
“Inicialmente você precisa acreditar que é capaz! Não tenha medo de errar, durante toda a preparação é o momento de erros e com isso acontece a progressão […]”
Confira nossa entrevista com Mayane Reis Pereira, aprovada em 7° lugar no concurso IFBA para o cargo de Engenheiro Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mayane Reis Pereira: Formação: Engenheira Civil-IFBA
Idade: 25 anos
Cidade Natal: Vitória da Conquista-BA
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mayane: Optei pelos concursos devido aos benefícios e estabilidade do cargo público, o mercado da Engenharia Civil encontra-se saturado e por este motivo os salários estão cada vez mais baixos na iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Mayane: Estudava integralmente para concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Mayane: EMBASA – 2° Lugar – Engenharia Civil (Jequié)
IFBA – 7° Lugar – Engenheiro-Área:Civil
Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – 1° Lugar (Bom Jesus da Lapa) -Resultado Preliminar
Atualmente continuo estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Mayane: Sempre reservei um horário para lazer durante toda a minha preparação, acho de extrema importância essa “válvula de escape”. A saúde mental agradece e você acaba rendendo mais nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Mayane: As pessoas ao meu redor sempre acreditaram em minha capacidade, inclusive muito mais do que eu. A minha família, meus amigos e meu namorado me deram forças para continuar firme e forte nos estudos. Mesmo que o estudo seja algo solitário, é importantíssimo o apoio dos mais próximos. Sem eles eu não teria conseguido.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Mayane: O último concurso que fiz foi o do Banco do Brasil, estudei 80 dias e obtive um excelente resultado. Para o do IFBA aproveitei o estudo da Embasa que já estava focado em Engenharia Civil durante 9 meses. A disciplina é treinável, dificilmente você estará motivado todos os dias, então eu levo o estudo para concursos como se fosse um trabalho em que eu devo alcançar as metas a partir de determinado planejamento.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mayane: Para as matérias básicas eu sempre optei por vídeo aulas, conseguia assimilar muito mais o conteúdo dessa forma. Já para Engenharia Civil eu estudei tanto por vídeo aula, como por PDF e normas, quando estava cansada de ler, assistia alguma aula e conseguia manter o estudo ativo. Além disso, resolvia muitas questões diariamente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mayane: Através de redes sociais e indicação de uma amiga.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Mayane: Antes do Estratégia eu estudava basicamente pelo Youtube e me sentia completamente perdida, foi aí que vi a necessidade de ter uma plataforma de apoio. O Estratégia possui os cursos para cada concurso organizado separadamente por matéria direcionado ao edital, a partir disso eu organizava o meu planejamento e vi que o estudo estava dando retorno. Utilizei bastante os resumo e mapas mentais, as vídeo aulas e o Sistema de Questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mayane: Montei o meu plano de estudo mesclando as matérias que eu tinha mais dificuldade com aquelas mais fáceis para mim. Estudava 3 matérias por dia e fazia revisões todos os dias, no pré-edital estudava 5 horas e pós-edital de 7 a 8 horas de segunda a sexta. Sábado e domingo revisava algumas matérias e fazia simulados.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mayane: Basicamente fazia as revisões por questões. Caso algum assunto eu tivesse mais dificuldade, voltava na teoria para reforçar. Os simulados eu deixava para fazer mais próximo da prova, ou quando finalizasse todo o edital.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Mayane: Eu sempre estudei por questões. Quando resolvemos questões temos noção de como a Banca Examinadora cobra determinado assunto e também ajuda a memorizar a teoria. E na hora da prova você vai fazer questões né? Então se eu pudesse dar uma dica seria: não tenha medo de errar, faça o máximo de questões que conseguir!
Não tenho nem noção de quantas questões já fiz durante toda a trajetória, mas eu sempre mantive a média de 50 questões por dia. No pós-edital este número aumenta consideravelmente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mayane: Sem dúvidas a parte de legislação e português. Em legislação assistia todas as vídeo aulas, resolvia o máximo de questões e lia a lei seca fazendo marcações nas partes importantes. Em português eu fiz o curso extensivo com Adriana Figueiredo e ela me salvou na matéria, hoje em dia português não é mais um problema.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mayane: Eu revisava as partes mais importantes do edital e continuava fazendo questões todos os dias. Um dia antes da prova olhei algumas fórmulas e dados e descansei na maior parte do tempo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Mayane: Sendo bem sincera, não treinei muito a discursiva para a prova do IFBA, já que era estilo ENEM e eu tenho uma base boa quanto a isso. Já a da EMBASA eu fiz um curso exclusivo para discursivas e treinava toda semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mayane: Erros: não ter começado a estudar durante a faculdade e tentar estudar sem um material de apoio e de qualidade.
Acertos: ter escolhido estudar para concurso e agora estar colhendo os frutos, sempre soube que estava no caminho certo e ainda não parei por aqui.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mayane: Em desistir, NUNCA. Por inúmeras vezes surge um desânimo que é super normal durante a trajetória, mas é meta é sempre seguir em frente. Terão dias que você não conseguirá atingir o que estabeleceu e não se culpe por isso, continue no outro dia e no final ficará orgulhoso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mayane: Inicialmente você precisa acreditar que é capaz! Não tenha medo de errar, durante toda a preparação é o momento de erros e com isso acontece a progressão. Sempre faça revisões e questões (de preferência todos os dias), nos tornamos bons naquilo que praticamos, então crie este hábito. Não existe fórmula pronta, cada pessoa tem uma maneira de estudar, encontre a sua e foque nisso. No início dos estudos é normal ficar perdido e sem saber o que fazer, mas procure uma forma que seu cérebro absorva melhor as informações.
E o mais importante de todos os conselhos: VOCÊ NUNCA VAI SE ARREPENDER DE ESTUDAR! Então comece. Com as ferramentas que tem, mas comece. O primeiro passo é sempre o mais importante.