Aprovada em 93° lugar no concurso SEFAZ-MG para o cargo de Auditor Fiscal - Auditoria e Fiscalização
Concursos Públicos
“Tenham resiliência e humildade, pois leva tempo, mas tudo vale a pena.”
Confira nossa entrevista com Lívia Terra Póvoas De Carvalho, aprovada em 93° lugar no concurso SEFAZ-MG para o cargo de Auditor Fiscal – Auditoria e Fiscalização:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lívia Terra Póvoas de Carvalho: Olá, me chamo Lívia Terra Póvoas de Carvalho, nascida na cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro. Tenho 34 anos e sou formada em farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lívia: O que me levou a estudar para concursos foi a estabilidade e boa remuneração, pois estava descontente com minha profissão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lívia: Durante alguns anos trabalhei e estudei, para mim era muito complicado, estudava nos dias que estava em casa, já nos dias que dava plantão ficava muito cansativo e estudava pouco. Compensava aos finais de semana. Há três anos tomei a decisão de só estudar e, no meu caso, foi a melhor coisa que aconteceu.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lívia: Acabo de ser aprovada para o cargo de Auditor Fiscal da SEFAZ MG na posição 93. Foi minha primeira aprovação dentro das vagas. Estou pensando em continuar apenas para os concursos do Rio de Janeiro, mas muito feliz com a aprovação em Minas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lívia: Sim. Nunca fiquei totalmente reclusa. Isso foi importante para que pudesse manter minha saúde mental em equilíbrio. Além disso, mantive a prática de exercícios físicos regulares. É possível se divertir, ter tempo com seus amigos e família e estudar pra concursos
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Lívia: Minha família e amigos sentiam minha falta em alguns momentos em que ficava mais ausente, mas sim, entendiam, me davam força e incentivavam.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lívia: Estudei durante todo o pós edital direcionada a esse concurso, cerca de 9 meses. Por ser uma prova em um Estado próximo e por ser uma prova com as disciplinas que eu já estava bem habituada, eu agarrei essa oportunidade e me mantive bem focada e disciplinada durante todo o pós. Eu acordava todo dia com a vontade de estudar mais e melhor, e cumprir o planejamento. Isso me ajudava, além de praticar exercícios físicos e sempre tirar um tempinho para ver uma série e sair aos finais de semana. Além disso, pensava o quanto seria bom para mim e meu marido se eu passasse e o quanto eu gostaria de proporcionar bons momentos para minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lívia: Utilizei em sua grande maioria PDFs e Site de Questões. Para mim, a vantagem de usar PDFs em vez de vídeos é a celeridade que conseguimos. Usei vídeos apenas em assuntos pontuais onde precisava de explicação mais detalhada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lívia: Conheci o Estratégia Concursos há muitos anos, através de pesquisas em redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lívia: Sim, o material do Estratégia é de excelente qualidade e me ajudou muito desde o início da minha preparação. A possibilidade de ter vídeos, inclusive gratuitos, disponíveis é muito boa, pois nos ajuda a aprender pontos que temos dificuldade, além de materiais mais resumidos e muitas questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lívia: Meu plano de estudos sempre foi em ciclos, estudava com consultoria e em média fazia 1h30 por matéria. Sempre estudei o máximo de matérias possíveis ao mesmo tempo e estudava cerca de 35 horas líquidas por semana. Em pós-edital, nas últimas semanas, chegava a estudar entre 50 e 55 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lívia: As revisões sempre foram uma grande dificuldade e dúvida para mim. Utilizava alguns resumos feitos por mim, outros prontos, mapas mentais. Fiz muitos post-its para revisar rapidamente alguns pontos também. Fazer questões sempre foi uma ótima maneira de revisitar os assuntos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lívia: Para mim, é extremamente importante fazer exercícios. Só no site de questão fiz em torno de 70.000 questões, fora o que fiz em PDFs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lívia: Minha maior dificuldade foi em contabilidade avançada, economia e estatística. Para superar eu fiz muitas questões e assisti muitos vídeos. Ainda estou superando, pois sempre há o que aprender e melhorar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lívia: Minha rotina ficou totalmente dedicada aos estudos, de forma que eu passava o dia tentando revisar o máximo de assuntos possíveis. Priorizei bastante a legislação específica do Estado e as fórmulas de estatística. No dia pré-prova também estudei e revisei, troquei ideia com amigos e tentei dormir cedo, mas foi difícil driblar a ansiedade. Dormi bem pouco, mas deu tudo certo graças a Deus. Tive muito apoio do meu marido que resolvia tudo para mim. Na prova discursiva consegui dormir melhor e fiquei mais tranquila, apesar de ser uma prova que desperta bastante medo. Tudo que podia ter feito já estava feito, agora era só confiar e ter fé em Deus.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lívia: Minha preparação foi realizando muitas discursivas, escrevendo bastante e fazendo muitos exercícios também. A gente nunca se sente 100% preparado, logo temos que tentar ver o máximo de assuntos e torcer para que a prova venha com o que mais dominamos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lívia: Meus principais erros no início foram fazer resumos gigantes e achar que devia aprender tudo rapidamente, além disso falta de constância e interrupções nos estudos. Já os principais acertos foram sempre buscar bons materiais e consultorias que me ajudaram a chegar até aqui. Ademais, nunca desistir e ter disciplina para seguir estudando com resiliência e entendendo que leva tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lívia: Sim, pensava em desistir em alguns momentos pelo cansaço e pela falta de confiança em mim mesma, mas minha maior motivação foi pensar que poderia ter uma vida legal e proporcionar bons momentos para minha família. Meu marido também foi peça chave que nunca me deixou desistir e me incentivou demais, tanto psicologicamente quanto financeiramente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lívia: Eu diria: corram atrás dos seus sonhos, somos capazes de estudar e conquistarmos o cargo que desejarmos, vai ser difícil, não vou mentir, mas lutem pelos seus objetivos. Tenham resiliência e humildade, pois leva tempo, mas tudo vale a pena.