Aprovada em 5° lugar no concurso MP-MG para o cargo de Oficial do Ministério Público - Serviços Diversos (Belo Horizonte)
Concursos Públicos
“Mantenham a disciplina e a perseverança. Acreditem no potencial de vocês e mantenham a fé. A aprovação para concurso público não se trata de dom, talento, muito menos sorte. É disciplina.”
Confira nossa entrevista com Daniela Maria Altieri Pereira, aprovada em 5° lugar no concurso MP MG para o cargo de Oficial do Ministério Público – Serviços Diversos (Belo Horizonte):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniela Maria Altieri Pereira: Meu nome é Daniela, tenho 28 anos, sou natural de Montevidéu (Uruguay), mas moro em Belo Horizonte há muitos anos. Sou formada em Direito pela PUC/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniela: Desde o início da faculdade já tinha interesse em prestar concurso público. O tempo só comprovou que, de fato, eu tinha mais aptidão para seguir a carreira pública, além de ter mais afinidade com as disciplinas cobradas nos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniela: Sim. Não é fácil conciliar trabalho e estudo, mas quando se tem um objetivo em mente, é necessário fazer sacrifícios. Eu trabalho de segunda a sexta, 8 horas por dia. Para dar conta da rotina de estudos, eu chegava no trabalho uma hora antes para estudar, aproveitava o horário de almoço para resolver questões e, ao chegar em casa, estudava até conseguir completar meu cronograma diário de estudos. Claro que não se trata de uma trajetória linear, uma vez que temos dias com altos e baixos. Por isso, eu utilizava os finais de semana para, além de descansar, colocar em dia algum estudo que por ventura eu tenha atrasado durante a semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniela: – Câmara Municipal de Carrancas/MG, no cargo de Advogado (Procurador), 4º lugar;
– Câmara Municipal de São José da Lapa/MG, no cargo de Agente de Apoio Processo Legislativo, 5º lugar;
– Câmara Municipal de Ouro Preto/MG, no cardo de Advogado, 43º lugar
– Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Juiz Leigo, 153º lugar
– Prefeitura Municipal de Formiga/MG, Advogado Público, 27º lugar
– Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Técnico Judiciário – Área Administrativa, 1.324º lugar
– Polícia Civil de Minas Gerais, Técnico Assistente da Polícia Civil, 219º lugar
– Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Oficial Judiciário – Oficial de Justiça, Comarca Pitangui, 6º lugar (ainda pendente de homologação)
– Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Analista Judiciário – Área Judiciária, 143º lugar (ainda pendente de recursos e homologação).
Vou continuar estudando, porque meu objetivo é a magistratura estadual.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniela: Em função dos concursos, tive que abrir mão de boa parte da minha vida social. Costumo participar dos aniversários de amigos e familiares, mas evito chegar tarde em casa para não atrapalhar os estudos na manhã seguinte. Uma das minhas paixões é acompanhar o Cruzeiro no estádio. Por conta dos estudos, diminuí as idas ao campo, optando por ir nos jogos que eram no domingo, meu dia de descanso.
No início dos estudos, em 2018, eu era bastante rígida e evitava sair ao máximo. Com o tempo, percebi que encontros com amigos e família ajudavam no meu descanso e, consequentemente, no rendimento dos estudos. Uma saída ou outra, uma viagem no feriado, não comprometem os estudos, se houver constância e dedicação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Daniela: Muito! Minha família é a maior incentivadora dos meus sonhos. Além do apoio financeiro, o suporte emocional é essencial na minha trajetória de estudos. Perdi as contas de quantas vezes eu chorei após as provas e, nesses momentos, era a minha família que estava ali para me reerguer. Em relação às amizades, entendo que somente as verdadeiras vão te apoiar – e são essas que valem a pena manter. Tenho amigos incríveis, que não só entendiam minhas escolhas, como me incentivavam a atingir meus objetivos.
Faço questão de comemorar minha vitória ao lado de todos aqueles que, de alguma forma, me incentivaram a realizar meus sonhos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniela: Em relação ao concurso do MP MG, eu dividi a atenção com o concurso do TJMG (nível médio e superior). Pelo fato de a base das matérias ser muito parecida, consegui aproveitar muito do estudo que fiz direcionado ao TJMG. A prova do TJMG foi em 04/12/2022 e, a do MPMG, 15/01/2023, então tive 1 mês e meio, aproximadamente, para direcionar o foco para o MP MG. Contudo, era justo no período das festas de final de ano, o que, tradicionalmente, atrapalha os estudos. Sabendo disso, tive o cuidado de manter a disciplina, mesmo em dias de festa. Estudei no dia de natal e no dia do ano novo, inclusive passei a virada de pijama, morrendo de sono, por conta dos estudos. Mas eu estava tão determinada a ser aprovada no concurso do MP MG, que nem pensei duas vezes. Faria tudo igual.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniela: Eu sempre estudei por livros e cursos em PDF, pois assimilo melhor a matéria lendo e grifando, além do meu rendimento ser melhor dessa forma. Quando, ainda assim, tinha alguma dúvida, recorria às videoaulas, que serviam como uma opção a mais nos meus estudos.
