Aprovado em em 6° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Especialista em Regulação
Concursos Públicos“Meu conselho é planejar seus estudos e ter um guia do que fazer desde o início e, principalmente, manter a disciplina.”
Confira nossa entrevista com Felipe Pinheiro Ornellas, aprovado em em 6° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Especialista em Regulação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Felipe Pinheiro Ornellas: Eu sou bacharel em ciências econômicas, tenho 30 anos e sou de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Felipe: Estava pensando em mudar de carreira e a carreira do serviço publico já era um interesse antigo meu. Então, quando vi uma boa oportunidade no horizonte, decidi tentar a sorte e comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Felipe: Sim, mas trabalhava perto de casa e com horário flexível, então facilitou bastante a conciliar as duas coisas, já que eu podia assistir às aulas quando quisesse. Eu estudava principalmente à noite e um pouco de manhã nos dias uteis.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Felipe: No concurso de 2023 da AGENERSA para o cargo de Especialista em Regulação em 6º lugar. Ainda pretendo continuar estudando e futuramente tentar concursos para a área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Felipe: Os encontros sociais foram reduzidos, mas busquei manter um dia a cada semana alternada com carga de estudos reduzida para sair com a família ou os amigos e me desestressar da corrida para a aprovação. No entanto, na reta final, foquei totalmente na minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Felipe: Sim, todos apoiaram, principalmente por entenderem que eu passaria um bom período no qual eu teria pouco tempo disponível para eles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Felipe: Para o ultimo concurso foram 5 meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Felipe: Eu utilizei principalmente as videoaulas para todos os assuntos e os PDFs para certos assuntos que eu não havia visto anteriormente ou que precisava me aprofundar mais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Felipe: Buscando cursos completos para concursos na internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Felipe: O principal diferencial, na minha opinião, foi o quão completo o material é, e como é pratico e focado na aprovação, no conteúdo que mais cai.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Felipe: Eu estudava 2 matérias ao mesmo tempo sendo que num mesmo dia eu estudava apenas a teoria de uma e fazia exercícios de revisão da outra. Por dia, eu devia estudar umas 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Felipe: A principal revisão era feita através de simulados, mas costumava fazer resumos curtos de assuntos que eu errava com mais frequência.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Felipe: Os exercícios tiveram uma importância enorme, no total devo ter feito perto de 1000 questões na trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Felipe: Minhas maiores dificuldades foram nas matérias de Direito Administrativo e Constitucional, então para essas duas eu dediquei uma maior atenção, mais questões, estudo complementar por PDF e fiz resumos das partes chaves.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Felipe: Na ultima semana foquei em revisar o material que já havia estudado e fazer simulados. No dia pré-prova, eu apenas tomei um tempo para revisar os resumos que havia feito e procurei dormir cedo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Felipe: Meus principais erros foram não ter dado a importância devida ao planejamento inicial de estudos e ao treinamento para controlar o tempo gasto nas questões. Meu principal acerto foi ter dado bastante importância para a resolução de uma quantidade grande questões para reforçar o que havia aprendido e não ter me sobrecarregado na véspera da prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Felipe: Não cheguei a pensar em desistir, mas no começo dos estudos tive grandes dúvidas se conseguiria passar nesse concurso, mas me motivei pensando que mesmo que não passe a experiencia e o estudo iriam servir para as próximas tentativas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Felipe: Meu conselho é planejar seus estudos e ter um guia do que fazer desde o início, e principalmente, manter a disciplina. Não dá para tentar correr chegando o dia da prova, mas estudando todo dia você consegue. Cada saída que você deixar de ir para ver aulas e cada hora que você usa para fazer uma revisão ao invés de fazer outra coisa, vai acumular e sem perceber vai estar dominando assuntos que você nunca tinha visto antes.