Aprovado em 7° lugar no concurso SEGER/ES para o cargo de Analista do Executivo - Direito
Concursos Públicos
“Nunca pensei em desistir. Sei que, ainda que demore, vou conseguir chegar na vaga que almejo de verdade. É comum precisar recalcular a rota, mas desistir não pode ser uma opção”
Confira nossa entrevista com Jederson Carvalho Lobato, aprovado em 7° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Analista do Executivo – Direito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jederson Carvalho Lobato: Me Chamo Jederson Lobato, sou formado em direito, pós em direito público e mestrando em Gestão Pública, tenho 31 anos, sou de Cariacica-ES, pai de 02 filhos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jederson: No começo era a tão sonhada estabilidade, mas depois que passei e assumi o primeiro cargo público entendi que ser servidor público é sobre fazer a diferença na vida das pessoas, entregar políticas públicas que transformem a realidade social do país.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jederson: Sou servidor público no executivo estadual (DETRAN) desde 2013 e desde 2014 ocupo posições de chefia no órgão, além de ser pai, advogado e examinador de trânsito, para não dizer outras coisas, estudar é um desafio, mas com pouco por dia é possível construir uma base sólida o suficiente para subir os degrais das aprovações.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jederson: Detran-ES – assistente técnico de trânsito (2010) – 114º
SEDU-ES – Agente de Suporte Educacional (2010) – 139
Guarda Municipal Vitória-ES (2012) – Não lembro a colocação, mas fui nomeado e não tomei posse.
PMES – Soldado (2014) – A classificação seria após o curso de formação e optei por não fazer o curso.
Seger (2023) – Analista do Executivo (esp. direito) – 7º Geral, 1º Cotas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jederson: Minha rotina sempre foi intensa porque desempenho diversas atividades além do trabalho, sou pastor, pai de dois filhos, advogado, pratico esportes e atualmente curso mestrado, e é claro que essas diversas atividades são sempre acompanhadas de interações sociais, churrascos, aniversários, cultos, reuniões, etc., além de atividades extras do trabalho, portanto, o tempo para estudos sempre foi muito escasso, mas a persistência e o acúmulo gradual de conhecimento é a chave.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jederson: Sempre que uma prova estava mais próxima era hora de avisar pra família e amigos que por alguns dias pelo menos não poderiam contar comigo, e sempre tive compreensão, alguma relutância da esposa e da minha filha pequena que sempre acabava entrando no meu escritório enquanto eu estudo pra pedir um pouco de atenção, e faz parte, acabava sendo bom pra parar e respirar um pouco.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jederson: Sinceramente para o último concurso não estudei de maneira focada ou específica, a prova trazia questões que eram relacionadas ao meu mestrado, ao dia a dia do trabalho (sou servidor do executivo estadual há 10 anos), e ainda, que já havia estudado anteriormente, passei porque era a minha prova, para tantas outras que estudei bastante não passei, para essa que fiz sem pressão ou até de maneira dispretensiosa consegui o 1º lugar nas cotas e o 7º geral, graças a Deus.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jederson: Gosto de me preparar por PDFS, lei seca e resoluções de questões da mesma banca responsável pela prova, e é claro, não deixo de assistir as revisões de véspera que são sempre reveladoras, risos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jederson: Qualquer um que perguntar a respeito de empresas de preparação para concurso provavelmente ouvirá o nome da Estratégia, comigo não foi diferente, sempre consumi revisão de véspera e materiais gratuitos do Estratégia e isso já me ajudou muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jederson: Costumo estudar conforme a incidência. É fácil encontrar análises e o próprio Estratégia costuma divulgar estatísticas de incidência de matérias nas provas, isso ajuda a direcionar os estudos conforme tempo disponível. E a partir da análise de desempenho na resolução de questões, é fácil identificar as matérias com maior dificuldade para focar um pouco mais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jederson: Resumos e mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jederson: É primordial a resolução de questões, talvez seja a parte principal da preparação para concursos, afinal você passa a pensar como examinador, conhece a sua banca e ainda pode identificar as matérias que mais tem dificuldade. Com certeza respondi milhares de questões em minhas preparações para provas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jederson: Tenho mais dificuldades em questões ligadas a área de exatas. Para essas, recorro a videoaulas de diferentes professores e aplicação através de exercícios mais simples antes de partir para resolução de questões de concurso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jederson: Fiz a leitura da legislação estadual e a resolução de questõeos da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jederson: Sou advogado e sempre gostei muito de escrever, portanto não fiz nenhuma preparação específica para a redação. Ainda assim obtive uma nota muito boa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jederson: O principal erro foi tentar esgotar o edital na ordem em que as disciplinas aparecem lá e também não dedicar o tempo necessário a resolução de questões.
Por outro lado, usar de estratégias de estudo, mapas mentais, resumos e aplicar um bom tempo na resolução de questões e focando nas matérias com dificuldade a partir da análise de desempenho nessa resolução, qualificou o meu estudo. Também é um acerto não perder as revisões de véspera.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jederson: Nunca pensei em desistir. Sei que, ainda que demore, vou conseguir chegar na vaga que almejo de verdade. É comum precisar recalcular a rota, mas desistir não pode ser uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jederson: Aprovação em concurso público é questão de tempo, dedicação e persistência. Não desista, acredite em você, dê valor aos seus sonhos e sacrifique o que tiver menos valor que a sua aprovação, sem hesitar. Os frutos virão, afinal, o dia de todas as pessoas aprovadas tem as mesmas vinte e quatro horas que o seu.