A principal vantagem dos PDFs é, sem dúvida, a praticidade. Especificamente o material do Estratégia, os PDFs estão sempre atualizados, redigidos de uma forma bem didática e aborda tudo aquilo que é essencial, sem abdicar da profundidade necessária. Além disso, os PDFs elaborados pelo Estratégia são, na maioria esmagadora das vezes, suficientes para os estudos, não sendo necessário recorrer a outros materiais. A desvantagem desse método é que demanda mais tempo, se comparado a uma videoaula, uma vez que é necessário ler, reler e grifar. Contudo, para mim, esse maior dispêndio de tempo não foi um problema, pois eu tinha noção que o estudo para concurso seria um projeto de médio/longo prazo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniela: Eu conheci o Estratégia em 2018, quando comecei os estudos para concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniela: Após me tornar aluna do Estratégia, senti muita diferença na minha preparação. Em primeiro lugar, os estudos eram mais organizados, uma vez que os materiais são bem divididos por temas, o que auxilia na localização rápida do material desejado. Ainda sobre a organização, destaco a utilização da “Trilha Estratégica”, que me ajudou muito a organizar meus estudos, já que se trata de um roteiro elaborado por alguém que já foi concurseiro e sabe bem como conciliar teoria, questões e revisão, o que inspira confiança e me deu a certeza de que eu estava no caminho certo.
Outro material que gostei muito foi “A hora da verdade”, que se trata de vídeos para assistir na reta final da prova e que abordam tópicos importantes e sensíveis, com grandes chances de serem cobrados. Outro diferencial são, sem dúvida, os professores. Muito competentes, didáticos e solícitos. Tive a alegria de encontrar com eles no local de prova do TJMG e conhecer vários deles, em especial o Prof. Emerson Bruno, excelente professor!
Assim, considerando todos esses diferenciais citados, afirmo que os materiais do Estratégia inspiram confiança e cumprem o que prometem (até além).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniela: Eu já estudava há algum tempo, então o estudo para o concurso do MP MG foi baseado em revisões. Como o estudo focado para esse concurso foi de pouco mais de um mês, imprimi o edital e analisei quais matérias eu deveria focar, considerando a quantidade de questões e minhas dificuldades. Optei por focar na lei seca nas matérias base (administrativo e constitucional) e adquiri o material do Estratégia específico de “noções de gestão pública e ética”. E, claro, questões, questões, questões. De português, então, eram umas 30 questões todo dia, preferencialmente da banca. Considerando tudo isso, estudava, em média, umas seis horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniela: No início eu fazia resumos manuscritos, mas eu gastava muito tempo e cansava mais rápido. Passei a grifar os PDFs, de forma que a revisão consistia em ler o que estava grifado. Às vezes, quando precisava ir mais rápido ou já dominava o assunto, lia o material denominado “Marcação dos aprovados”, que agilizava muito meus estudos e minhas revisões. E, claro, nas revisões os simulados são essenciais, principalmente pelo fato de simular o momento da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniela: Essencial! A resolução de questões é importantíssima para ter noção de como estamos em determinada matéria. Costumo dizer que é a mesma coisa de um jogador de futebol aprender só a teoria e não treinar em campo. Tem que ter o hábito de praticar e fazer questões todos os dias. Inclusive, eu costumava fazer um caderno de erros baseado nas questões que errei, o que me ajudava muito nas revisões, pois abordava tópicos que eu tinha mais dificuldade e me auxiliava a assimilar e guardar melhor o conteúdo. Em toda minha trajetória de estudos, com certeza resolvi mais de 10 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniela: Sempre tive mais dificuldade em Direito Penal. Para driblar a dificuldade, senti a necessidade de dobrar a dedicação, aumentando o tempo de estudo para aquela matéria e ampliando as fontes de materiais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniela: É sempre de muita ansiedade. Não consigo pensar em outra coisa e, por vezes, perco até o sono. Nesses momentos, se não fossem minha família e amigos, seria muito mais difícil passar por tudo isso.
Eu costumo participar das revisões do Estratégia, que são excelentes e ajudam muito a manter a calma. Os professores conseguem conduzir de forma leve, sem deixar o conteúdo de lado, além de compartilhar dicas importantíssimas de prováveis questões de prova (eles são mestres em adivinhar questões!).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniela: Meu maior erro foi não ter dado a devida importância à lei seca desde o início dos meus estudos. Meu maior acerto foi ter mantido a perseverança, principalmente nos momentos difíceis.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniela: Pensei em desistir diversas vezes, principalmente quando o resultado da prova não condizia com meu empenho. O estudo para concurso é ingrato, porque você não visualiza, de forma perceptível, seu crescimento. A sensação que eu tinha era de que, após cada prova, minha trajetória zerava. Mas não. O conhecimento acumula com o tempo, peguei muita prática e adquiri maturidade para entender que concurso é um objetivo de longo prazo e que, com tempo e perseverança, meu sonho estava cada vez mais perto.
Minha principal motivação foi minha família, que jamais me deixou desistir do meu sonho. Além disso, tenho frases motivacionais escritas na minha mesa de estudos, que me ajudam a continuar em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniela: Mantenham a disciplina e a perseverança. Acreditem no potencial de vocês e mantenham a fé. A aprovação para concurso público não se trata de dom, talento, muito menos sorte. É disciplina. O estudo com dedicação, disciplina, repetição e persistência é capaz de fazer com que qualquer pessoa chegue ao mais alto nível e obtenha a aprovação que deseja. É uma trajetória que demora, exige diversos sacrifícios e, por diversas vezes, vai parecer impossível – o que não é.
Diante de momentos difíceis e desanimadores durante essa jornada, precisamos buscar força em algum lugar, como a fé, que nos guia até o nosso objetivo e nos faz acreditar que vamos realizar nosso sonho, que nada mais é do que nosso propósito. Afinal, como diz a frase que está aqui na minha mesa de estudos e me acompanhou durante todo esse tempo: “nada é tão nosso quanto nossos sonhos”.