha individual preparada pela mentoria, através de videosaulas, com minhas próprias anotações, PDF e, principalmente, simulados e questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniela: Através da indicação de uma amiga, pois o namorado dela já estudava através do Estratégia, inclusive, passou comigo nesse exame. Pesquisei a respeito dos cursos do Brasil, vi muitos relatos positivos, assisti alguns vídeos disponibilizados no Youtube, me identifiquei e acertei na escolha. Aliás, a melhor da minha vida.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Daniela: Segui a trilha na risca, mas como o meu tempo de estudo era limitado, por não ter a disponibilidade de estudar o dia todo, assistia todas as videoaulas. Fiz resumos, anotações de tudo o que eu entendia ser mais importante, realizei muitas questões e me dediquei aos simulados como se fosse no dia da prova.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Daniela: Percebi que acertava menos questões em empresarial, processo penal e processo do trabalho na primeira fase. Comecei a resolver mais questões dessas matérias, foram as que mais acertei no exame.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Daniela: Confesso que na reta final estava muito cansada, sem muito ânimo, muitas madrugadas de estudos, não ligava nem para pentear o cabelo direito. Foquei nas minhas dificuldades e muito exercícios.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Daniela: Aconselho constância do primeiro ao último dia, não deixar acumular para que a ansiedade não atrapalhe. Não acelere e nem diminua, mantenha no mesmo foco para entender que está no caminho certo.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Daniela: Escolhi Direito Penal porque era a matéria que mais gostava desde o primeiro ano do curso, optei porque sabia que ia ser menos cansativo de ver todo dia, já que é a matéria que mais me prende a atenção.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Daniela: Acredito que deveria ter dormido um pouco mais, as vezes eu ficava exausta e no outro dia reduzia o ritmo dos estudos, por isso a importância da constância. Meu maior acerto foi escolher a equipe do Estratégia e levar a sério os meus estudos como se fosse a minha única oportunidade, tive garra e fé.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Daniela: O mais difícil foi acreditar em mim mesma, depois que entendi o quanto eu era capaz, tudo mudou.
Outrossim, acho o estudo muito solitário, só depende de nós mesmos, muitas vezes até mesmo pessoas próximas não entendem, logo, a escolha em fazer parte da mentoria me ajudou muito, não me sentia mais sozinha e a minha maior motivação era em ver meus pais e minha família orgulhosos de mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniela: Primeiramente, tenha fé, acredite em você mesmo, não se cobre tanto, mas ao mesmo tempo estude como se fosse a última vez, abdique do que vai atrapalhar os seus estudos, siga a rotina de estudos fielmente e o meu melhor conselho é que faça parte do time ESTRATÉGIA CONCURSOS, foi a melhor escolha da minha vida.