Aprovado em 14° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Administração
Concursos Públicos
“Devemos ter consciência que os estudos é apenas uma etapa da nossa vida. Apesar das intempéries que surgem temos condições de enfrentar e vencer […]”
Confira nossa entrevista com Jaécio Matos Santos Filho, aprovado em 14° lugar no concurso SEGER-ES para o cargo de Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jaécio Matos Santos Filho: Meu nome é Jaécio Filho, tenho 25 anos, sou de Vitória da Conquista – BA, mas atualmente resido em Cariacica – ES. Sou graduado em Administração na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jaécio: Desde o início da faculdade sempre tive o objetivo de estudar para concursos, sempre fui incentivado pela família para seguir a carreira pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jaécio: Durante a época da faculdade conciliei os estudos juntamente com o curso e alguns estágios que fiz. Já após a conclusão do curso, conciliei os estudos com o trabalho. Trabalhava em um horário comercial e tive que conciliar trabalho e estudo de forma que pudesse aproveitar ao máximo o tempo. No horário do almoço estudava em torno de 1 hora e após o trabalho tentava me dedicar ao menos por 2 horas. Durante a semana raras vezes fugi dessa rotina, era essencial a disciplina e a constância para ter êxito nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jaécio: Já tive aprovação em 4 certames. Auditor Interno – Câmara municipal de Vila Velha (12ª CR), Analista administrativo de suprimentos – Inova Capixaba (2ª), Agente de suporte educacional – SEDU (84ª) e por fim o cargo de Analista do executivo – SEGER ES (14ª). E sim, pretendo continuar estudando, com foco na área fiscal ou de controle.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jaécio: Sempre partir do ponto que deve-se haver um equilíbrio. Isso significa dedicar uma parcela significativa do dia, mas sem abandonar o convívio familiar, o lazer e a igreja. Mesmo com essa rotina corrida, eu pude atender as demandas necessárias com o devido balanceamento, mas não abrindo mão de alguns pilares que são importantes na nossa vida. Creio que essa é a melhor estratégia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jaécio: Sim, desde o início tive o apoio, principalmente da minha esposa e dos meus pais. Tem sido primordial o apoio e o auxílio daqueles que estão mais próximos. E em especial, sou grato a Deus porque Ele nos sustentou até aqui.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jaécio: Vinha de um pós-edital referente a um outro concurso que fiz, e tomei conhecimento do atual concurso já no pós-edital. Mantive a rotina dos dias de semana e nos finais de semana procurei reservar algumas horas direcionando para este certame. A disciplina e a constância foi a mesma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jaécio: De início, optei pela videoaula em conciliação ao PDF em matérias específicas. Já após ter uma base maior das matérias, estudei por questões conjugando com a leitura dos resumos e em momentos pontuais recorria aos vídeos, como por exemplo os cursos de reta final e a hora da verdade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jaécio: Conheci pela plataforma do Youtube em acompanhamento às aulas que eram disponibilizadas no canal. Gostei muito das aulas dos professores e da estrutura dos cursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jaécio: O curso me deu a possibilidade de aprofundar nos conteúdos diante da cobrança ser complexa por parte das bancas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jaécio: Eu mesmo fazia o plano de estudos e a divisão das matérias. Isso era variável de acordo com o concurso vigente. Mas normalmente dividia 3 matérias por dia, com a carga horária de 1 hora por matéria entre aula/questões/revisão. Já no final de semana, deixava pra fazer as revisões gerais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jaécio: As revisões eram basicamente por questões e vídeos de resoluções de questões. Fiz uso também de alguns resumos com aqueles pontos pontuais de cada matéria.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jaécio: Importância máxima, o estudo feito por questões é um acelerador na preparação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jaécio: Leitura dos resumos e acompanhamento dos vídeos de reta final/hora da verdade. A revisão foi essencial para o dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jaécio: O erro foi no início ter mesclado o estudo em diversas áreas e, diante da grande quantidade de matérias, alongar mais a aprovação. O grande acerto foi sempre ser constante nos estudos, priorizar os estudos e viver essa etapa da vida como apenas uma fase.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jaécio: Não. Apesar do cansaço físico e mental e às vezes não conseguir ir bem em alguns certames, sempre foi a minha escolha estudar. A motivação é poder a cada dia poder ter condições de proporcionar boas condições a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jaécio: Devemos ter consciência que o estudo é apenas uma etapa da nossa vida. Apesar das intempéries que surgem, temos condições de enfrentar e vencer. Reconhecer a cada dia que temos um Deus que nos auxilia em todos os momentos e que às vezes algumas reprovações não são porque não merecíamos, mas sim porque tínhamos que passar pela experiência para que lá na frente pudéssemos entender. Por fim, estude, invista em você e no seu futuro, comece com pequenas tarefas diárias e logo você já vai criar esse hábito na sua rotina. Não se cobre demais por não conseguir estudar em um dia, e não esqueça que a constância é primordial. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará, salmo 37:5’’.