
“Para todos aqueles que estão iniciando, os concursos são uma maratona, então devemos pensar a longo prazo, estudar sem desistir até conseguir passar. Resolver muitas questões, muitos simulados, assistir muitas aulas e não esquecer de si próprio, da sua saúde mental […]”
Confira nossa entrevista com Laís Adolfo Oliveira, aprovada em 2° lugar no concurso Banrisul para Escriturário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laís Adolfo Oliveira: Meu nome é Laís Adolfo Oliveira, sou Engenheira Civil e nasci em Cachoeira do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laís: Acredito que o concurso público que te dá oportunidade de mostrar o teu real valor, com esforço e dedicação é possível alcançar uma boa condição de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Laís: Sim, eu estudava à noite, quando chegava em casa e durante os finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Laís: Fui aprovada no IBGE em 2010, mas não lembro da classificação. Passei no DAER em 2011, fiquei em 20º. Passei no TRENSURB em 2017, em primeiro lugar. Passei no Banrisul em 2º lugar, em 2023. Além disso, fiz alguns concursos municipais para Engenheiro Civil, mas não lembro as classificações.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laís: Eu conseguia sair, no entanto, apenas em um dia do final de semana, pois o outro eu deixava para resolução de questões ou simulados.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laís: Fui apoiada pelo meu namorado, principalmente, que me deu o curso e pela minha irmã, que me auxiliava com as revisões.
Os meus familiares sempre me incentivaram, pois sabiam que eu estava me esforçando. Eles ajudavam respeitando meus horários, fazendo comida para mim, fazendo questionamentos nas minhas revisões quando eu precisava, etc.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laís: Estudei desde a data que comprei o curso, em novembro, até a prova em janeiro. Acredito que por ter sido pouco tempo de estudo foi mais fácil de manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laís: Utilizei tanto as videoaulas, quanto os PDFs das aulas, os simulados avançados e o banco de questões. Acredito que a principal vantagem é a diversidade de materiais, torna o estudo menos cansativo e ajuda a fixar o conteúdo. Assim como, os professores ao longo das aulas apresentam tanto o conteúdo, quanto os exercícios da banca e assim temos mais facilidade na hora da realização da prova. Não vi nenhuma desvantagem, se eu tivesse mais tempo de estudo, teria estudado mais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laís: Na internet mesmo, através de fórum de concurseiros e do Google.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Laís: Não, estudava apenas com materiais gratuitos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Laís: Os principais diferenciais são as lives, que são maravilhosas, super bem explicadas e de diversos assuntos e os simulados avançados, que abrangem quase todo o conteúdo (ou aquele conteúdo que mais cai nas provas) e me prepararam bem para a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laís: No meu plano de estudos eu priorizei Vendas e Negociação, que representava 40% da prova, depois os demais conteúdos Específicos e português. Como tenho facilidade em matemática, estudei apenas a financeira. Eu estudava em torno de 4 a 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laís: Eu gostava de fazer fichas pautadas com os resumos, além dos exercícios de aula e simulados a cada 15 dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laís: Acredito que a resolução de exercícios foi essencial, pude perceber quais matérias tinha mais facilidade e dificuldade ao longo do estudo e assim puder identificar o que precisaria estudar mais ou menos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laís: Eu tive mais dificuldade em Conhecimentos Bancários e acredito que o bizu estratégico e as questões foi o que mais me ajudou.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laís: Estudei até quinta-feira, descansei na sexta e fiz a revisão de véspera no sábado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laís: O principal acerto foi a resolução de exercícios e uso das fichas. Já o principal erro foi não ter estudado mais quando havia tempo. Acredito que eu poderia ter estudado mais por dia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laís: Não cheguei a pensar, o concurso estava próximo, mas estava pensando em desistir se não passasse nesse concurso. Acredito que a aprovação foi uma ótima motivação para continuar estudando e passar em concursos melhores.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laís: Para todos aqueles que estão iniciando, os concursos são uma maratona, então devemos pensar a longo prazo, estudar sem desistir até conseguir passar. Resolver muitas questões, muitos simulados, assistir muitas aulas e não esquecer de si próprio, da sua saúde mental. Se não conseguir no primeiro, seguir tentando. Mas o principal é utilizar o material do Estratégia, que tem todo o material, questões, lives e suporte necessário para que um concurseiro atinja seu objetivo.