Aprovada em 2° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Engenharia Civil

“Se lembrem sempre porque começaram a estudar. Esse é o combustível para se manter focado.”
Confira nossa entrevista com Thaiana Alvim Silva, aprovada em 2° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Engenharia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thaiana Alvim Silva: Sou Thaiana Alvim Silva, tenho 30 anos e sou natural de Vitória, ES. Sou Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Engenharia Civil pela Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thaiana: Durante o curso de Engenharia me interessei pelos concursos específicos para professor de universidades federais, o que me levou à realização do mestrado em Engenharia. Entretanto, após alguns anos dando aula em universidades particulares e sem perspectiva de concursos em universidades federais na minha área, decidi mudar o foco para concursos da área fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thaiana: Quando tomei a decisão de estudar para a área fiscal eu ainda trabalhava, porém tomei a decisão de sair do emprego e me dedicar exclusivamente aos estudos a fim de potencializar minha preparação e tentar chegar ao objetivo o quanto antes.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thaiana: Já havia sido aprovada em concursos menores de prefeitura fora das vaga imediatas. Também fui aprovada no concurso da Transpetro para Engenheiro Geotécnico, mas no cadastro de reservas e acabei não sendo nomeada. O concurso de Analista Executivo – Engenharia Civil da SEGER-ES é o primeiro concurso que fui aprovada dentro das vagas, ficando em segundo lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thaiana: Eu praticamente não saía. Estudava em média de seis a oito horas por dia, inclusive aos sábados. Geralmente aproveitava o final do sábado com o namorado e tirava o domingo para descansar e ir à igreja.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thaiana: Sim. Minha família me deu todo o suporte para que eu pudesse me dedicar aos concursos. Foram eles que me deram a estrutura para que eu pudesse sair do emprego. Meus pais, mesmo não entendendo muito o mundo dos concursos, apoiaram minha decisão e sempre acreditaram em mim. E meu namorado sempre foi o que mais me incentivou. Ele me apresentou o mundo do serviço público e me abriu os olhos para diversas oportunidades nesse meio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thaiana: Eu não estudei especificamente para o concurso da SEGER-ES. Eu iniciei meus estudos para o concurso da SEFAZ-ES em 2021. Depois fiz SEFAZ-PA e SEFAZ-SE, mas não fui aprovada. Quando saiu a aprovação para o concurso da Receita Federal, decidi me dedicar à prova para o cargo de Auditor. Apesar de não me dedicar para o concurso da SEGER-ES, estava estudando em um alto nível para o concurso da Receita. Isso, somado aos conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia, no Mestrado e ao longo dos três anos como professora universitária, foi o que me levou à aprovação. Outros, no meu lugar, poderiam dizer que passaram na prova sem estudar para o concurso. Isso não é verdade. Tive uma vida inteira de estudos até que esse momento chegasse, mesmo que durante a preparação eu não soubesse que a vida me preparava para essa prova especificamente.
Eu sou uma pessoa muito focada. Funciono bem com metas e objetivos. Eu focava nas metas de curto prazo, uma tarefa de cada vez. E na organização dessas tarefas, foi fundamental o trabalho do meu Coach do Estratégia Platinum, Felipe Ramos, que sempre montou trilhas personalizadas para a melhora dos meus pontos fracos. O estudo era o meu trabalho, então enxergar dessa forma, junto com minha autocobrança, foi o que me fez manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thaiana: Eu estudava pelos PDF’s e ao final da leitura fazia um resumo. Sei que muitos professores não indicam fazer resumo, dado a demora. Entretanto, eu sentia que era fundamental para a consolidação do meu conhecimento, já que sou uma pessoa extremamente visual. Ao escrever as partes importantes da matéria em forma de esquemas eu conseguia memorizar e entender melhor todo o conteúdo. Apenas quando realmente estava com dificuldades em algum assunto é que partia para as videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thaiana: Conheci o Estratégia por meio de colegas de faculdade que foram aprovados nos concursos da PF e PRF e que utilizaram o material da coruja.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thaiana: Sim. Os PDFs do Estratégia são mais organizados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thaiana: O material do Estratégia é muito bem direcionado, e isso facilita a preparação para qualquer concurso, mas, para mim, o maior diferencial foi a orientação do Coach da Assinatura Platinum. Quando estamos iniciando os estudos não sabemos muito bem como organizar plano de estudos ou o que priorizar, e o Coach proporciona uma economia de tempo e energia nesse sentido, fazendo com que você possa se dedicar apenas ao estudo efetivamente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thaiana: Geralmente estudava cerca de cinco matérias por plano de estudos, que eram organizadas pelo Coach do Estratégia. Em período pré-edital mantinha cerca de 6 horas líquidas por dia, já no pós-edital tentava aumentar para 8h, mas sempre prezando pela qualidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thaiana: Minhas revisões já eram inclusas no plano de estudos montado pelo Coach do Estratégia. Apesar disso, eu fazia meus resumos pessoais e durante o pós-edital fazia um simulado por semana para identificar pontos fracos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thaiana: A resolução de exercícios é fundamental. Pelos meus registros fiz mais de 32 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thaiana: Minha maior dificuldade foram os Direitos Administrativo, Constitucional, Penal, Civil e Empresarial. Acho que ainda não superei essas dificuldades. Rs. Mas tudo leva um tempo para se aprender com domínio, só precisamos aprender a dar tempo ao tempo, e tarefa após tarefa as coisas vão ficando mais claras.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thaiana: Um dia antes da prova da SEGER-ES eu fiz um simulado de 8h para a Receita Federal. Kkkk Não mudei em nada minha rotina de estudos para a Receita por causa do concurso da SEGER.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thaiana: A prova discursiva foi sobre Direito Administrativo. Como eu já estudava a matéria em nível muito mais aprofundado do que foi cobrado no concurso, não tive dificuldades para responder a questão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaiana: Meu maior acerto foi ter escolhido a Assinatura Platinum, a orientação do Coach me economizou muito tempo de preparação. Meu maior erro foi às vezes me cobrar demais e não saber dar o descanso que o corpo e a mente precisam. As horas estudadas devem ser de qualidade, não de quantidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thaiana: Não me dei a opção de desistir. Eu larguei emprego para isso, não podia voltar atrás sem uma aprovação. Mas foram muitos os momentos que me questionei se havia feito a escolha certa. O caminho é muito difícil. É doloroso ver todos seguindo suas vidas, sendo promovidos, se casando, viajando, e você durante dois anos sentada em um quarto estudando sem saber quando conseguiria a aprovação. Parece que sua vida para. É tão difícil que às vezes esquecemos o porquê começamos. E o segredo para continuar é justamente se lembrar desses motivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaiana: Se lembrem sempre porque começaram a estudar. Esse é o combustível para se manter focado. Sempre terão dias mais difíceis que outros. Aprenda a descansar sem desistir. Se cobrar sem se punir. E aprenda a viver durante a preparação. A aproveitar os momentos bons em meio às dificuldades. Não deixe para ser feliz só quando for aprovado. Depois de aprovado a vida também terá seus problemas. É ilusão pensar que não.