Aprovada em em 3° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Administração
Concursos Públicos
“Eu não sou uma pessoa com capacidades extraordinárias, sou uma pessoa normal, mas obstinada em mudar a minha realidade.”
Confira nossa entrevista com Daniela Oliveira Barros, aprovada em 3° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniela Oliveira Barros: Sou bacharel em Administração, tenho 35 anos e sou natural de Vitória, Espírito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniela: Principalmente a minha mãe, que foi aprovada quando eu ainda era criança.
A partir daí a nossa realidade começou a mudar. Por volta dos 8 anos de idade, ainda sem noção nenhuma de nada na vida, tive a incrível descoberta que a minha mãe não podia ser mandada embora do emprego. A estabilidade foi a minha força motriz. Não queria nunca mais voltar a viver a realidade que vivíamos anteriormente à aprovação dela, e esse caminho me garantiria isso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniela: Sim, trabalhava e estudava. Todos os dias me trancava na minha sala no meu horário de almoço para estudar. Saía do trabalho, chegava em casa e alternava os dias em que iria apenas estudar até a hora de dormir, e os dias em que eu iria para a academia, voltava e dependendo ainda estudava mais um pouco.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniela: Caso surja mais algum concurso do meu interesse, direcionarei o estudo pós-edital.
- Marinha do Brasil – Segundo-tenente – fora das vagas – não fiz TAF
- PM-ES – Aprovada nas vagas – não fiz TAF
- INSS – Técnico do Seguro Social – 65º – fora das vagas
- IBGE – Agente de Pesquisa e Mapeamento – 65º
- OGMO-ES – Trabalhador portuário avulso – Aprovada nas vagas – não fiz TAF
- CRF-ES – 3º – Técnico Nível Superior I – Administração
- Seger-ES – 3º – Analista do Executivo
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniela: No início fui bem rigorosa com a minha rotina de estudo. Não sabia equilibrar bem os momentos e sofri com isso. Acabei totalmente com a minha vida social com os amigos e até mesmo com a minha família. O que me levou a desistir de estudar. Mas graças a Deus me permiti novamente, e retomei os estudos. Já com uma outra mentalidade, experiências e maturidade.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Daniela: A minha família sempre me apoiou, era meu suporte emocional, basicamente. Os amigos nem sempre compreendiam a minha ausência, mas isso nunca me afetou. A minha autocobrança sempre foi tão grande, que todo o restante se tornava o menor dos problemas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniela: Estudei por dois meses para o concurso da Seger. Melhorar a minha realidade financeira atual foi o que me fez manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniela: PDF, videoaula, lei seca, site de questões. Nenhuma desvantagem, dessa vez deu tudo certo, só vantagens.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniela: Conheci o Estratégia logo após o concurso do INSS em 2016. E fiquei muito triste por ter descoberto apenas após ter feito a prova. Porque sabia que se tivesse estudado desde o princípio pelo Estratégia, meu desempenho com certeza teria sido muito melhor.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Daniela: Comecei a estudar em 2015, e foi por outro curso. Não sabia dizer, à época, quais eram as minhas queixas, porque era um mundo completamente novo pra mim, e aparentemente me servia bem. Olhando para trás, hoje diria com certeza que a maior falha foram os materiais em PDF e os professores, muito fracos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniela: Bastante. Os professores realmente foram um diferencial pra mim, foi o que mais me chamou a atenção a princípio. Capacidade, domínio, conhecimento, atualização. Principalmente os que também viveram a jornada de concurseiro. Vide Ricardo Vale, Felipe Luccas eThallius.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniela: A parte de conhecimentos básicos eu resolvi mais questões, só mesmo para relembrar. E fiz um estudo focado em conhecimentos específicos e legislação estadual. Como meu estudo já estava direcionado para a minha área de formação, estudei as matérias que faltavam, o que eu ainda não tinha visto. Principalmente aqueles dispositivos que não tinham materiais disponíveis. Nesse último concurso, foram mais ou menos umas 10 matérias. Estudei em média 3h líquidas diárias durante a semana, e em média 6h líquidas diárias nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniela: Eu revisava através dos meus resumos e cadernos de questões. Sempre que errava alguma questão, incluía o ponto que havia errado no resumo. Fazia leitura diária dos resumos. Nunca tive o hábito de fazer simulados, mas resolvia provas anteriores.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniela: É imprescindível. Desde 2015, pelo menos umas 20 mil questões eu já resolvi.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniela: Raciocino lógico é a treva pra mim.
PDF comigo não funciona nesse caso, preciso de videoaulas, que me levam a construir os meus resumos, e depois questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniela: Como estudei dois meses para essa prova, mantive o mesmo ritmo de estudo durante todo esse tempo, inclusive no pré-prova. E no dia da prova ainda dei mais uma “lidinha” nos meus resumos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniela: Na prova da Seger foi uma questão discursiva acerca do conteúdo programático, a ser respondida em formato de dissertação. A minha preocupação maior foi conhecer os tópicos do Edital, e foi nisso que eu foquei, porque dessa forma sabia que o tema que viesse eu conseguiria elaborar bem uma redação. Eu tinha uma rotina intensa de trabalho em que precisava praticar bastante a escrita, e isso acabou me ajudando.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniela: Erros: não ter utilizado o material certo quando comecei; e com a reprovação, ter desistido de estudar. Apenas adiei a minha vida. Mas não tinha a inteligência emocional pra bancar isso naquela época, então foi no tempo que tinha que acontecer.
Acertos: ter me dado mais uma chance; ter encontrado o Estratégia; ter sido aprovada!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniela: Desisti, fui por outros caminhos, mas voltei para os concursos.
Em relação à motivação, pra mim não há fator mais forte que mudar a mim mesma. Poder me proporcionar financeiramente momentos e coisas que nunca na vida imaginei que seriam possíveis. Provar pra mim mesma que sou capaz.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniela: Eu sempre digo o seguinte clichê para quem me pergunta sobre os concursos: nesse “mundo” definitivamente a dedicação supera o talento. Eu não sou uma pessoa com capacidades extraordinárias, sou uma pessoa normal, mas obstinada em mudar a minha realidade. Tive que persistir, abdicar de muitas coisas, estudar muito, errar e aprender com meus próprios erros para um dia acertar. E é isso. Não é fácil, não é legal, mas vale à pena. Determinação, foco, fé e muito estudo é a fórmula mágica.