Artigo

Comentários Contabilidade – Analista EBSERH!

Olá, pessoal! A seguir o gabarito extraoficial da prova de Analista Contábil da EBSERH.

Por enquanto, sem possibilidade de recursos.

Vamos esperar o gabarito oficial e nos manifestamos novamente.

Forte abraço!

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Ao se ajustar o fluxo de caixa de um negócio a valor presente, não havendo possibilidade de estimar confiavelmente o prêmio de risco envolvido, poder-se-á optar pela taxa de juros livre de risco, externa ao negócio, como taxa de desconto.

Comentários:

 

Segundo o CPC 12:

  1. Em muitas situações não é possível se chegar a uma estimativa confiável para o prêmio pelo risco ou, em sendo possível, o montante estimado pode ser relativamente pequeno se comparado a erros potenciais nos fluxos de caixa estimados. Nesses casos, excepcionalmente, o valor presente de fluxos de caixa esperados pode ser obtido com a adoção de taxa de desconto que reflita unicamente a taxa de juros livre de risco, desde que com ampla divulgação do fato e das razões que levaram a esse procedimento.

 

Gabarito – Correto.

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Para que um ativo financeiro seja mensurado ao custo amortizado, é necessário que suas cláusulas contratuais prevejam fluxos de caixa exclusivamente de principal e juros sobre esse principal, nas datas previamente acordadas, e que o modelo de negócio em que o ativo esteja inserido tenha por objetivo receber esses fluxos de caixa contratuais.

Comentários:

Segundo o CPC 48 – Instrumentos Financeiros:

4.1.1 A menos que o item 4.1.5 seja aplicável, a entidade deve classificar ativos financeiros como subsequentemente mensurados ao custo amortizado, ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes ou ao valor justo por meio do resultado com base tanto:

(a) no modelo de negócios da entidade para a gestão dos ativos financeiros; quanto

(b) nas características de fluxo de caixa contratual do ativo financeiro.

4.1.2 O ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado se ambas as seguintes condições forem atendidas:

(a) o ativo financeiro for mantido dentro de modelo de negócios cujo objetivo seja manter ativos financeiros com o fim de receber fluxos de caixa contratuais; e

(b) os termos contratuais do ativo financeiro derem origem, em datas especificadas, a fluxos de caixa que constituam, exclusivamente, pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal em aberto.

Gabarito – Correto

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) A utilização de ações disponíveis em tesouraria para a captação de caixa por meio do ingresso de novos acionistas não controladores na entidade constitui um tipo de receita.

Comentários:

O item está incorreto! Ações em tesouraria são ações que a companhia adquire dela mesma! A aquisição de ações em tesouraria e sua alienação são ditas transações de capital e, como tal, não devem afetar o resultado do exercício.

Gabarito – Errado.

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Se uma empresa for adquirida em uma combinação de negócios e, inesperadamente, após a aquisição, o adquirente obtiver um ganho com a liquidação em condições vantajosas de um passivo da adquirida, tal ganho representará um goodwill.

Comentários:

Segundo o CPC 15 – Combinação de negócios:

  1. O adquirente deve considerar todos os fatores pertinentes para determinar se a informação obtida após a data de aquisição teria resultado em ajuste nos valores provisórios reconhecidos ou se essa informação é proveniente de eventos que ocorreram após a data da aquisição. Fatores pertinentes incluem a data em que a informação adicional é obtida, bem como se o adquirente consegue identificar uma razão para a alteração dos valores provisórios. É mais provável que uma informação obtida logo após a data da aquisição represente circunstâncias existentes na data de aquisição do que uma informação obtida vários meses depois. Por exemplo, a menos que um evento interveniente que altere o valor justo possa ser identificado, a venda de ativo para terceiros logo após a data da aquisição por um valor significativamente diferente do valor justo mensurado provisoriamente para esse ativo constitui um evento indicativo de que o valor provisório reconhecido provavelmente estava errado. (Alterado pela Revisão CPC 03)
  2. O adquirente deve reconhecer aumento (ou redução) nos valores provisórios reconhecidos para um ativo identificável (ou passivo assumido) por meio de aumento (ou redução) no ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill)

Gabarito Correto

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Situação Hipotética. Um fornecedor de equipamentos industriais vendeu, à vista, uma máquina por um valor 10% abaixo do valor habitual de mercado. As partes envolvidas não tinham qualquer outro tipo de relacionamento a não ser a transação descrita, não se achavam constrangidas de qualquer forma e possuíam pleno conhecimento sobre o mercado e as características do negócio que realizavam.

Assertiva: Nessa situação, na data da realização da transação, o preço acordado foi o seu valor justo.

