Aprovado em 2° lugar (PCD) no concurso SEAGRI-DF para o cargo de Administrador
Concursos Públicos“Continuem estudando, tenham foco e fé. Sua hora vai chegar.”
Confira nossa entrevista com George Daniel Soriano Pereira, aprovado em 2° lugar (PCD) no concurso SEAGRI-DF para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
George Daniel Soriano Pereira: Chamo-me George Daniel, sou administrador de empresas, especialista em gestão de pessoas e recursos humanos, tenho 25 anos e, atualmente, resido na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, no oeste baiano.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
George: Meu pai foi servidor público, depois abriu mão para trabalhar de forma autônoma e, logo em seguida, se arrependeu. Outro fator foi a dificuldade de alocação na administração privada, bem como também o receio de um possível desligamento, em razão da instabilidade desse modelo de administração.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
George: De início eu apenas estudava, porém, nos últimos 1 anos e 6 meses, tive que conciliar os meus estudos com o laboro numa multinacional do ramo agroalimentar. Quando comecei a trabalhar e estudar, foi realmente muito difícil. Tive que racionar meu tempo livre para que viesse a ser aprovado logo. Usei os minutos do pós-almoço para estudar, o meu tempo de percurso na volta para casa (cerca de uma hora) e a noite, que se tornou o meu horário principal de estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
George: Essa foi a minha primeira aprovação dentro das vagas efetivas. Em 2022, prestei o concurso para Analista Administrativo – Especialidade Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SEAD Goiás, mas fiquei em 4° lugar de 3 vagas. Pretendo continuar os meus estudos sim para concurso. Carreiras como a Diplomacia e a Auditoria Fiscal do Trabalho sempre me chamaram atenção.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
George: Sempre fui muito caseiro rsrs. Nunca gostei muito de sair. Porém, sempre que podia, ia até a casa dos meus amigos ou combinávamos de nos encontrar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
George: Costumo dizer que o estudo para concurso é uma construção de um ativo a longo prazo. Tive muito apoio da minha família e dos meus amigos para continuar estudando e alcançar os meus objetivos. Eles sempre procuraram me incentivar com palavras, quando pensava em desistir. Também me lembravam que eu já tinha trilhado um caminho enorme e que faltava apenas um pouquinho para chegar à linha de chegada. Isso me ajudou bastante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
George: Para o concurso da SEAGRI-DF, estudei em torno de 4 meses, com foco nas matérias específicas do cargo, pois já tinha uma base sólida nas outras disciplinas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
George: Apenas os PDFs e as videoaulas. Sempre gostei mais dos PDFs, pois tenho mais facilidade de aprender quando leio. As videoaulas eu utilizava apenas para solidificar algo que não tinha entendido. A vantagem dos PDFs, para mim, é sua autodidática. Já as videoaulas são mais fluídas. Não vejo nenhuma desvantagem em ambas as formas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
George: Conheci o Estratégia por meio de uma amiga minha de ensino médio: Letícia Neiva. Ela me emprestou alguns PDFs que ela tinha. Aliás, um grande abraço para essa querida amiga!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
George: Nunca usei outros materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
George: Os materiais do Estratégia são extremamente completos! Um diferencial que me ajudou bastante foram os resumos no fim dos PDFs. Era algo que já me ajudava a fazer minha própria revisão após estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
George: Elaborei uma planilha de disciplinas, revisões e questões que faria em determinado dia. Costumava estudar pelo menos duas matérias por dia, por três horas líquidas (quando eu trabalhava e estudava). Nos sábados e domingos, era dedicação exclusiva para os estudos. Daí, sempre fazia a divisão entre estudos, revisão e resolução de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
George: Por resumos. Eu utilizava os próprios do Estratégia, já que eram bem completos. Às vezes, eu anotava uma coisa ou outra no meu resumo digital. O aplicativo ANKI foi uma ferramenta muito sensacional na minha preparação. Eu criava os Cards e ficava revisando sempre que tinha horários vagos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
George: A resolução de questões foi fundamental para solidificar o conhecimento teórico construído durante a jornada de estudo. Para o concurso da Seagri-DF, foram resolvidas em torno de duas mil questões ao total (PDFs e plataforma de questões).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
George: RLM sempre foi uma grande preocupação. Mas o professor Bruno Lima é fera. Um grande abraço, professor. Ainda quero te conhecer pessoalmente haha.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
George: Na semana em que antecedeu a prova, continuei estudando firme e não dei pausa. Apenas no dia anterior à prova que não estudei e nem revisei. Tentei ficar o mais zen possível rsrs!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
George: Houve prova discursiva no meu certame. E eu já sabia que seria um diferencial, aliás, muitas pessoas não dão importância para essa fase, pois acham que podem chegar lá e escrever qualquer coisa, sem se preocupar com regras de ortografia, coerência e coesão. Sempre procurei fazer discursivas especificas com temas voltados para a administração de empresas, prestando muita atenção nos PDFs específicos dos professores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
George: Um dos maiores erros foi o de não crer que eu poderia ser aprovado. Ficava olhando aquela quantidade de inscritos e me perguntava se teria capacidade de chegar competitivo, o que me deixava bastante frustrado. Um dos principais acertos foi ter continuado a estudar, mesmo que batendo na trave em outros concursos. Enfim, foi muito gratificante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
George: Sim, sim! Por várias vezes! A minha principal motivação para continuar estudando e ser aprovado foi o meu tratamento de saúde. Preciso de uma cirurgia para substituir uma das minhas articulações por uma prótese. Os hospitais públicos sempre impuseram métodos que, infelizmente, iam de encontro às minhas convicções religiosas. Agora, poderei fazer um tratamento de melhor qualidade, que respeite as minhas crenças.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
George: Uma coisa é certa: é muito fácil enxergar a capacidade alheia e não reconhecer a sua! Por um tempo eu fiz isso e nunca achei que seria aprovado. Mas persista, reveja o seu método de estudo, onde você está errando e o que precisa fazer para se ajustar. No final, a sensação de ver o seu nome no diário oficial é muito gratificante, pois o seu resultado foi construído com o seu esforço!
Continuem estudando, tenham foco e fé. Sua hora vai chegar. Não encarem a reprovação como fracasso. Veja como uma nova chance de recomeçar.