Aprovado em 1° lugar para Educação Física no concurso SEGER-ES
Concursos Públicos
“Muito difícil aconselhar de maneira geral sendo que cada um tem uma realidade diferente e com suas complexidades. Mas se você tem o desejo de passar em um concurso, não há segredo, precisa estudar todo o edital proposto pela banca dando um enfoque maior aos conteúdos que são recorrentemente cobrados pela instituição […]”
Confira nossa entrevista com Vítor Loureiro Da Silva, aprovado em 1° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Educação Física:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vítor Loureiro Da Silva: Sou bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Educação Física também pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tenho 34 anos e sou natural de Vitória, Espírito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vítor: O campo de atuação do bacharel em Educação Física é muito instável. São muitas as possibilidades de mercado e, a depender do local de trabalho, com boa remuneração. Porém, após encerrar minha formação acadêmica, minha leitura era de que eu precisava de um emprego estável para além de atuar como personal trainer ou lecionar em uma faculdade, por exemplo. Como são raros os concursos para docentes de universidades, optei por prestar concursos que aparecessem na área de Educação Física e, atualmente, também tenho estudado para tribunais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vítor: Sim. Trabalhava 40h e tenho 2 filhos pequenos. Ou seja, precisei muito do respaldo da minha esposa para fazer minha rotina de estudos. Meu horário de trabalho é das 7h30 às 16h30. Em época de estudos para concurso (eu estudo apenas pós-edital), durante a semana, começava às 20h e encerrava a meia-noite. Aos sábados e domingos iniciava às 8h e encerro às 19h. Vale ressaltar que eu escolhia um dia da semana para descanso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Vítor: O primeiro concurso que fui aprovado foi em 2018, 1º lugar para Professor de Educação Física do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro na cidade de Botucatu, São Paulo. Em 2019, fui aprovado em 1º lugar para Técnico Esportivo 40h no concurso da Secretaria Municipal da Saúde de Vitória-ES, cargo que ocupo atualmente. Em 2021, fui aprovado na 10º colocação em 2 concursos, um para o cargo de Educador Desportivo na Prefeitura Municipal de Paulínia-SP e outro para o cargo Técnico Desportivo da Universidade Federal do Espírito Santo. Em 2022, fui aprovado em 28º lugar para o cargo de Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-17). Em 2023, aprovado em 1º lugar no concurso da SEGER do Estado do Espírito Santo para Analista do Executivo – Educação Física.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vítor: Como atualmente estudo apenas no pós-edital, me afasto um pouco da vida social durante o período. Priorizava o lazer para momentos em família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Vítor: Tinha total apoio da família e de amigos, porque o entendimento é que nós abrimos mão de alguns momentos hoje para poder viver um pouco melhor no futuro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vítor: Meu último estudo foi direcionado para Técnico Judiciário do TRT-17 pelo Estratégia Concursos. Como muitos conteúdos de conhecimentos gerais e específicos (língua portuguesa, RLM, direito administrativo e constitucional e gestão de pessoas) estavam no edital para Analista Executivo – Educação Física SEGER, nos 2 meses de pós-edital, eu apenas revisei as matérias citadas e estudei o específico da Educação Física. Sendo assim, no total entre estudo e revisão, foram 5 meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vítor: Desde 2019, eu utilizo o material do Estratégia Concursos para estudo. Os conteúdos que já tenho um pouco mais de intimidade, eu faço a leitura e todos os exercícios comentados dos PDF’s, já o que tenho mais dificuldade, eu assisto aos vídeos antes da leitura do material.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vítor: Conheci o Estratégia Concursos buscando cursos para concurso na internet.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Vítor: Na verdade, em novembro, enquanto eu estudava para Técnico Judiciário do TRT-17, saiu o edital da SEGER. Então foi ao contrário, o estudo para o TRT me possibilitou um ótimo desempenho em conhecimentos gerais na SEGER, que me sustentou em uma ótima colocação no concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Vítor: Com certeza, eu digo que aprendi Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico pelo Estratégia. Hoje, tenho ótimos desempenhos e na maioria das vezes consigo pontuação máxima nessas matérias que muitos têm dificuldades. Mas, além disso, todos os conteúdos que a gente estuda pelo curso nos garante um percentual altíssimo de acerto das questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vítor: Geralmente, sigo as dicas de roteiros de estudo também o Estratégia. Meu último plano de estudo, como citei anteriormente, foram 4 horas por dia durante a semana e 8 horas por dia nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vítor: Todos os dias antes de iniciar o conteúdo novo, eu revisava o material do dia anterior (meus resumos) e fazia pelo menos 5 exercícios sobre o tema.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vítor: Desde 2019, resolvi mais de 5 mil questões de concurso. Facilita muito o processo, passamos a ter um entendimento maior do que o examinador quer. Diminui bastante aquela história do “fiquei entre duas e marquei a errada”.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vítor: Língua Portuguesa e Informática (quando em edital). Para superar, eu focava nessas disciplinas, aumentava meu tempo de estudo e diminuía o tempo dos conteúdos que tinha mais facilidade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vítor: Na última semana, eu faço apenas revisão e no dia pré-prova eu faço a revisão de véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vítor: É importante fazer o curso da prova discursiva. Os professores elucidam a forma de escrita, a estrutura textual, e isso, mesmo que caia um tema que não tenhamos tanta intimidade, faz a diferença na nota final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vítor: Como erro, posso pontuar a autocobrança excessiva, o que muito atrapalha o processo. Se há dificuldade em algum conteúdo, não adianta se culpar, é focar nessa matéria até desenvolver o conhecimento necessário para prova, principalmente, se for um conteúdo recorrente da banca do concurso. Como acerto, posso ressaltar meu foco de manter a rotina de estudos até a revisão de véspera e a resiliência para lidar com os obstáculos da vida (a vida continua normal) durante o período de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vítor: Sim. Os pensamentos negativos sempre aparecem quando as questões do dia a dia, os problemas da vida prejudicam o andamento dos estudos. Porém, é sempre importante pensa no porquê você está nesse processo e qual é o futuro que o cargo que você almeja pode te fornecer. É ter resiliência, buscar o equilíbrio das questões do cotidiano e retomar os estudos sem muita cobrança a si mesmo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vítor: Muito difícil aconselhar de maneira geral sendo que cada um tem uma realidade diferente e com suas complexidades. Mas se você tem o desejo de passar em um concurso, não há segredo, precisa estudar todo o edital proposto pela banca dando um enfoque maior aos conteúdos que são recorrentemente cobrados pela instituição. Com o tempo, os conteúdos gerais, que caem em todos os concursos, já estarão bem desenvolvidos e você poderá focar nas questões específicas, que geralmente tem maior valor na ponderação. A abdicação da vida social é apenas por um período, mas a recompensa é muito satisfatória.