Comentários:

Segundo o CPC 46:

  1. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

B4. Ao determinar se o valor justo no reconhecimento inicial é igual ao preço da transação, a entidade deve levar em conta fatores específicos da transação e do ativo ou passivo. Por exemplo, o preço da transação pode não representar o valor justo de ativo ou passivo no reconhecimento inicial se qualquer das condições seguintes se aplicar:

(a) a transação for entre partes relacionadas, embora o preço na transação com partes

relacionadas possa ser utilizado como informação na mensuração do valor justo se a entidade tiver evidência de que a transação foi realizada em condições de mercado;

(b) a transação ocorre sob coação ou o vendedor é forçado a aceitar o preço na transação. Por exemplo, esse pode ser o caso quando o vendedor está passando por dificuldades financeiras;

(c) a unidade de contabilização representada pelo preço da transação é diferente da unidade de contabilização para o ativo ou passivo mensurado ao valor justo. Por exemplo, esse pode ser o caso se o ativo ou o passivo mensurado ao valor justo for apenas um dos elementos na transação (por exemplo, na combinação de negócios), a transação incluir direitos e privilégios implícitos que sejam mensurados separadamente de acordo com outro Pronunciamento ou o preço da transação incluir custos de transação;

(d) o mercado no qual ocorre a transação é diferente do mercado principal (ou mais vantajoso). Por exemplo, esses mercados podem ser diferentes se a entidade for uma revendedora que celebrar transações com clientes no mercado de varejo, mas o mercado principal (ou mais vantajoso) para a transação de saída for com outros revendedores no mercado de revendedores.

 Faltou apenas mencionar que a transação foi feita no mercado principal. Mas a questão atende perfeitamente à definição de valor justo: “É o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.”

Gabarito – Correto.

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Ajustes de exercícios anteriores afetam a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, desde que sejam derivados de fatos subsequentes.

Comentários:

Segundo a Lei 6.404/76:

Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

I – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

II – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

III – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

  • Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

Portanto, os ajustes de exercícios anteriores não podem ser atribuídos a fatos subsequentes.

Gabarito – Errado.

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) O valor pago na aquisição de um imóvel destinado a locação a terceiro é exemplo de fluxo de caixa decorrente de atividades de investimento.

Comentários:

Segundo o CPC 03:

Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos em caixa para a produção ou a aquisição de ativos mantidos para aluguel a terceiros que, em sequência, são vendidos, conforme descrito no item 68A do Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado, são fluxos de caixa advindos das atividades operacionais. Os recebimentos de aluguéis e das vendas subsequentes de tais ativos são também fluxos de caixa das atividades operacionais.

Gabarito – Errado.

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) A segregação usual entre ativos circulantes e não circulantes, realizada no balanço patrimonial, pode ser substituída pela apresentação de alguns ativos e passivos por ordem de liquidez, quando tal procedimento fornecer informação mais confiável e relevante sobre tais itens patrimoniais, mantendo-se para os demais ativos e passivo o critério tradicional.

Comentários:

Questão muito interessante! O item está errado apenas por um detalhe! Senão vejamos. Segundo o CPC 26:

  1. A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

Gabarito – Errado.

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Na demonstração do resultado do exercício, as receitas devem ser apresentadas pelo critério de competência, avaliados segundo o seu custo histórico.

Comentários:

O CPC 47 determina que as receitas de contrato com clientes devem ser apresentadas pelo valor justo da contraprestação. Havendo juros, estes devem ser tratados como receita financeira.

Portanto, gabarito errado.

Gabarito – Errado.

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Uma empresa que tenha adquirido insumos de terceiros para seu processo produtivo deve apresentar esses valores na seção da demonstração do valor adicionado destinado à demonstração da riqueza criada pela entidade.

Comentários:

Item correto! Os insumos adquiridos de terceiro compõem a primeira parte da DVA, também conhecida por representar a riqueza gerada pela entidade.

  1. A DVA, em sua primeira parte, deve apresentar de forma detalhada a riqueza criada pela entidade. Os principais componentes da riqueza criada estão apresentados a seguir nos seguintes itens (…):

Insumos adquiridos de terceiros (…)

Gabarito – Correto.

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Apesar de ser facultativa, segundo a legislação societária, a demonstração das mutações do patrimônio líquido integra o rol de demonstrações financeiras classificadas como obrigatória pelo CPC.

Comentários:

Item correto! Segundo a Lei 6.404:

A DMPL não consta como sendo obrigatória pela Lei 6.404/76. Todavia, o CPC 26 (Apresentação das demonstrações contábeis) arrolou esta demonstração dentre aquelas que fazem parte do conjunto das demonstrações contábeis de uma entidade. Tal menção levou o FIPECAFI, no livro Manual de Contabilidade Societária, a considerar que, a partir da edição do Pronunciamento Contábil, a DMPL passa a ser obrigatória a todos os tipos societários.

Gabarito – Correto.

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Situação hipotética: Uma empresa adquiriu o equipamento industrial X, com vida útil estimada de 10 anos e capacidade de processamento de um milhão de peças. X custou R$ 350 mil e apresentou a produtividade de 80 mil peças no primeiro ano e 120 mil peças no segundo ano.

No final do primeiro trimestre do terceiro ano de utilização de X, quando há haviam sido produzidas mais 40 mil peças, a empresa resolveu substituir esse equipamento por um mais moderno, tendo realizado a venda de X por R$ 270 mil. A depreciação foi calculada pelo método das unidades produzidas.

Assertiva: Nessa situação, a empresa realizou uma perda com baixa de x.

Comentários:

Vamos calcular a depreciação acumulada, pelo método das unidades produzidas.

80 mil + 120 mil + 40 mil = 240 mil peças produzidas.

Depreciação acumulada = 240 / 1.000 = 0,24 = 24%

Depreciação acumulada = 350.000 x 24% = 84.000

Valor contábil = Valor original – Depreciação acumulada

Valor contábil = 350.000 – 84.000 = 266.000

Resultado da baixa = preço de venda – valor contábil

Resultado da baixa = 270.000 – 266.000 = 4.000

Portanto, houve um ganho de $4.000 com a baixa, e não uma perda.

Gabarito – Errado

 

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) Enquanto o custo deduzida da depreciação, amortização ou exaustão, revisado periodicamente pela avaliação de recuperabilidade do valor investido, é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas, nas empresas agrícolas, os ativos biológicos devem, em geral, ser avaliados a valor justo.

Comentários:

Item correto! Segundo o CPC 29, o ativo biológico é avaliado a valor justo.

  1. O ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30, em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.

Gabarito – Correto.

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) A constatação de que o valor de mercado das ações de uma empresa é inferior ao seu valor patrimonial é um indicativo externo de que seus ativos podem estar sobreavaliados, sinalizando a necessidade de realização de teste de recuperabilidade do valor patrimonial desses ativos.

Comentários:

O item está correto. Geralmente, como a empresa trabalha com seus ativos em sinergia, o valor de mercado da companhia é maior do que o valor patrimonial.

Quando isso não acontece, superando o valor patrimonial ao valor de mercado, pode ser um indicativo de que a empresa passar por um “problema”, estando os seus ativos superavaliados ou sobreavaliados.

Nesta hipótese, é possível a realização do teste de recuperabilidade.

Gabarito – Correto.

 

 

Uma empresa adquiriu R$ 220.000,00 de materiais para a produção, sendo recuperáveis R$ 20.000,00 de IPI e R$ 24.000,00 de ICMS.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens a respeito do tratamento contábil aplicável aos impostos e às contribuições.

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) O lançamento contábil a ser realizado no término do período da apuração do IPI deverá ser o seguinte.

D – IPI a recuperar R$ 20.000,00

C – IPI a recolher R$ 20.000,00

  1. (CESPE/Analista/EBSERH/2018) O lançamento contábil a ser realizado na data de aquisição dos materiais deverá ser o seguinte:

D – Estoque de matérias primas 176.000,00

D – IPI a recuperar 20.000,00

D – ICMS a recuperar 24.000,00

C – Fornecedores 220.000,00

Comentários:

Como é para produção, IPI e ICMs são recuperáveis. O lançamento na aquisição é o que se segue:

D – Estoque de matérias primas 176.000,00

D – IPI a recuperar 20.000,00

D – ICMS a recuperar 24.000,00

C – Fornecedores 220.000,00

Portanto, questão 87 correto.

No final do exercício, se não houve qualquer venda, não há motivo para lançar o IPI a recuperar contra o IPI a recolher. Esse lançamento só é realizado se for para abater o valor a recuperar do valor a recolher.

Ademais, pelo que foi apresentado na questão, você está aumentando o saldo do seu IPI a recuperar e do IPI a recolher, o que não tem sentido.

Gabarito 86 – Errado.

Gabarito 87 – Correto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Caro professor, boa noite! 47– CESPE/Analista/EBSERH/2018 - O valor pago na aquisição de um imóvel destinado a locação a 3º é exemplo de fluxo de caixa decorrente de atividades de investimento. Dúvida: ....”em sequência, são vendidos” – não está escrito isso no enunciado! Como pôde ser considrado o item 68A como aplicável? Gab – Errada - Comentários - CPC 03: Algumas transações, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que é incluído na apuração do lucro líquido ou prejuízo. Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos em caixa para a produção ou a aquisição de ativos mantidos para aluguel a 3ºs que, em sequência, são vendidos, conforme descrito no item 68A do PT-CPC 27 - Ativo Imobilizado, são fluxos de caixa advindos das atividades operacionais. Os recebimentos de aluguéis e das vendas subsequentes de tais ativos são também fluxos de caixa das atividades operacionais.
    fernando rafael abud em 17/02/19 às 19:49
  • Prova difícil eim!!!!!
    Ana Paula em 08/05/18 às 17:42